A'S Photography
A'S Photography

É o atributo que marca e define o rosto, ajuda a intensificar o olhar e pode mudar por completo a tua expressão facial. Pensar no penteado de noiva é essencial para adequar um look ao teu estilo, valorizar o rosto e conjugá-lo com o vestido de noiva. Mas as sobrancelhas são uma autêntica moldura e devem ser tratadas com precaução, já que através delas é possível desvendar traços da personalidade e temperamento de alguém. O formato, o tom, a densidade do pelo e a espessura, todas são características determinantes para encontrares o design certo. Se já enviaram os convites de casamento e estás mais atenta do que nunca a estes detalhes, vem conhecer um dos mais importante!

Valorizar o rosto e o olhar

A tendência já foi depilá-las por completo para depois as desenhar com um lápis fino, uma técnica que trazia dramatismo ao rosto das atrizes de teatro e cinema. Na década de 40, queriam-se curvilíneas e arredondadas, para uma profunda expressão de espanto, perfeita para os rostos mais angulares.

Doubs
Doubs

Muitas épocas passaram e as tendências viajaram ao sabor da moda e do que a beleza feminina representava. Mas hoje sabe-se que são um complemento tão importante no rosto que a naturalidade é o atributo mais celebrado, sendo que funciona como uma tela em branco semelhante a um cabelo saudável e tratado para depois transformar num belíssimo penteado com tranças.

Sobrancelhas cheias, um look jovial

Viajar no tempo permite-nos observar como as tendências de moda e beleza são transitórias. Se antes se acreditava que sobrancelhas finas e alongadas traziam um look fresco e muito mais jovem para conjugar com um vestido de noiva simples, hoje o paradigma inverte-se para dar lugar a traços preenchidos e sobrancelhas mais densas, respeitando sempre a sua forma e curvatura naturais. As sobrancelhas grossas e com um certo ar selvagem inspiradas em estrelas como Brooke Shields ou Lily Collins são enaltecidas por sublinharem aquilo que de mais natural existe no rosto feminino, proporcionando um ar fresco, eforthless e eternamente jovem.

A leveza dos tons claros

A Smile - Wedding Photographer
A Smile - Wedding Photographer

Sobrancelhas escuras e tingidas trazem um impacto que tantas vezes rouba protagonismo às tuas feições, daí que seja tão importante escolher o tom certo de maquilhagem para as preencher. Uma componente muito importante do design é precisamente a cor e, nada como respeitar o tom natural do pelo para conseguir um resultado harmonioso.

Ao escolher um lápis ou sombra para preencher as falhas, tem atenção ao teu cabelo, mas, sobretudo, ao subtom das sobrancelhas – que, geralmente é frio e mais acinzentado. Por isso foge de cores quentes ou alaranjadas, que se destacarão no teu rosto proporcionando um visual nada apelativo. Na dúvida, opta sempre por um tom abaixo, uma vez que pode sempre ser intensificado, enquanto uma cor escura, à partida, pode pesar no teu look, aumentando o cansaço ou a idade aparente.

Maquilhagem: natural ou semi permanente?

Instagram brows, feathering, microblading ou soap brows… todas as tendências na palma da mão para decidir antes mesmo do vestido de noiva com renda. Quando o design e forma da tua sobrancelha assume um enorme protagonismo na tua vida e auto-confiança, é natural que optes por métodos semi pemanentes de embelezamento, que te permitam poupar imenso tempo a maquilhar no dia a dia. É o caso do microblading, ou feathering, que através de micro agulhas traça pequenos pelos na pele para imitar os reais, dando a forma desejada com a naturalidade de uma técnica de maquilhagem semipermanente.

Ana Teresa Miranda Fotografia
Ana Teresa Miranda Fotografia

Se, pelo contrário, te sentes mais confortável a preenchê-las em casa, há inúmeros produtos no mercado que te podem ajudar a conseguir esse look natural e preenchido que as deixará intactas até cortar o bolo de casamento original! Normalmente, quem tem pelos muito fininhos ou precisa de muito preenchimento opta pelo primeiro caso, uma vez que proporciona um aspeto mais natural.

FotoStudio | Nuno Pinto
FotoStudio | Nuno Pinto

Com alguma paciência, tempo e os profissionais certos a teu lado, conseguir umas sobrancelhas de sonho não será assim tão difícil! O anel de noivado é o primeiro passo para que penses no teu visual como um todo e para que aprendas que estética, beleza e design caminham sempre lado a lado nesta jornada! Descobrir o centro do rosto, o nível de afastamento das sobrancelhas e comunicar o seu ponto mais alto com a íris dos olhos e a cauda com o canto externo pode ajudar-te a desvendar o design que mais te favorece, para que te sintas única e iluminada com o vestido de cerimónia durante toda a festa!