Rafael Barros Fotografia
Rafael Barros Fotografia

De entre todos os preparativos que culminam num casamento de sonho, a escolha do vestido de noiva é um dos pontos altos. Mas também é verdade que, a par das alianças de casamento, do bolo de casamento ou do local onde se vai realizar a boda, este representa uma das maiores fatias do orçamento... A boa notícia é que, nos dias que correm, encontrar um vestido lindo em segunda mão é cada vez mais fácil. Já tinhas pensado nesta opção? Se sim, queremos que leias estas dicas para que agilizes o processo e faças a escolha mais acertada:

Eternaly You
Eternaly You

Pesquisa com tempo

O cenário está todo montado na tua imaginação: o penteado com tranças está escolhido e o modelo tem que ser especificamente aquele com que sempre sonhaste. Se for este o teu caso, então prepara-te para uma pesquisa demorada até encontrares O vestido que fará de ti a rainha da festa. Mas relaxa: se começares a busca com antecedência - um ano antes do grande dia, idealmente - tanto em lojas físicas como online, temos a certeza de que, eventualmente, acabarás por encontrar uma peça que te deixará fascinada. Espírito positivo e optimismo é o que pretende!

Jo Fotografia
Jo Fotografia

Onde procurar?

Hoje em dia não é difícil encontrar locais que vendam artigos em segunda mão. Num mundo que está a ficar cada vez mais minimalista, há muitas pessoas que se desprendem dos seus bens materiais. contribuindo assim para um planeta mais sustentável e para, neste caso, criar a alegria de alguém. Podes procurar em:

  • lojas de vestidos de noiva em segunda mão;
  • sites de venda e compra de vestidos de noiva;
  • grupos de facebook - ou outras redes sociais;
  • anúncios na internet;
  • lojas de antiguidades;
  • feiras de casamento e afins.

Enquanto o teu amor escolhe o bolo de casamento simples que coroará a vossa festa, aproveita para ir visitando sites e lojas onde poderás encontrar um modelo ideal para ti!

Carol Ventriglia
Carol Ventriglia

Conhece o teu corpo

É muito importante que conheças as tuas medidas, pois isso facilitará a escolha e a compra do vestido – sobretudo se o fizeres pela internet, uma vez que neste caso dificilmente o conseguirás experimentar. Além disso, as lojas de artigos em segunda mão não costumam ter uma conselheira especializada para te ajudar no momento da prova, pelo que teres tudo anotado será uma mais valia. Portanto, e tal como anotaste as frases para os convites de casamento para que nada falhasse, também aqui deverás proceder da mesma forma. Lembra-te que os pontos essenciais são o peito, a cintura e a anca e que, para que tudo fique corretamente registado, convém que possas contar com a ajuda de alguém. Damos-te um pequeno guia de modo a facilitar este processo, a saber:

  • Peito: mede a parte mais larga do teu busto e garante que a fica fica bem esticada.
  • Cintura: mede a parte mais estreita.
  • Ancas: mede a parte mais larga.
  • Altura: mede a tua altura.
  • Comprimento da saia: mantém-te direita, coloca o início da fita métrica (onde está o zero) na cintura e deixa a outra ponta cair até ao chão e pede a uma ajudante para verificar o valor que a fita marca nesse ponto. Não te dobres pois isso irá afetar a medida.

RosadoShootStories
RosadoShootStories

Tenta sempre ver o vestido ao vivo

Sempre que possível, observa bem o vestido que te agrada antes de efetuares a compra. Há sempre pequenos detalhes que não são fáceis de ver nas fotos. Assim poderás também confirmar a cor, tocar e sentir o tecido, e analisar se precisas de fazer muitas alterações. Lembra-te que este vai ser o teu outfit num dia imensamente especial, e que com ele terás de caminha, dançar e pular sem problemas; no fundo será a tua segunda pele! 

HDphotographers
HDphotographers

Tamanho perfeito

O vestido de noiva deve assentar-te na perfeição. Por isso, quando o experimentares, deves estar atenta às zonas do peito e das ancas, pois estas são as zonas mais largas do corpo e onde o vestido deverá ter um cair natural e fluído. Caso optes por um vestido de noiva rendado com mangas ou decotes profundos, centra-te também nos ombros e nas costas. 

Em caso de dúvida - e caso tenhas hipótese de escolha - opta por um modelo acima da tua medida, pois é mais fácil ajustar um tamanho acima do que um tamanho abaixo. Se unicamente tiveres uma hipótese, certifica-te de que o vestido em questão tem costuras largas por dentro, das que permitem alargá-lo com relativa facilidade. 

OnRock Photography
OnRock Photography

Com estas dicas, a compra de um vestido de cerimónia em segunda mão ficará seguramente mais facilitada, tornando o teu orçamento mais flexível. Quiçá não vos permitirá ter o bolo de casamento original que tanto querem e que celebra a vossa relação na perfeição? É tudo uma questão de coordenar opções e gostos. No final da festa, o mais importante é seguirem para a vossa nova vida felizes e em perfeita harmonia para a nova fase que começa.