Thrall Photography
Thrall Photography

Não é à toa que se diz que as relações são como as plantas, que necessitam de carinho, amor e dedicação diária para que floresçam e se fortaleçam. E se antes de colocarem as alianças de casamento tal parecia surgir naturalmente, com o tempo é inevitável que os desentendimentos e a rotina se tornem evidentes. Uma vez que a azáfama de enviar os convites de casamento e escolher as lembrancinhas de casamento ficou para trás, está na hora de se enfocarem na vossa relação e no tipo de casamento que querem ter. Para que a comunicação nunca seja um problema, leiam atentamente estes conselhos: 

Humor: a chave para uma relação feliz

A boa disposição e o humor são importantes numa relação? Sem dúvida! Estes são dois dos pilares mais fortes de uma relação saudável e íntima. Se sempre se mantiveram juntos e tiveram a capacidade de rir quando discordavam nas ideias para os convites de casamento ou no tema da decoração, sem dúvida de que estão no caminho correto. No meio de algum momento mais tenso, ter a capacidade de soltar uma gargalhada ou sorrir para aligeirar a situação pode fazer milagres. 

Respeito e sinceridade

Outra regra importante em relacionamentos saudáveis é o respeito mútuo. Ter a capacidade de respirar fundo e de ver o outro tal como ele é, sem perder a cabeça, seja com palavras ou atitudes. O respeito é a base da proximidade e do diálogo que, quando quebrado, é difícil de restaurar. Sem respeito ou sinceridade, a comunicação pode perder-se e a distância pode ser maior do que tudo o resto. Mesmo depois de uma discussão mais acesa, é importante que ambos falem do que sentem calmamente para tentarem chegar a alguma conclusão e melhorar no futuro. Tal como aconteceu em detalhes como a escolha de ideias para lembrancinhas de casamento, também na vossa relação é importante serem frontais e sinceros com algo que gostam menos um do outro, sem que se magoem ou fragilizem.

Pretérito Perfeito
Pretérito Perfeito

Saber dar espaço

O espaço numa relação é fundamental. É importante passarem tempo de qualidade juntos, mas também não se devem esquecer de existirem individualmente. Igualmente, e se entram em conflito por algum motivo, é importante saberem dar espaço um ao outro para se acalmarem e verem as coisas mais claramente. No calor de uma discussão podem dizer coisas que não querem, assim que às vezes, mais vale afastarem-se um do outro para conseguirem conversar calmamente depois. Se adotaram esse método durante os preparativos, quando não concordaram na escolha das alianças de ouro branco ou de outros detalhes, é importante manterem esse hábito no casamento. Pode parecer algo frio e distante no momento, mas irá poupar-vos bastantes chatices no futuro.

Aceitar e melhorar com os erros

Não saber pedir desculpa ou não perdoar pode causar uma enorme falha de comunicação e distanciamento no casal. É importante assumir os erros e saber perdoar os erros do outro, tentando sempre melhorar e aprender da situação. As uniões sólidas não são as perfeitas, mas sim as que se fortalecem baseadas no diálogo e boa comunicação. Tanto se estão de acordo ou não, também é importante ceder e meter-se no lugar do outro. Falar de tudo, até dos mais pequenos detalhes já vos ajudou durante os preparativos – desde a escolha de um bolo de casamento original à música da abertura do baile – e irá agora ajudar-vos na vossa relação de casados.

Look Imaginary
Look Imaginary

Cultivar interesses em comum

Cinema, xadrez, stand up comedy, desportos radicais? Quais são, afinal, os vossos interesses em comum? É importante cultivarem e dedicarem tempo a esses momentos que vos aproximam mais do que nenhum outro. Depois de trocarem as vossas alianças, não têm porque esquecer antigos hábitos de namoro. Muito pelo contrário, fortaleçam a vossa comunicação e aproximem-se através destes bons momentos. Cozinhar juntos, ver aquela série pendente, jantar fora... tudo é importante para manterem a cumplicidade e a harmonia na relação.

Cuidar os pequenos detalhes

Basta pensarem em nos pequenos detalhes que tiveram com os vossos convidados, desde a escolha cuidada da playlist às prendas de casamento originais que lhes ofereceram e aplicar isso também ao vosso casamento. Será ainda mais fácil, já que se trata de mimarem e cuidarem da pessoa que têm ao vosso lado. Quando conversarem, ouçam realmente o que o outro está a dizer, sem distrações com redes sociais ou com a televisão. Surpreendam-se mutuamente, façam escapadas a dois de vez em quando, e principalmente, elogiem-se um ao outro. Mostrar admiração traz confiança e consequentemente, uma comunicação mais aberta e fluída. Não percam antigos hábitos de namorados, já que estes são importantes para estarem sempre próximos e conectados!

David González Photographer & Filmmaker
David González Photographer & Filmmaker

Sim, os desentendimentos e as discussões em casal são comuns, mas não têm porque fazer parte da vossa rotina. Para isso, há que limar arestas, trabalhar a comunicação e empenharem-se na relação ao máximo para que esta se fortaleça a cada dia. Por mais mudanças que possam estar a acontecer – que começaram já nos preparativos, em escolhas como o bolo de casamento ou mesmo as prendas de casamento – nada deve abalar o vosso amor. Respeito mútuo, paciência e muito diálogo são a base de uma boa comunicação e a chave de uma relação feliz.