Vitor Gordo Photography
Vitor Gordo Photography

Cada vez mais as questões ambientais ocupam o dia a dia e estão presentes nas nossas vidas. A consciência ambiental é um conceito que devemos ter sempre em conta e que pode ser facilmente incluído no vosso dia C! Desde as lembrancinhas de casamento que provêm de comércio sustentável, às decorações, que fizeram com material reciclável … tudo poderá ser adaptado a uma vertente ecológica! E se já estão na fase de enviar os convites de casamento, já pararam para pensar na vossa lua de mel? Desde a escolha do destino aos meios de transporte, do hotel aos vestidos de cerimónia com que vais passear lado a lado com a tua cara metade, há muitas formas de a tornar uma verdadeira viagem eco friendly! Não percam as nossas dicas!

1. O fator proximidade

Um destino mais próximo torna-se, imediatamente, mais económico e sustentável, do ponto de vista ambiental. A emissão de gases poluentes própria dos meios de transporte que vos vão levar numa viagem transatlântica acabam por poluir muito mais do que se já decidiram, por exemplo, passar uma apaixonante lua de mel no próprio país onde trocam alianças de casamento ou na Europa. Porém, há muitas outras formas de tornar a vossa viagem mais ecológica, e isso não vos deve impedir de desfrutar das águas quentes e cristalinas das Caraíbas!

AWStudio - Fotografia Profissional
AWStudio - Fotografia Profissional

2. A escolha mais consciente

Tudo na vossa viagem começa com a escolha do destino e, se querem adotar uma postura eco-friendly, é importante que isso fique definido desde o início. Infelizmente, são muitos os locais que hoje se vêm afetados pelas consequências do turismo massificado, seja pela desflorestação, a alteração dos ecossistemas ou mesmo a ameaça a algumas espécies autóctones. A responsabilidade com o meio ambiente deve estar no top da lista das vossas preocupações, por isso, procurem saber se o destino que escolheram está a ser afetado pelo turismo, ao ponto de ver a sua beleza natural destruída e, caso a resposta seja sim, risquem-no da vossa lista.

3. Fujam das grandes cadeias

Assim como há imensos destinos “fora” do mapa e um pouco desconhecidos para a maioria de nós ao planear uma viagem, também o vosso modo de alojamento pode ser adaptado a opções mais amigas do ambiente! As grandes cadeias hoteleiras que normalmente são aconselhadas aos noivos após cortarem o bolo de casamento original são, normalmente, bastante célebres, mas é frequente que o seu funcionamento assente em práticas pouco sustentáveis, devido à massificação e à grande procura por parte dos clientes. Em vez disso, pesquisem formas de alojamento alternativo e acomodações com boas políticas de poupança energética, como o combate ao desperdício alimentar e a utilização de painéis solares e outras formas de energias renováveis.

Vitor Gordo Photography
Vitor Gordo Photography

4. Privilegiar o comércio local

É normal que, na volta, queiram levar para os vossos amigos e família alguns presentes para recordar esses dias tão especiais com amor e carinho. Mas em vez de se dirigirem a grandes cadeias e superfícies de consumo para umas segundas prendas de casamento originais, optem pelo ecológico e deem prioridade ao comércio e a artesãos locais. Por vezes, as receitas do turismo são a única fonte de subsistência dessas pessoas, por isso optem pelo comércio justo, não só pela vertente humana e ecológica, mas também porque assim vão ter lembranças com muito mais significado!

5. Os meios de transporte

Pode parecer bastante atrativo chamar um táxi para melhor conhecer a cidade ou aquele sítio onde querem muito ir para jantar. Mas na hora de planear o vosso roteiro, tentem ao máximo fazer a vossa parte e contribuir para a vossa saúde e para a do meio ambiente, utilizando outros meios de transporte para se deslocarem. Muitos locais já têm serviços de bicicletas e trotinetes e, certamente que há muitos trajetos que poderão fazer a pé! Neste caso, a situação só traz vantagens, uma vez que a par de ser um meio de transporte ecológico, poderão aproveitar muito mais a paisagem local e, em simultâneo, vão poupar imenso! Não te esqueças de levar vestidos de cerimónia curtos e roupas confortáveis que te deem liberdade de movimentos e, sempre que necessário, optem pelo transporte público!

Prontos para arrancar nesta aventura da forma mais consciente possível? Não há razões plausíveis para não tomar medidas que ajudem à preservação do planeta, a começar pela escolha do vestido de noiva, que pode ser feito com materiais orgânicos ou reciclados! Se estão empenhados nesta missão, estas são sem dúvida algumas das dicas a pôr em prática se já têm o anel de noivado!