Segundas mães, melhores amigas ou familiares afastadas? A figura da sogra esteve sempre envolvida em polémica, ora porque é uma pessoa desligada e não faz caso quando lhe entregam os convites de casamento, ora porque é a primeira a oferecer-se para ajudar e escolher o bolo de casamento… e a lista continua. Mas o que é certo é que a tua sogra será sempre uma presença constante na tua vida! Afinal, ela é a mãe do teu noivo ou noiva e só quer o melhor para os filhos. Curiosamente, a designação de sogra tem desde sempre uma conotação negativa, e o mesmo nunca acontece ao pai do noivo. Na televisão, no cinema e na vida em geral, a mítica figura da sogra é temida até ao fia em que sobe ao altar com o vestido de noiva. No entanto, e para te mostrar que nem todas as sogras têm estas características, fizemos uma lista de 10 diferentes tipos de sogra! Qual é a tua?

1. A mais doce

És a filha que nunca teve e ela adora-te! Ajuda-vos com os preparativos, dá-vos opinião – mas não em demasia! – e tem sempre umas palavras reconfortantes e um abraço que te faz sentir em casa! A sogra preferida das noivas está sempre disponível para ajudar e animar o dia. No fundo, ela é uma segunda mãe!

2. A drama queen

Como é possível aguentar ver o seu filho a trocar alianças de casamento sem desatar a chorar? É suposto reagir calmamente quando anunciam que se vão casar? Esta sogra tem as emoções à flor da pele, o que pode ser uma vantagem ou um defeito dependendo dos casos! Para manter tudo controlado, evitem situações que lhe possam causar aflição e falem com ela calmamente!

3. A rainha da noite

São raras, mas elas existem! A tua sogra não quer saber do design dos vossos convites de casamento originais nem das cores do teu bouquet. Ela só quer mesmo saber se a vossa festa vai ter bar aberto e se pode convidar algumas das suas amigas. 

4. A ultraconservadora

Num outro extremo temos a sogra que segue as tradições de há seculos atrás à risca. Esqueçam a ideia de um casamento que não seja religioso e nem pensem em dormir debaixo do mesmo teto antes de casar! Ela preocupa-se demasiado com o que os outros pensam e, exatamente por isso, não deves dar muita importância ao que ela pensa.

5. A cética

Ela já não acredita no casamento e, no máximo, dá-vos um ano juntos! Questionou o preço das vossas alianças de namoro e, agora que decidiram dar o próximo passo, está constantemente a desmotivar-vos. Prepara-te, tudo vai ser um desafio para provar que o que sentem é verdadeiro!

6. A ocupada

Não pensem que o vosso casamento vai ser uma prioridade na sua cabeça. A sogra ocupada está sempre envolvida em milhares de tarefas e projetos e a última coisa que consegue fazer é arranjar tempo para te ajudar a escolher um vestido de noiva simples… o que até pode ser uma vantagem!

7. A silenciosa

Ela é discreta e recatada, nunca se dirige a ti nem te dá muito atenção. Quando liga para casa, pede-te sempre para passar ao filho e nunca tece comentários acerca de nada! Não penses que não gosta de ti… pode ser apenas a sua personalidade! 

8. A mázinha...

Ela é a versão idosa das “mean girls” e está sempre pronta para um comentário mais azedo! Normalmente, este tipo de sogra esconde-se por detrás de risos e comentários sarcásticos, mas a tensão é enorme e tu não percebes de onde vem tanto ódio... Um conselho? Não entres no jogo! 

9. A tua melhor amiga

Estão sempre a trocar mensagens, fotos de vestidos de cerimónia curtos no whatsapp e a agendar a próxima ida às compras? Onde esteve durante toda a tua vida! Agradece aos desuses por uma sogra tão acessível e compreensiva! É maravilhoso teres alguém com quem podes sempre contar! Com ela na tua equipa, tens sempre tudo ganho.

10. A sem filtro

Ela é espalhafatosa, diz o que pensa mas nunca pensa no que diz. O que antes pensavas ser frontalidade é hoje um exagero de comentários e opiniões que podem colocar as pessoas numa posição muito desconfortável. E não, não vale a pena pedires-lhe que modere o discurso… só vai aumentar a sua indignação!

Qual destas é a tua sogra? Consegues identificar algumas características na mãe do teu noivo? Se tens a sorte de ter uma sogra compreensiva e que gosta de ti, tens uma amiga para a vida! Mas se tens o azar de ter qualquer um dos restantes tipos de sogra, prepara-te… o caminho para a reconciliação é longo, mas vale muito a pena ser percorrido! Afinal, a tua sogra vai ajudar-te com as lembrancinhas de casamento e vai ser uma presença constante na vossa vida como casal! Oferece-te para a ajudares a escolher um vestido de cerimónia e preparem-se juntas para esta nova etapa!