Bruno Lé Photography
Bruno Lé Photography

Está decidido! Por fim vão casar! O anel de noivado brilha intensamente no teu dedo e estão mais felizes do que nunca. Mas, antes do vestido de noiva, dos convites de casamento ou mesmo de decidirem que tipo de decoração querem ter no vosso dia, é fundamental definirem algo que determinará todos os passos seguintes: o tipo de enlace que querem ter. Como querem celebrar o vosso dia? Com quantos convidados? Será um destination wedding ou um casamento tradicional? São cada vez mais os que optam por um casamento intimista e cheio de personalidade, apenas com as pessoas que realmente lhes são importantes. Mas, afinal, em que consiste um casamento com poucos convidados? Tudo depende da percepção de cada um mas, por norma, um casamento intimista varia entre 15 a 70 convidados, no máximo. Gostavam de conhecer as vantagens de organizar uma celebração deste estilo?

Essência Fotografia
Essência Fotografia

1. Um enlace mais económico

Não há como negar: quanto menor for a lista de convidados, menos gastos terão. Talvez não precisem de alugar uma quinta enorme e seja possível celebrar o casamento ao ar livre, num jardim mais singelo. O catering será mais em conta e terão que pensar num menor número de lembranças, centros de mesa e detalhes. Assim, haverá mais budget para investirem nuns convites de casamento personalizados, num menu diferenciado ou numa animação mais de acordo com o vosso estilo. O leque de opções que se abrirá por terem menos convidados poderá ser grande, se quiserem um casamento fora do convencional. Num terraço do hotel, num jardim ou mesmo na praia... quanto menor for a lista, mais fácil será encontrar o cantinho perfeito para celebrarem um dia tão especial.

Francisco Pq
Francisco Pq

2. Mais tempo para os vossos convidados

Para conseguirem ter esse casamento intimista com que tanto sonham, comecem por definir prioridades e cortar na lista de convidados. A grande vantagem de limitarem a vossa lista? Poderem dedicar mais tempo às pessoas que vos são realmente especiais! Com uma lista de convidados reduzida, o vosso “sim” será um dia recheado de magia, intimidade e descontração, onde todos poderão conviver sem stress ou pressas. Não tenham dúvidas: os momentos chave - como o corte do vosso bolo de casamento original ou o baile - terão um encanto ainda mais especial em petit comité!

Mono Studio
Mono Studio

3. Um ambiente totalmente à vossa imagem  

Organizar um casamento com poucos convidados abre-vos um leque de possibilidades muito maior que um enlace convencional, tanto no que diz respeito à decoração como a todas as atividades do dia. Como terão um budget mais generoso, podem aproveitar para ter ideias para lembrancinhas de casamento originais, para criar uns centros de mesa personalizados e até para contratar uma animação que faça justiça à cumplicidade do vosso grupo! Em suma, ter um casamento com poucos convidados permite-vos personalizar muito mais o ambiente, do menu à animação. 

4. Menos stress!

Como é evidente, organizar um casamento com poucos convidados é consideravelmente mais simples e rápido. Os mini weddings são, por norma, mais descontraídos e íntimos que os enlaces com centenas de convidados, o que faz com que toda a fase dos preparativos se torne mais descomplicada. Apenas têm de encontrar um espaço à medida da lista de convidados et voilà... a partir daqui, tudo se pode desenvolver com naturalidade, já que não terão que se preocupar em agradar um grupo enorme e heterogêneo!

MigueLemos Photography
MigueLemos Photography

5. A possibilidade de apostar num destination wedding

Se amam viajar e não querem de todo um casamento convencional, tenham em mente este conceito: destination wedding! São a moda do momento e atraem cada vez mais casais millennials, que adoram celebrações marcadas pela liberdade, diversão e cumplicidade. Esta é a oportunidade de dar o nó num destino de sonho, onde não importa tanto a elegância, mas sim o entorno que vos rodeia. Um destination wedding é bastante intimista e, como tal, reúne pouco mais de 20 ou 30 convidados. Já imaginaram celebrar a vossa união num local idílico, na companhia dos vossos grandes amigos e/ou familiares mais importantes? Se esta é uma ideia que querem contemplar, não se esqueçam que devem avisar os convidados com antecedência, já que precisarão de bastante tempo para organizar toda a viagem. Um convite de casamento simples, estilo Save The Date, é essencial neste tipo de eventos!

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

Motivos não faltam para celebrarem um casamento com poucos convidados assim que, se é isso que querem, não se sintam pressionados a ter um casamento maior se não o desejam. Tudo será personalizado e ao vosso gosto, desde o bolo de casamento às lembrancinhas de casamento para os convidados. Esses, estarão radiantes por fazer parte de um dia tão especial e tão vosso. Será mágico para todos poder viver algo assim!