Joana & João
Casamento de Joana & João

Crescemos a ouvi-las de pais e avós, aprendemos a respeitá-las e tentamos ao máximo não as replicar, para dar sorte assim que enviam os convites de casamento. Sabemos como estas tradições e superstições se alimentam de dizeres populares, crenças e mitos que fazem tão pouco sentido como os rumores que se criaram em torno delas. Sabemos também que, na maioria, não passam disso mesmo, e que nada tens a temer por pedir ajuda à tua cara metade para escolher o vestido de noiva! Se estão curiosos para desmitificar todos estes dizeres populares, não percam! Descubram as superstições mais inócuas antes de escolher as lembrancinhas de casamento.

1. Ver a noiva vestida, antes do casamento

É uma das mais célebres superstições em torno deste dia e de certeza a que mais para na tua memória! Diz-se que se o noivo vir a noiva a usar o seu vestido antes de trocarem alianças de casamento no altar, isso traz má sorte ao casal. Embora completamente absurda, a tradição permanece, tanto que se adaptou aos dias de hoje com a surpresa da noiva que esconde do seu parceiro todos os detalhes do vestido até subir ao altar.

2. Guardar uma fatia do bolo para um ano depois

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Muitos noivos acreditam que se guardarem uma fatia do bolo de casamento simples no congelador e a comerem exatamente um ano depois, ao completar o primeiro aniversário de casamento, o ritual lhes trará muita sorte, uma vez que estão a prolongar todas as recordações e últimos vestígios do dia. Não será necessário explicar a falta de sentido – e segurança alimentar – que daí poderá advir…

3. O vestido deve ser longo e branco, acompanhado de véu

Não é propriamente uma superstição, mas até há muito pouco tempo as noivas eram julgadas se não usassem um longo vestido de noiva simples, branco imaculado. Esta cor representa a pureza e a lealdade, valores na base de um casamento fiel e duradouro. Será desnecessário explicar que o vestido deve representar apenas e só os gostos e personalidade da noiva. Colorido, casual, curto ou com uma abordagem completamente distinta, a escolha é tua!

4. Se as alianças caírem, dá azar

Os meninos e meninas das alianças são normalmente, crianças muito novas. Escusado será dizer que o nervosismo de estar à frente de tantas pessoas leva a melhor e, muitas vezes, acabam por deixar cair as alianças de ouro branco. Acreditam mesmo que isso é alguma premonição de azar para o casal?

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

5. Nada de casamentos à terça feira ou a sextas feiras 13

Esta é bastante óbvia! A sexta feira 13 é, para muitas pessoas, dia de azar e a terça… bem, para os romanos era o dia da semana diretamente ligado a Marte, deus da guerra. Assim que ao escolher este dia para casar os noivos estão a pedir tristezas e desgraça na sua vida. Mas na realidade: casem no dia que vos apeteça! Ou vão mesmo deixar que uma superstição completamente aleatória dite as vossas rotinas?

6. Quem apanha o bouquet é a primeira a casar!

Uma superstição presente entre as damas de honor. Normalmente, no final da cerimónia a noiva vira-se de costas para atirar o bouquet e as solteiras formam um círculo para o tentar apanhar! A que conseguir é, supostamente, a primeira de todo o grupo a casar.

7. Deve sempre haver o lado da noiva e o do noivo

The Hatman - Photo & Film
The Hatman - Photo & Film

Acredita-se que na cerimónia os lugares e lados estejam divididos consoante pertençam à família ou amigos do noivo ou da noiva. E até mesmo no copo de água há casais que fazem esta separação por grupos. Mas na verdade, se têm uma relação duradoura ou simplesmente se importam com o vosso parceiro, os amigos e família já devem há muito conviver e estar misturados. Assim que a linha que os separa será cada vez mais fina!

8. Devem passar separados a noite antes do casamento

Se querem preservar o fator surpresa e manter a expectativa em altas até ao último minuto, tudo bem. Agora, não passarem a noite anterior juntos não dita absolutamente nada do vosso futuro como casados, especialmente quando já vivem juntos ou passam imenso tempo na casa um do outro. Além disso, passar o dia anterior com a vossa ara metade pode ajudar a acalmar a ansiedade e relaxar antes do grande dia!

Wishmaker
Wishmaker

Todas as tradições podem cair por terra quando pensamos um pouco na lógica. De facto, escolher o vestido de cerimónia, as alianças e todos os detalhes do vosso dia são tarefas levadas muito a sério pelo casal, mas nada destas superstições que referimos podem comprometer a vossa felicidade ou a dos vossos amigos e familiares após cortarem o bolo de casamento. Se conhecem mais histórias como estas, contem-nos tudo!