Casamentos

Votos de casamento: dicas para se inspirarem na hora da escrita!

Um toque de humor, romantismo ou boa disposição como tónica... os votos são aquilo que fizerem deles e, nada como começar para que a inspiração comece a surgir e as palavras a fluir! Descobre os melhores truques para os redigir de forma natural...

Acarreta alguma responsabilidade sentares-te e escreveres tudo o que sentes pela outra pessoa para o ler em voz alta no dia C. O anel de noivado fez-te amá-la ainda mais, as aventuras diárias são fonte de inspiração e a premissa de passar o resto da vossa vida juntos após cortar o bolo de casamento é, sem dúvida, o que mais te traz alegria! Mas após enviar os convites de casamento, passar isso para o papel nem sempre é simples. O teu discurso não tem de ser perfeito, mas deve ser verdadeiro e, acima de tudo, sentido. Pega num papel e numa caneta e vamos lá!

Faz um apanhado geral

Anota num rascunho as qualidades que mais aprecias na tua cara metade. Podem ser coisas tão abrangentes como a paciência, a dedicação e o carinho que tem por tudo o que gosta, ou podes ser mais preciso(a) e falar das torradas que prepara todas as manhãs, da pontualidade para escolher o sabor do bolo de casamento simples, das mensagens carinhosas que te deixa ou de qualquer outro aspeto tocante que é muito valorizado por ti.

Recorda os melhores momentos

A maior gargalhada, a melhor surpresa, aquele final inesperado ou a forma como conheceram os pais. Sabemos como trocar alianças de casamento vai ser uma altura marcante, mas há toda uma outra vida para trás à espera de ser recordada! Se estiveres com alguma dificuldade, reviver estes momentos repletos de emoção vai ajudar-te a entrar mais no espírito.

Danilo Antonio Photographer

Não forces

Os votos não têm de ser perfeitos. Não têm de mostrar inequivocamente o amor nem têm de fazer chorar. São uma declaração muito íntima e pessoal à tua cara metade e, muitas vezes, só mesmo os noivos os entendem e recebem bem a mensagem ao usar as alianças de ouro branco no altar. Não te preocupes de chocar alguns convidados ou que os teus votos não tenham todos os momentos “lamechas” que esperavam e escreve com o coração!

Sê autêntico(a)

Normalmente, há sempre um membro do casal mais familiarizado com a escrita e, outro que não tanto! Pode parecer tentador pedir à outra parte que nos ajude, que corrija ligeiramente a linguagem ou que dê um up àquele papelinho que condensa tantas emoções! Mas com outra mão, a autenticidade perde-se. Não receies teres uma declaração “mal escrita”, curta ou desadequada. Mas se te sentires mais seguro(a), podes pedir uma ajuda a algum amigo muito próximo em quem confies.

Pensa no futuro

Rita Santana Photography

Talvez recordar o passado não seja bem a tua onda e prefiras ver a vida com outros olhos após cortarem o bolo de casamento original? Adicionar esperanças, sonhos e o futuro que queres partilhar com o teu parceiro nos votos é também um excelente ponto de partida! Prepara-te para as lágrimas…

Com antecedência

Prepara-te com tempo para esta leitura que vai ditar todo o teu dia C. Escreve com alguma antecedência para que possas fazer todos os reparos ao longo das semanas que passam, lê em voz alta uma e outra vez até que sintas total confiança nos sentimentos que passaste para o papel e reformula as vezes necessárias!

Edgar Leal - NSC

Não obedece a regras nem padrões, é completamente voluntário e é uma forma única de deixar que o amor que sentem um pelo outro transpareça! Usar um vestido de noiva é motivo ideal para deixar que as palavras fluam e o amor que vos une passe para todos os presentes. Mas não se enganem, este é um momento só vosso, ao qual podem dar um cunho muito pessoal!

Outros artigos que lhe podem interessar