Rita Santana Photography

A abertura do baile é um dos momentos mais esperados nos casamento, depois da troca das alianças de casamento e promessas de amor. Geralmente, são os noivos que levam a cabo a abertura do baile, protagonizando um dos momentos mais mágicos e românticos da festa (juntamente com o corte do bolo de casamento). Se vocês estão agora a meditar neste assunto e não sabem que tipo de abertura querem fazer, não se preocupem! Neste artigo vão encontrar sete ideias originais para que este momento seja inesquecível! Tanto se a ideia é fazer o vestido de noiva brilhar ao som de uma valsa romântica, ou convidar todos os amigos para dançar livremente... temos opções para todos os gostos! Ora vejam: 

Vasco Martinho Fotografia

1. Abrir o baile com uma valsa romântica

Se gostam de seguir as tradições, então dançar a valsa é para vocês. Para que seja um momento perfeito, é imprescindível que acertem na música (e nos passos, claro!). Para surpreender, escolham uma música romântica que vos transmita boas recordações, e invistam num show de luzes emocionante. La Vie en Rose, de Edith Piaf, com luzes cor de rosa... Ou Eu Sei Que Eu Vou-te Amar, do Caetano Veloso, imersa em luzes celestes de tonalidades azuis... É o momento perfeito para exibir o teu vestido de noiva Rosa Clará, como uma verdadeira princesa! 

2. Fazer uma primeira dança com os pais

Esta é uma alternativa que deixa os pais a rebentar de orgulho. Convidem-nos para abrir o baile com uma música que transmita bom-humor e carinho. Os convidados vão ficar comovidos com um momento tão emocionante! 

3. Elaborar uma coreografia com os amigos

Uma alternativa dinâmica e divertida consiste em convidar alguns amigos para dançarem convosco uma coreografia que fará a abertura do baile. Além do momento em si, de certeza que se vão divertir imenso nos ensaios! Sugestões de músicas? Algum hit da Beyoncé que faça as damas de honor vibrar nos seus vestidos de cerimónia curtos, ou um tema divertido e intemporal, como o Thriller de Michael Jackson. 

4. Fazer uma dança original 

Para os que preferem personalizar as diferentes etapas do casamento, abrir o baile com uma dança inesperada é a opção ideal. Porque não fazem uma demonstração de uma dança tradicional portuguesa (por exemplo, o corridinho!), ou de ritmos latinos (salsa, tango argentino ou cha-cha-cha...)? Os vossos convidados vão amar o momento! 

5. Momento karaoke!

Têm jeito para cantar? Então porque não abrir o baile com um karaoke onde são vocês os primeiros intervenientes? Que tal um dueto romântico e energético, como Don't Go Breaking My Heart, de Elton John e Kiki Dee? Ou algo mais épico, estilo Endless Love? À medida que cantam podem ir convidando toda a gente para dançar e cantar. Com tanto movimento, de certeza que vão conseguir abrir o apetite para o vosso bolo de casamento original!

6. Ter um vídeo dos noivos

Podem fazer a vossa primeira dança ao mesmo tempo que passam um vídeo com fotos vossas, por exemplo. Ou, se são realmente um casal bem humorado, podem gravar um pequeno vídeo clip que acompanhe o vosso show ao vivo. De certeza que os convidados vão adorar a ideia! 

7. Não se sentem bem a dançar à frente de todos?

Se não gostam da ideia de ter todos os olhos postos em vocês, abram a pista de outra forma: façam um brinde e convidem todos os presentes a dançar, organizem um show de dança profissional, ou contratem um animador que ensine uma coreografia divertida a todos. A animação está garantida: preparem uns penteados apanhados e tirem os tacões, porque a festa vai prolongar-se pela noite fora!

Vasco Martinho Fotografia

Seja qual for o estilo que escolham, lembre-se que o essencial é que se sintam confortáveis! Por isso, ponderem até trocar de roupa para o momento do baile: um vestido de noiva curto e uns sapatos mais confortáveis podem mesmo fazer a diferença... Último conselho: dancem e divirtam-se como nunca, mas não se esqueçam de guardar alguma energia para distribuir as lembrancinhas de casamento e fazer os últimos brindes!