Mauro Correia Wedding Photographer
Mauro Correia Wedding Photographer

Uma vez decididos elementos fundamentais como o vestido de noiva ou os convites de casamento, chega o momento de pensarem noutros detalhes de igual importância, tais como o sabor do vosso bolo de casamento. As opções existentes são infinitas e pensadas para todos os gostos e necessidades. Antes de optarem por um sabor, é importante pensarem se vos agrada tanto a vocês como aos convidados, razão pela qual é se recomenda descartar sabores pouco consensuais. Por este e outros tantos motivos, hoje queremos falar de um clássico que nunca falha: o chocolate! Se gostavam que este fosse o ingrediente estrela do vosso bolo, leiam este artigo e inspirem-se! Quem disse que um bolo de chocolate não pode ser inovador? 

Que ingredientes encaixam melhor?

O chocolate é um ingrediente extremamente versátil, encaixando na perfeição com um infinidade de sabores. Uma opção que nunca falha - tal como um penteado apanhado num casamento clássico - é a sua combinação com fruta, por exemplo. Desde morangos, para os mais clássicos, à manga ou ananás para os mais exóticos, há opções para todos os gostos. Além disso, o resultado é maravilhoso, cheio de cores e sabores contrastantes, onde a fruta corta naturalmente o doce do chocolate e faz com que este tipo de bolos não se torne demasiado pesado. Por outro lado, podem optar por combinar o chocolate com baunilha, nata ou o tradicional fondant branco. Será incrível à vista, já que o chocolate remete para o noivo e o fondant branco para a noiva, resultando assim num bolo de casamento original e delicioso! 

Mistura de chocolates

Se adoravam misturar vários tipos de chocolate mas temem que o resultado seja demasiado enjoativo, saibam que a chave do sucesso passa pela combinação cuidada de vários ingredientes. Afinal, tal como uma coroa de flores pode fazer toda a diferença num penteado de noiva de cabelo solto, também aqui uma combinação acertada de sabores pode deixar o vosso bolo irresistível. Bolo de chocolate com cobertura de nutella raramente falha, graças ao toque de avelã que este ingrediente aporta. Por outro lado, um bolo com camadas intercaladas de chocolate branco e preto vai deliciar todos os presentes, já que equilibra o doce e o amargo de forma majestosa. Para "quebrar" a densidade do chocolate, podem também adicionar fruta fresca, licores e nata. Um último conselho? Se apostaram no bolo de vários chocolates, sirvam fatias mais pequenas e escolham um champagne fresco, estilo brut ou rosé, para acompanhá-las.

RPPereira Produções Fotográficas
RPPereira Produções Fotográficas

Os mais diversos estilos

Para os que querem um bolo de casamento simples, os naked cakes são absolutamente imperdíveis. Apostem por uma base de chocolate, acompanhada por um recheio de nata e morangos, sobretudo se o vosso casamento é de estilo rústico e descontraído. Se se trata de uma celebração mais elegante e tradicional, podem escolher uma base de chocolate e cobri-la de fondant branco. Para os inovadores, existem muitas tendências que podem ser estudadas, como a do drip cake ou do ruffle cake. Lembrem-se que, para além do estilo do bolo, é a decoração do mesmo que vai dotá-lo de personalidade. 

Fábio  & Sara
Casamento de Fábio & Sara

A decoração: a chave do sucesso!

Por serem de tom terra e neutro, os bolos de chocolate são ideais para qualquer tipo de decoração, desde a mais formal à mais natural. Podem optar por um simples naked cake, decorado apenas com flores e/ou suculentas, ou por cobri-lo com alguma cobertura de outro sabor, por exemplo. As frutas ou a verdura baseadas na tendência greenary também são excelentes elementos decorativos, que resultam na perfeição com este tipo de bolos. Para o topo do bolo de casamento, os mais boémios podem optar por letras de madeira e/ou flores, enquanto que os mais clássicos podem escolher uns bonecos personalizados ou uma silhueta de acrílico. Em suma, é o estilo pessoal e o do dia C que deve ditar a decoração deste elemento!

Sublime Photography
Sublime Photography

Já sabem como será o vosso bolo de casamento? Se estão nesta fase é porque o vosso dia está perto e a emoção é mais que muita! Juntamente com as lembrancinhas de casamento ou com a escolha do penteado de noiva, estes são últimos pormenores a ter em conta antes do grande dia. Aproveitem esta fase ao máximo!