Ano após ano, a moda nupcial não pára de surpreender, tanto no que diz respeito aos vestidos de noiva e aos fatos, como aos vestidos de cerimónia para as convidadas. Os cortes direitos e as cores sóbrias dão agora lugar a estampados e transparências irreverentes, que evidenciam toda a sensualidade e elegância feminina das convidadas mais arrojadas. O estilo geométrico, que esteve em altas nas passerelles mais conceituadas do mundo, promete-nos um 2019 repleto de incríveis padrões e cores irreverentes, feitos a pensar nas mulheres que gostam de dar um toque de originalidade aos seus outfits. Quase como uma continuação do estilo industrial, que tanto tem dado que falar em decoração nupcial – onde os mais variados detalhes, desde os convites de casamento aos centros de mesa podem assumir uma forma geométrica – estes padrões são a tendência do momento, pelo que selecionamos 30 vestidos únicos para triunfares no teu próximo evento.

Diferentes estilos, diferentes padrões

Dentro dos estilos geométricos, há padrões para todos os gostos! Para um enlace mais clássico, celebrado durante o dia, aposta por um vestido de cerimónia curto, às riscas, já que este te dará um toque jovial e irreverente, mas sem perder a elegância. Dependendo do teu gosto, podes escolher listas na horizontal, como apresentam os modelos de Pronovias, ou apostar em jogos visuais com linhas rectas, como nos propõe a marca Marella. Os círculos brancos em vestidos pretos, compridos e imponentes, são também uma das tendências do momento, ideais para um enlace cheio de glamour, celebrado ao fim do dia. 

Linhas que fazem a diferença

Pronovias aposta fortemente no estilo geométrico para os vestidos de gala compridos da próxima temporada. Losangos coloridos, entrelaçados entre si, em tons pastel ou cores vivas, presentes em vestidos de linhas simples e fluídas, são ideais para a próxima temporada de primavera-verão. Além disso, as linhas direitas e o degradé de cores expostos em tecidos plissados só criam ainda mais esse efeito geométrico que muitas procuram. Noutra linha totalmente distinta, mas não menos impactante, destaca-se Reem Acra, que opta por vestidos midi, onde apenas duas cores e linhas direitas dão forma e este conceito geométrico tão em voga.

Mistura de padrões: irreverência máxima  

Se, por si só, um padrão geométrico já chama a atenção, que tal juntar dois padrões impactantes num só vestido, sem causar o efeito too much? Gemy Maalouuf já nos habituou à sua irreverência e singularidade, e não deixa de surpreender-nos dentro desta nova tendência. Capaz de misturar transparências ou padrões florais com os mais variados elementos geométricos, os seus modelos são um exemplo de criatividade e elegância. O mesmo para Ida Torez, que além de misturais riscas, quadrados e flores, ainda incorpora, de forma subtil, pedraria ou tecidos como o tule. Esta mescla de padrões e materiais também se pode aplicar aos enlaces mais elegantes, como provam modelos como o de Madison Diseño ou Jenny Packman, onde os tecidos mais engomados ou o recurso à pedraria dão um plus de elegância ao visual. Junta-lhe um penteado apanhado, em estilo informal, e vais conseguir um look muito jovial e moderno!

Que acessórios usar?

Pela irreverência deste tipo de padrões, de certeza que todas as atenções irão recair no teu vestido, razão pela qual deves apostar por acessórios simples, que não carreguem demasiado o teu look, assim como por penteados fáceis e simples. Uma clutch de um tom neutro e liso pode ser uma solução para um vestido com tons muito vivos, ainda que os tons metalizados também possam funcionar. Aposta por brincos e pulseiras discretas e, no caso de teres que usar chapéu ou pamela, opta sempre por tons escuros, neutros ou terra, como o bege ou o creme, já que cortará o efeito colorido e geométrico do look. Quanto à maquilhagem, tudo depende do teu tom de pele e das cores escolhidas. Tons mais pastel pedem uma maquilhagem mais carregada, por exemplo. Já os mais vivos, como o vermelho, laranja ou azul, combinam melhor com uma maquilhagem mais discreta que não roube protagonismo ao vestido.

Adoras esta tendência? Encontra inspiração nestes modelos que escolhemos para ti. Por ser um estilo tão em voga, não te surpreendas se o bolo de casamento dos noivos ou mesmo as suas lembrancinhas de casamento tenham um formato geométrico e tons dourados. O estilo geométrico veio para ficar, por experimenta incorporá-lo ao teu visual!