Marta Cabral Photo

Apresentar o novo namorado aos filhos e à restante família é sempre marcante - e até determinante - para todos os envolvidos. Por norma, este evento requer muita cautela, já que simboliza a entrada de uma nova pessoa na família e um período de adaptação para todos - sobretudo para os mais pequenos. Se a relação é séria e já pensam em trocar alianças de casamento, é muito importante dar os passos corretos, com imensa calma e flexibilidade, especialmente quando existem crianças de relações anteriores na equação. 

Se esta é a vossa situação e querem oficializar a vossa relação com um anel de noivado, está mais que na hora de formalizar as apresentações. Descubram neste artigo como fazer esta aproximação da melhor forma possível.

Marta Cabral Photo

Respeito pelas rotinas de família

Quando uma nova pessoa chega a uma família, é normal perceber que já existem rotinas estabelecidas das quais não faz parte. No inicio, é importante não querer meter-se ou fazer de conta que sempre fez parte daquele núcleo, já que isso pode causar alguma rejeição. É importante ter paciência e encarar este momento tal como é: uma primeira aproximação e um primeiro contacto, onde não vale a pena parecer mais do que é. A simpatia e a humildade serão a chave de uma aproximação natural, que poderá levar a uma boa relação no futuro. Quem sabe se os filhos não chegam a participar na elaboração das vossas prendas de casamento originais num futuro. Tudo depende de vocês!

Simpatia e amabilidade

O primeiro encontro é quase como uma primeira prova quando escolhes usar um romântico vestido de noiva com renda. Não tem que sair perfeito, mas tem que impactar pela positiva. No primeiro contacto com a família, é importante mostrar simpatia e amabilidade,assim como interesse nas rotinas familiares e dos mais pequenotes. Tentem não ter qualquer reserva ou pensar que estes não vão aprovar a nova realidade. Em vez disso, atuem de forma positiva e tudo correrá pelo melhor!

Pó de Arroz

Ambiente descontraído

Um ambiente leve e descontraído ajuda muito a que este primeiro encontro corra bem. Como tal, podem organizar um jantar ao ar livre, por exemplo, ou um piquenique seguido de uma tarde num parque. Este ambiente familiar e acolhedor ajudará a que todos se sintam mais à vontade e se aproximem naturalmente. Podem surgir momentos chave e que determinem o futuro desta nova realidade, como conversas, momentos de entreajuda, partilha de opiniões ou até jogos. 

Como tomar a iniciativa

Sabem aquele momento em que calha ficar a sós com os filhos? Se o ambiente for favorável, é importante deixar que o outro tome a iniciativa de criar algum laço e se aproximar deles. Com uma conversa, com uma brincadeira ou um jogo, tudo depende das idades e do momento. É importante perceber que, do outro lado, existe um apoio e um incentivo a que a situação seja o mais natural possível, assim que deem esse espaço à vossa cara-metade para agir de forma individual. Num futuro, e se tudo correr bem, poderão vir a falar dos vossos convites de casamento personalizados e de como serão uma família unida e feliz.

Descontraiam os dois

Não vale a pena ficarem excessivamente nervosos - até porque os nervos podem atrapalhar bastante! Por mais ansiosos que estejam - e por mais que queiram que este momento corra bem para ambos os lados - não vale a pena sofrerem por antecipação ou estarem tensos. Tentem ser o mais naturais e descontraídos possível, mostrando que estão felizes e contentes por terem oficializado este importante passo. Se trabalharem como uma equipa, não cabem dúvidas que, com calma e espontaneidade, tudo acabará por correr bem! 

E se correr mal...

Antes de tudo, não tenham preconceitos: refazer a vida amorosa é legítimo. Posto isto, a vossa preocupação deve ser estruturar a vida a dois de modo a que as experiências das crianças envolvidas não sejam traumáticas, desconfortáveis ou inusitadas. É normal que, inicialmente, estas se possam sentir desconfortáveis e até demonstrar um comportamento hostil. Tentem ser flexíveis e compreensivos, dando-lhes espaço para que se adaptem ao seu ritmo. O tempo vai estar do vosso lado, por isso confiem que, eventualmente, todos os involucrados vão sentir-me mais cómodos e abertos à ideia. 

All Story Is

Preparados para este grande encontro? De certeza que tudo irá correr pelo melhor e verão que em breve estarão, como uma grande família, a escolher em conjunto vestidos de cerimónia para as damas de honor do vosso dia ou a preparar os convites de casamento para enviar aos convidados. Já sabem: descontração acima de tudo e o resto virá naturalmente.