Eventtus

Da mesma forma que perderão algum tempo até encontrar uns convites de casamento ideais, há outros elementos que requerem toda a vossa atenção para que o dia C corra na perfeição. Além da decoração e do vestido de noiva, também é importante adaptarem o vosso dia ao número de convidados, começando, obviamente, pela escolha de um recinto onde todos se sintam confortáveis. Talvez o local escolhido também vos ofereça um menu adequado, mas nem todos calculam o tamanho do vosso bolo de casamento, sobretudo se este não estiver incluído no pack contratado. Já pensaram neste pormenor? Se ainda não, este artigo vai ser bastante útil! Tomem nota destas dicas e não deixem que ninguém fique sem bolo!

Renato Ribeiro Photography

O tipo de casamento

Antes de pensarem num bolo de casamento original (e no seu tamanho) é importante que determinem o estilo do vosso casamento. Os casamentos tradicionais, que incluem aperitivo, entrada, almoço ou jantar, sobremesa e o chamado pôr-do-sol, podem ter um bolo de casamento mais pequeno, devido à quantidade de pratos que foram servidos anteriormente. Para os casamentos celebrados à noite – onde geralmente os noivos optam por um menu mais light – talvez um bolo médio ou maior possa fazer todo o sentido, já que a quantidade de comida servida foi menor. No caso dos casamentos mais alternativos, estilo buffet ou piquenique, os bolos pequenos e caseiros dão um toque familiar ao momento sendo, por isso, perfeitos para casais mais descontraídos. No entanto, se querem um bolo vistoso e de vários andares mas não têm mais de 100 convidados, podem optar pelos bolos fake, onde apenas uma parte do bolo é real.

O número de convidados

Há gostos para tudo! Muitos casais querem um bolo de casamento simples, que espelhe a sua afeição pela tendência minimalista, enquanto que outros querem algo inesquecível e original. Independentemente do estilo, é muito importante calcularem exatamente o seu tamanho em função do número de convidados. Tal como o fizeram com os vossos convites de casamento personalizados, também aqui convém pensarem em mais fatias do que as que servirão realmente. Afinal, é sempre melhor sobrar do que faltar, não é?

Ladurée

Qual o tamanho ideal?

Se já sabem quantas prendas de casamento originais devem distribuir, é porque estão na reta final dos preparativos e devem pensar agora no bolo de casamento. Comecemos pelo básico: a dimensão de cada fatia. Idealmente, uma fatia de bolo deve ter entre 80 a 100 gramas (ou uma altura ideal de 8 a 10 cm). Assim, calculem as fatias da seguinte forma:

Bolo redondo com 15 cm = 12 fatias
Bolo redondo com 25 cm = 38 fatias
Bolo redondo com 35 cm = 78 fatias
Bolo redondo com 40 cm = 100 fatias

Bolo quadrado com 15 cm = 18 fatias
Bolo quadrado com 25 cm = 50 fatias
Bolo quadrado com 35 cm = 98 fatias
Bolo quadrado com 40 cm = 128 fatias

Tal como já referimos, o tipo de copo de água que escolherem vai fazer toda a diferença. Por exemplo, se o bolo de casamento for a única sobremesa, lembrem-se de que é preferível ter fatias grandes (com 150 gramas, por exemplo) e para todos os convidados. Se existem outras sobremesas, não é necessário que as fatias sejam demasiado grandes, sobretudo se serviram um almoço ou jantar com vários pratos. 

Quinta dos Bambus

É mais ou menos este o tamanho que escolheram ou pensam escolher para o vosso bolo? Tal como outros elementos do vosso dia - seja as lembrancinhas de casamento para os convidados ou mesmo as mesas do copo-de-água - é importante encontrar um equilíbrio que torne o vosso dia perfeito em todos os aspetos. Já falta pouco para usares o teu vestido e mostrares o teu penteado de noiva mas por agora, dedica tempo a estes pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença no vosso dia e no vosso orçamento.