Existem muitas tradições entranhadas no nosso dia-a-dia e, muitas vezes, nem damos conta que as estamos a cumprir... No que respeita ao casamento, desde o uso do próprio vestido de noiva até ao ter de usar algo azul, as tradições são imensas! Inclusive existem superstições ligadas ao bolo de casamento (como congelar uma fatia para o primeiro aniversário de casados), ou para gerir o uso das alianças do casamento. Mas hoje a pergunta é: porque é que o noivo leva a noiva ao colo na noite de núpcias? Vamos contar-te tudo!

Existem algumas teorias sobre a origem desta tradição, que era seguida em diferentes comunidades. Se queres convencer o teu futuro marido a levar-te ao colo enquanto te despedes do teu vestido de noiva Rosa Clará, podes contar-lhe o pedaço da história que mais te parecer conveniente. De qualquer das formas, são todas muito interessantes!

Começou por ser na Roma Antiga que se pensava que o facto de a noiva cair ao entrar em casa era sinal de má sorte. Assim, para evitar que ela tropeçasse no seu precioso vestido de noiva com renda e o casal caísse em desgraça, o noivo protegia-a e cuidava dela para que nada de mal lhe acontecesse. Além de a levar ao colo, o noivo ainda entrava com o pé direito e deste modo veria a sua sorte assegurada.

Outra crença comum na Roma Antiga passava por acreditar que os espíritos malignos se escondiam nas ombreiras das portas e à entrada das casas. Para proteger as noivas, que eram tidas como seres frágeis, os noivos levavam-nas nos braços para que estas não tivessem de pisar o chão, evitando assim estes espíritos maus. Talvez esta proteção fosse o melhor presente de casamento que o noivo poderia oferecer à sua amada que, assim, ficava livre destas más influências.

Existe ainda uma versão mais centrada na figura do homem: havia quem acreditasse que o primeiro a pisar a casa seria quem governaria o lar. Por isso, o noivo pegava na noiva ao colo, evitando assim que ela pisasse o chão e, deste modo, assegurava o seu lugar no governo da casa.

E, por fim, uma explicação que se distancia um pouco das restantes. Segundo esta história, nalgumas tribos, para que os noivos pudessem trocar as alianças de casamento, o noivo, proveniente de uma tribo só de homens, teria de raptar a sua amada à sua tribo, composta apenas de mulheres, para que, assim, pudessem ficar juntos. Segundo esta teoria, o noivo levaria a noiva ao colo para que esta não deixasse pegadas que os poderiam incriminar.

Já conhecias a origem desta tradição? O que achas destas histórias? A verdade é que os casamentos estão repletos de pequenas tradições e rituais que tornam este dia tão especial. Entre elas estão também as lembrancinhas de casamento. Já pensaste no que vais oferecer aos teus convidados como prenda de casamento para que recordem para sempre este dia tão especial?