Ricardo São Marcos Fotografia
Ricardo São Marcos Fotografia

O mundo dos casamentos é fascinante e, quando se alia a uma das épocas mais celebradas do ano, torna-se ainda mais especial! Sim, estamos a falar do Natal, que nos faz sonhar com mesas revestidas de brilho e glamour, vestidos de noiva de manga comprida, acessórios metalizados e, claro está, bouquets inspirados nos elementos típicos da estação! Das pinhas ao algodão, existem dezenas de ideias para conseguir um ramo único e com uma irresistível christmas vibe. Por isso, se tens um anel de noivado e sonhas com um casamento no inverno, não percas as ideias que te vamos revelar! Quem sabe se até não acabas por incorporar estes toques natalícios no teu penteado de noiva

Your Life In One Picture
Your Life In One Picture

As cores da estação

Por muito que se tente inovar, Natal rima com vermelho, verde e branco. Como tal, se pensas trocar as alianças de casamento nesta época, não deixes de apostar nestas lindíssimas tonalidades para o teu dia C! Seja para decorar os cantinhos mais especiais - como o das prendas de casamento ou o photobooth - ou para encher de carisma o teu look nupcial, estas cores vão ser todo um êxito! Num bouquet, harmonizar todos estes tons é bastante simples: basta apostar em rosas ou peónias vermelhas, numa quantidade considerável de folhas e ramos - idealmente numa vertente mais escura, roçando o esmeralda - e em apostamentos brancos e/ou dourados. 

Fábio  & Sara
Casamento de Fábio & Sara

O glamour dos metalizados

Para as que querem fugir ao óbvio, optar por um ramo com tons metalizados - idealmente dourado ou prateado - também pode transmitir todo o ambiente festivo da época. Nesta linha, os bouquets de joias são uma excelente hipótese - sobretudo se combinados com flores de cetim vermelhas e brancas - assim como aqueles que misturam flores frescas com bagas e ou bolas de natal com cores metalizadas. Como alternativa - e sobretudo para as que querem um look mais descontraído ou até boémio - um ramo de flores frescas atado com uma fita de cetim dourada não tem como falhar!

Algodão e paniculata: o toque da neve

Para as que adoram o estilo minimalista - com vestidos de noiva simples, sapatos rasos, penteados fáceis, etc - um bouquet 100% branco não tem como falhar! Ideais para dar um toque delicado, sonhador e etéreo ao look nupcial, estes ramos são uma das grandes tendências do momento, sobretudo para os enlaces de inverno. A melhor forma de conseguir um efeito semelhante ao da neve? Apostando em algodão, paniculado e/ou flores volumosas e brancas. Para dar um apontamento de cor, uma fita de cetim ou ráfia funciona na perfeição, assim como algumas folhagens típicas da estação. 

Gustavo Simões Fotografia
Gustavo Simões Fotografia

Pinhas, azevinho, bagas...

E o que seria de um bouquet inspirado no Natal sem todos aqueles elementos que caracterizam a temporada? As pinhas são um verdadeiro must - ao natural ou com um toque de brilho -, assim como o azevinho e o algodão. Para um resultado ainda mais rústico, as bagas vermelhas ficam excepcionalmente bem. Um pouco na mesma linha, o uso de frutas da estação - como romãs, peras, maçãs ou cítricos - também pode dar um toque distintivo e colorido ao ramo, assim como paus de canela ou musgo. 

E para surpreender... luzinhas!

Elas decoram as ruas, as casas e as árvores de Natal, e também podem dar um twist de originalidade ao teu ramo de noiva! Sobretudo se te casas ao fim da tarde/noite, apostar num bouquet diferente - como poderia ser o hoop - e enfeitá-lo com algumas luzinhas vai definitivamente marcar muitos pontos. Atreves-te? 

Pretérito Perfeito
Pretérito Perfeito

O dia em que colocarão as alianças de casamento nas mãos aproxima-se a passos largos. Entre os convites de casamento, as lembrancinhas, a decoração e o vestido, são muitas as decisões que terás que tomar. No entanto, uma das mais especiais diz respeito ao bouquet. Este elemento, que tem o poder de determinar todo o teu look, deve ser escolhido de acordo com o teu gosto pessoal e com as características da estação em que te casas. Se o teu enlace tem data prevista para o inverno, o que achas de edificar um ramo inspirado nestas ideias?