Lusa Lovers
Lusa Lovers

Enviar os convites de casamento, marcar as provas do vestido de noiva, arranjar um DJ divertido e ainda tratar das lembrancinhas de casamento... Como provavelmente já compreenderam, organizar uma celebração desta magnitude não é nada fácil! No meio de tantos preparativos, é normal que o stress e a ansiedade comecem a ganhar terreno, sobretudo se têm dificuldade para lidar com a pressão. Se é o vosso caso, este artigo pode ajudar-vos imenso. Sabiam que existem vários alimentos que podem aliviar a tensão de forma natural? Confiram todos os benefícios na nossa lista: 

1. Chá de camomila

Tão clássico quanto um vestido de noiva Rosa Clará! O chá de camomila - que pode ser preparado somente com esta flor ou com uma combinação de plantas - é conhecido pelas suas propriedades digestivas e calmantes. Para além disso, a camomila também é recomendada para manter o corpo, a pele e os cabelos saudáveis, o que é perfeito para as que querem exibir um penteado de noiva com sabelo solto no grande dia). Finalmente, se não são adeptos do sabor da camomila, optem por um chá de cidreira ou de tília, que são ideais para a diminuição das insónias. 

2. Chocolate (amargo)

Temos ótimas notícias: o chocolate, para além de delicioso, ajuda a aliviar a ansiedade e a combater o stress. A serotonina presente neste alimento divino vai ajudar-vos a estar de melhor humor, ao passo que as suas flavonoides, substâncias capazes de reduzir a neuro-inflamação e melhorar o fluxo sanguíneo, farão com que os sintomas de depressão se afastem dos vossos corpos. Segundo especialistas, a receita para o sucesso é bem simples: 6 gramas de chocolate amargo por dia! Que chatice, não acham? 

3. Cereais integrais

Ricos em proteína magra, vitamina do complexo B, aminoácidos e vitaminas essenciais, os cereais são um must na vossa dieta. A nossa dica? Comecem o dia com um pequeno almoço repleto de cereais e sintam os benefícios! Para além de deixar-vos mais tranquilos, vai dar-vos toda a energia de que necessitam para procurar ideias para as lembrancinhas de casamento e para marcar as reuniões com os fornecedores.

4. Espinafres e brócolos 

Estas deliciosas hortaliças contêm potássio, ácido fólico, magnésio e imensas vitaminas (sobretudo A e C), o que se traduz num bom funcionamento do sistema nervoso. Para além disso, ambos alimentos possuem uma grande quantidade de antioxidantes, sendo por isso ideais para prevenir o envelhecimento e vários tipos de doenças. O que acham de um sopa de brócolos com espinafres para o jantar?

5. Leite, ovos e derivados

Se acham que comer ovos ao pequeno almoço é coisa de ingleses, talvez devam repensar nesta ideia... Os ovos e o leite são fontes de triptofano, substância que ajuda a controlar a ansiedade e a tratar a depressão. Por isso, o consumo diário deste tipo de alimentos é muito recomendado, sobretudo para começar a manhã com o pé direito. E, caso tenham uma crise de ansiedade durante a noite, nada como uma caneca de leite quentinho para ter um sono tranquilo! 

6. Fruta: banana e cítricos 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, devemos consumir entre 3 a 5 porções de fruta diariamente (dependendo das necessidades de cada um). A banana e os cítricos devem estar no topo das vossas preferências, sobretudo se sofrem de ansiedade e stress. As frutas cítricas (laranja, toranja, tangerina, etc) ajudam a diminuir a secreção de cortisol, hormônio liberado em resposta ao estresse e à ansiedade, ao passo que a banana, graças ao seu alto teor de triptofano, favorece a produção de serotonina, a molécula da felicidade. 

Organizar tudo para que o dia em trocam as alianças de casamento seja perfeito pode ser um verdadeiro desafio... No entanto, existem várias formas de aliviar a tensão que estão a sentir! Antes de tudo, é fundamental que melhorem a vossa alimentação, introduzindo os alimentos que referimos neste artigo. Logo, é recomendável que pratiquem exercício físico (seja uma corrida ao fim do dia ou uma sessão de yoga) e que façam algumas atividades lúdicas, para que possam pensar noutras coisas para além do bolo de casamento e da decoração do copo de água...