Gloom Photography

Ter um bebé é uma das maiores decisões dos casais e um desafio constante para quem deu início ao grande passo que é a parentalidade! Seja antes ou depois de cortar o bolo de casamento, é importante saber que não existe um momento certo para serem pais, precisamente porque existem muitas coisas que só vão aprender depois de ter um bebé nos braços! Provavelmente, já trocaram o anel de noivado pelas alianças e estão a questionar-se quando o momento certo chegará! E se é importante falarem e debaterem todas as questões essenciais que se prendem com esta mudança na vossa vida, é também crucial que estejam atentos a outras mudanças, que vos farão sentir que dar as boas vindas a um filho é a melhor decisão a tomar! Se já guardaram o fato e vestido de noiva e estão prontos para receber esta nova fase, conheçam os sinais mais notórios de que estão prontos para avançar!

1. Sentem-se plenos e tranquilos na vossa vida

Não só em termos práticos, mas também na parte emocional! É claro que ter um espaço próprio, estabilidade financeira e uma rotina que permita a chegada de um novo membro da família vai ajudar imenso. Mas estar mentalmente calmo e tranquilo é um dos sinais que mais facilmente indica que estão prontos para ser pais! Se se sentem felizes no dia a dia e enquanto casal, antes ou depois de subir ao altar com alianças de ouro branco, talvez seja o momento de celebrar!!

2. Emocionalmente estáveis

Como já referimos, a parte emocional pode pesar muito no vosso bem estar e, receber uma criança é sinónimo de todo o tipo de experiências stressantes, muitas alterações hormonais, de ritmos de sono e uma volta de 180º nas vossas prioridades e expectativas! Antes de avançar, garantam que se sentem felizes e emocionalmente estáveis e entusiasmados para que este dia chegue. Procurar falar com um terapeuta, juntarem-se a comunidades de pais ou encontrarem-se regularmente com a vossa família e amigos após trocar alianças de casamento é uma ótima forma de se certificarem que têm uma rede de apoio sólido caso algo aconteça!

3. A vossa carreira está no auge

Não é o principal fator, mas é seguramente um dos mais importantes para garantir um futuro estável e harmonioso em família. Garantir uma fonte de rendimento segura e constante de ambos os pais – bem como um excelente ambiente laboral – é um dos pontos que devem ter assentes antes de avançar! Tal como sabem, planear um casamento é uma enorme despesa, que começa muito antes de fazerem os convites de casamento. Mas em termos monetários, ter filhos aporta enormes gastos, que terão de garantir durante muitos anos. Como tal, procurem alguma estabilidade profissional antes de avançar e informem-se acerca dos direitos parentais e licenças que terão nesta fase!

Lchacal Photography

4. Sentem-se no vosso estado mais saudável

Uma alimentação rica e equilibrada, exercício físico regular e uma rotina saudável são essenciais para que se sintam no vosso melhor! Se estão a pensar dar o próximo passo, convé também fazer um check up médico e vários exames de rotina – mesmo aqueles que adiavam há anos! Sentirem-se saudáveis depois de tirar o vestido de noiva simples e voltar de lua de mel pode parecer fácil após um período tão maravilhoso, mas o regresso à rotina pode influenciar essa componente tão importante da vossa vida e, por isso, nada como garantir que se sentem no vosso melhor estado!

5. Aceitaram o facto de que não são perfeitos

Ninguém quer sentir que não é suficiente, mas dar tanta importância à perfeição e criar expectativas irrealistas só vos vai causar drama e um sentimento constante de insatisfação! Criar um filho é um grande desafio e os bebés não vêm com manuais de instruções para guiar os pais na caminhada! Porém, é um dos “trabalhos” mais recompensadores que vão ter, e preocuparem-se em demasia com fazer ou dizer o mais correto vai esgotar-vos! Aceitem que não são perfeitos e que vão encontrar muitos desafios ao longo do percurso… tornará tudo mais fácil

The Hatman

É claro que tudo começa com uma conversa séria e a certeza de que estão no mesmo pé no que se trata de avançar, mas dar o próximo passo em direção ao que será a vossa vida em família implica muito mais escolhas e desafios do que quando enviaram os convites de casamento! Estabilidade, amor e muita felicidade são os ingredientes principais desta receita de sucesso! Se acham que têm tudo reunido, não percam mais tempo! Tudo significa que a fase de escolher o penteado de noiva já lá vai e que, agora, precisam de pensar em nomes para o(s) bebé(s)!