Prassa

É oficial: o anel de noivado surgiu e inaugurou uma nova fase nas vossas vidas. As tardes no sofá transformaram-se em reuniões com fornecedores de bolos de casamento e os serões de netflix foram substituídos por tutorials para fazer convites de casamento e lembrancinhas. O tempo livre é escasso e, sempre que surge, é aproveitado para explorar as últimas tendências em moda nupcial. No caso do noivo, o ideal é começar por identificar os diferentes tipos de fatos, de forma a selecionar o estilo que melhor se adequa ao seu dia C. Se és um noivo em apuros, toma nota destas indicações:

Fato clássico

Tal como os vestidos de noiva Rosa Clará, os fatos clássicos estão sempre na moda. De facto, para os que procuram uma opção elegante e intemporal para o dia C, estes modelos nunca falham. Quer se trate de uma cerimónia formal ou descontraída, estes fatos são suficientemente versáteis para se adaptarem a qualquer ambiente. Embora as cores preferidas sejam as mais escuras - como o azul ou o cinzento -, estes trajes também combinam com tonalidades mais claras ou padrões delicados, sobretudo se se tratar de uma celebração diurna. 

Lucciano Rivieri

Casaca

Tal como o fraque, a casaca é um dos fatos mais finos e requintados que os noivos podem usar - afinal, não é à toa que é um dos modelos mais cobiçados pelas celebridades na noite dos Oscars! Este traje é composto por uma jaqueta curta que, na parte traseira, apresenta uma longa cauda na forma de tesoura. De acordo com a etiqueta, estes trajes devem apenas ser usados se a cerimónia for muito formal e noturna. Para completá-lo, nada de penteados fáceis ou boutonnières rústicos; o glamour deve estar presente e todos os elementos, do corte da barba aos acessórios!

Petrelli Uomo

Fraque

O fraque é imensamente formal, combinando com cerimónias e eventos requintados, dos que pedem vestidos de gala compridos dignos de Hollywood. O elemento que o torna mais especial é a jaqueta que, ao contrário do que acontece nos outros estilos, apresenta uma parte traseira longa, em forma de bico. Este design, estilo aba de grilo, criar looks verdadeiramente requintados, dos que pedem uma cartola e/ou bengala a condizer. Será que te atreves a dar este royal touch ao teu visual? 

Ottavio Nuccio Gala

Smoking

O smoking é a opção predileta dos mais sofisticados e modernos. É perfeito para os enlaces que ocorrem ao final da tarde e à noite, já que transborda estilo e distinção. Este traje distingue-se dos restantes por não ter uma jaqueta com abas abertas atrás. O seu corte é reto, elegante e sóbrio, o que dota o noivo de um glamour muito especial. Embora o smoking ideal seja preto, existem muitas marcas conceituadas - como Carlo Pignatelli e Arax Gazzo - que oferecem conjuntos com tecidos coloridos e/ou com padrões. 

Carlo Pignatelli Sartorial Wedding

Fatos informais

Tal como há mulheres que adoram vestidos de noiva curtos e até coloridos, também existem noivos que gostam de inovar e romper com a tradição. Nesta linha, são cada vez mais as marcas que, à semelhança de Manuel Pardo, propõem fatos descontraídos e carismáticos para os noivos modernos. Por isso, e sobretudo se te casas na praia ou numa cerimónia mais relaxada, não coloques de parte esta opção! Um fato de linho com shorts pode ser a combinação perfeita para o teu look nupcial! 

Manuel Pardo

Conselhos para acertar no modelo

Estás indeciso entre um fato descontraído e moderno e um modelo mais clássico? Não sabes se te deves arriscar a usar uma aba de grilo? Então toma nota deste conselho: para acertar no fato, é imprescindível que consideres o estilo da cerimónia - assim como a estação e horário a que se celebra - e o da tua cara-metade. Afinal, dar o nó num hotel luxuoso às 21:00 em nada se assemelha a uma cerimónia diurna, num restaurante à beira-mar. Caso tenhas dúvidas, conversa com a tua cara-metade e com um profissional de moda nupcial. Com o feedback destas pessoas, vai ser muito mais fácil compreender o estilo de traje que deves usar. Mas não te esqueças: este dia também é teu, pelo que também deves encontrar um modelo com que te sintas confortável e identificado. A chave é, como sempre, alcançar o equilíbrio! 

Prassa

Escolher o vestido de noiva e o penteado de noiva é complicado... mas encontrar o fato perfeito também requer muita pesquisa! Se ainda te sentes um pouco perdido, dá uma vista de olhos no nosso catálogo de moda nupcial para noivos. Temos a certeza de que vais encontrar vários modelos fascinantes, independentemente do teu estilo!