Darkbox - Video & Photography
Darkbox - Video & Photography

Amor, cumplicidade e muita espontaneidade! Parece simples conseguir aquele ensaio fantástico com o vestido de noiva, não é verdade? O que acontece é que muitos casais olham para o seu álbum de casamento meses mais tarde com a sensação de que aquela foto poderia estar muito melhor ou que outro posicionamento teria feito a diferença na hora de cortar o bolo de casamento. Felizmente, compilámos os erros mais comuns na hora do clique, que comprometem muitas fotos e que por vezes nem mesmo o melhor profissional consegue reverter… Se já tens o anel de noivado, anota tudo o que devem evitar!

1. Olhar diretamente para a câmara a todo o momento

A menos que o vosso fotógrafo vos dê essa indicação, tentem agir de forma mais natural possível, usufruindo de cada momento como se não houvesse ninguém a fotografar-vos. Espontaneidade e naturalidade resultam nas melhores expressões!

2. Não conhecer previamente o fotógrafo

The Gentleman's - Photo & Film
The Gentleman's - Photo & Film

Parece óbvio, mas por serem de outro local, muitos noivos não conhecem estes profissionais antes de os contratar, tratando de toda a comunicação via email ou telefone. Não conseguimos expressar o quão importante é estabelecer uma relação com o fotógrafo, com quem deve haver alguma química logo de início! É fundamental criar esta relação de à vontade e confiança muito antes do ensaio com o vestido de noiva com renda!

3. Poses encenadas

Não há nada de errado com algum planeamento para decidir os ângulos e poses que mais vos favorecem, mas esforçarem-se demasiado para alcançar “aquele” visual ou “aquela” fotografia vai parecer… isso mesmo, forçado!

4. Não ter um plano B caso chova

Se vais trocar alianças de ouro branco no pico do verão, esta dica cai um pouco por terra. Porém, a instabilidade do clima deve sempre ser tida em consideração e uma alternativa caso faça imenso vento ou chuva pode salvar-vos nestas alturas

Overall Studio
Overall Studio

5. Descartar a importância dos profissionais de beleza

Sim, és uma maquilhadora incrível e tens aquela amiga que faz penteados com tranças como ninguém. Não há nada de errado em tratares tu própria dos teus rituais de beleza antes do dia C, mas a verdade é que um profissional sabe não só o que mais te favorece, mas também o que ficará melhor em registo fotográfico.

6. Nervosismo

Ok, é quase impossível pedir que estejam 100% calmos e relaxados num dia tão emocionante como este! Mas pensar demasiado e ter os nervos à flor da pele pode comprometer o momento. Olhem para a vossa cara metade, falem com um familiar ou abracem um amigo. É o vosso dia e não há nada que possa correr mal!

Kappa Fotografia
Kappa Fotografia

7. Não esvaziar os bolsos

Precisam mesmo das chaves do carro, de casa, do telemóvel e de algumas moedas num momento como estes? Acreditem ou não, mas ter volume nos bolsos das calças ou casaco do noivo é um dos principais motivos de deceção ao ver as fotos… e tão fácil de reverter.

8. Não captar o first look

Muito mais emocionante e genuíno do que as outras fotos em casal a primeira vez que se olham nos olhos antes de trocar alianças de casamento é memorável e, sem dúvida um momento que não pode faltar no vosso álbum!

Marco Teixeira Photography
Marco Teixeira Photography

Um profissional de fotografia está lá para fazer o seu trabalho, mas não o podes culpar caso algum erro como estes ocorra antes de entregarem as lembrancinhas de casamento. O fotógrafo pode dar-vos dicas da melhor paisagem e do enquadramento do vestido de cerimónia, pode posicionar-vos de modo a captar a melhor versão de vós próprios, mas não fazer o trabalho de casa vai deixar as expectativas completamente nas suas mãos!