Nuno Rodrigues - Imagem

Agora que já enviaram os convites de casamento e que até já definiram outros pormenores do grande dia (como o tipo de animação e os sabores do bolo de casamento), queremos falar-vos de um estilo de decoração que está cada vez mais presente nos enlaces modernos: a decoração suspensa! Visionária, elegante e cheia de carisma, a decoração suspensa chegou em força ao mundo nupcial, estabelecendo-se com uma das grandes tendências para 2019, tal como os vestidos de noiva minimalistas e os tons coral. Se se sentem atraídos por este tipo de ornamentação, não percam as propostas que reunimos para vocês! Das flores suspensas às delicadeza do origami, existem opções para todos os gostos. Inspirem-se: 

1. Peças de macramé 

O macramé fez o seu grande debut em 2018, conquistando os casais amantes da tendência boho e dos ambientes mais descontraídos. Para 2019, o macramé continua a estar em altas, estabelecendo-se com um elemento indispensável nos casamentos ao ar livre. Por isso, se se casam na estação quente e querem ambientar o vosso dia ao estilo boho/hippie, optem por uma decoração com peças de macramé suspensas (suportes para vasos, cortinas, dream catchers, etc). Vão ver como o ambiente vai ganhar uns pontinhos extra de comodidade, descontração e magia! 

2. Origami / papel

Para os noivos minimalistas, que optam por fatos e vestidos de noiva simples, nada como uma decoração singela e delicada! Nesta linha, o origami pode ser uma opção a considerar, dado que transmite a originalidade e leveza que muitos casais ambicionam. Se pretendem um efeito mais etéreo, apostem em figuras de pássaros e/ou corações em papel branco. Caso prefiram dar um toque de cor e alegria ao ambiente, optem por cortinas de borboletas e flores coloridas. Finalmente, se se casam à beira-mar, não deixem de incluir barquinhos azuis suspensos! 

3. Flores e folhagem

Tal como os vestidos de noiva Rosa Clará, as flores nunca passam de moda! Por isso, se estão à procura de uma proposta intemporal e romântica para decorar o vosso dia C, apostem numa combinação equilibrada de flores e folhagem. Têm toda a liberdade para jogar com as cores e espécies que mais se adaptam ao vosso estilo: rosas e hera para os casais mais românticos, mosquitinho para os mais minimalistas, vasinhos de vidro com suculentas para os amantes do estilo rústico, ou até uma combinação de peónias, orquídeas e cortinas de cristais para os mais requintados... as ideias são infinitas!

4. Gaiolas

Rosa e azul pastel, flores, uma louça delicada com motivos florais, malas de viagem antigas e máquinas de escrever... Não cabem dúvidas de que os casamentos inspirados na temática vintage continuam a fazer as delícias a muitos casais! Este tipo de cenário, delicado, soft, e muito romântico, fica ainda mais especial quando conjugado com uma decoração suspensa à medida! Ideias? Gaiolas de ferro branco recheadas de flores, fitas de cetim em tons pastel, cortinas de pérolas, lanternas vintage com velas... e que tal umas bandeirolas de retalhos para dar um toque DIY ao ambiente?

5. Garrafinhas de vidro

São cada vez mais os casais que optam por usar materiais reciclados para decorar o seu grande dia. Nesta linha, os frascos e garrafinhas de vidro são um dos itens preferidos, assim como as rolhas e as latas. Se já juntaram uma quantidade razoável de garrafas, ponderem pendurar algumas em locais estratégicos do vosso grande dia! O resultado, rústico, original e delicado, vai combinar na perfeição com os casamentos ao ar livre e/ou de inspiração campestre. Finalmente, utilizem as mesmas garrafinhas e flores para os centros de mesa e até para rodear o vosso bolo de casamento simples. Barato, harmonioso e personalizado... o eque é que podem pedir mais? 

6. Sombrinhas japonesas

Se o vosso objetivo é surpreender e marcar pela diferença, não se deixem ficar pelo bolo de casamento original e pelas prendas de casamento handmade... Apostem numa decoração diferente, que faça com que o vosso dia seja inesquecível para todos! As sombrinhas japonesas, elegantes e invulgares, vão dar um toque de glamour asiático ao vosso dia C que não vai deixar ninguém indiferente. Para um resultado mais etéreo e clean, optem por sombrinhas brancas intercaladas com fitas de cetim brancas. Se querem dar um toque de sedução e requinte ao vosso casamento noturno, optem por sombrinhas vermelhas interlaçadas com correntes de luzinhas... vai ficar maravilhoso! 

7. Luzinhas

Para 2019, as luzinhas vão continuar a ser uma das grandes apostas dos casais modernos. Seja para decorar com romanticismo os espaços exteriores, ou para criar um ambiente industrial chic numa nave citadina, as luzinhas são um verdadeiro must este ano! Como é um elemento tão apreciado no mundo nupcial, existem dezenas de modelos que podem aplicar ao vosso dia, dos mais modernos e industriais aos mais delicados e sutis. Mas uma coisa é certa: se querem dar um extra de conforto ao ambiente, apostem em luzes amarelas, que transmitam uma tonalidade cálida. 

Quinta da Lapa Sintra

Lembrem-se que, independentemente do vosso estilo preferido, também podem conjugar vários elementos para criar um ambiente ainda mais personalizado. Luzinhas com gaiolas e flores, sombrinhas japonesas brancas com folhagens suspensas... as combinações são infinitas! Seja para decorar o copo de água, o cantinho das lembrancinhas de casamento ou o altar onde trocam as alianças de casamento, a decoração suspensa vai marcar imensos pontos!