Para muitos uma arte, um verdadeiro estilo de vida ou mesmo um acessório, à semelhança do anel de noivado… as tatuagens são um detalhe muito pessoal e que, tal como o casamento, representam um grande compromisso. E se é verdade que têm vindo a ultrapassar obstáculos e a derrubar muitas barreiras e preconceitos, também é certo que os tempos evoluíram e, com eles, as técnicas, os materiais e as tendências. As tatuagens nunca foram tão aceites na sociedade como são hoje, e existem mesmo vestidos de noiva ideais para realçar a beleza das mulheres tatuadas! Confessa… a ideia de fazer uma tatuagem com o teu namorado ou namorada já te passou pela cabeça. Quer tenham uma relação recente, quer estejam a preparar o vosso dia C e já tenham enviado os convites de casamento, uma tatuagem é algo permanente, e há alguns pontos a considerar antes de tomar esta grande decisão. Vamos conhecê-los?

Rita Santana Photography

Um compromisso para a vida

Há poucas coisas tão permanentes como uma tatuagem. E se tu e o teu noivo estão a pensar avançar com esta ideia e tatuar algo em conjunto, é importante que tenham alguns fatores em consideração. Muitas vezes, a reticência em fazer uma tatuagem a dois deve-se a alguns receios como a força do sentimento que vos une e a durabilidade de uma relação. É claro que não conseguimos prever o futuro e, muito menos, esperamos o pior para cada namoro ou troca de alianças de casamento. No entanto, devemos ter sempre em mente que, por muito que a relação não perdure, a tatuagem ficará para sempre connosco – embora já existam técnicas avançadas de remoção ou mesmo cobertura com outra. Por outro lado, se tatuar algo em conjunto com o vosso parceiro faz mais do que sentido em determinada fase da vossa vida, não há por que não avançar!

Escolher as razões certas

É certo que as tatuagens não têm necessariamente de ter um significado muito forte ou especial para serem especiais! No entanto, e embora possam ter várias interpretações, é normal que lhes seja sempre atribuído um sentido. E tal como o teu penteado com tranças é uma forma de comunicar com os outros e de mostrar um pouco da tua personalidade, também uma tatuagem deve ser exatamente a tua cara! Por isso, antes de dares esse passo com a tua cara metade, examinem as vossas razões: vais fazê-lo porque a outra pessoa quer ou gosta, ou porque faz sentido para ambos, individualmente?

Vai manter o seu significado?

Ao longo da vida atravessamos várias fases e somos influenciados de inúmeras formas. É natural que, na altura do vosso casamento, prefiram um bolo de casamento simples e, anos mais tarde, essa ideia nem vos passe pela cabeça e apenas gostem de modelos mais exuberantes. É normal que mudem de estilo, de gostos ou mesmo de opinião – tudo faz parte do processo de crescimento. O verdadeiro desafio de uma tatuagem é acompanhar esse mesmo processo e tornar-se intemporal, ou seja, atravessar todas as fases da vossa vida sem nunca perder o significado. 

A tatuagem perfeita

Dizem que não há amor à primeira vista, mas... e aquele vestido de noiva Rosa Clará? O corte, o tecido, o design e o tamanho assentava-te que nem uma luva, e o mesmo pode acontecer com uma tatuagem. Por vezes há símbolos, frases, desenhos ou palavras que não conseguimos apagar da memória, e que ganham uma nova força e significado quando tatuados no corpo. Se é este o caso da tatuagem que pensam fazer em conjunto, avancem! 

Filipe Coelho - Produções Fotográficas

As tatuagens são um detalhe muito pessoal na vida de cada um. Cheias de significado ou simplesmente bonitas de um ponto de vista estético, são um detalhe da nossa vida onde devemos gozar de total liberdade! Quer tenhas várias tatuagens e já estejas habituada ao processo, quer seja a tua primeira, trata-se de uma decisão que deve ser bem ponderada, de modo a evitar arrependimentos. No entanto, se são noivos espontâneos e adoram detalhes únicos e originais, como os que colocaram no vosso bolo de casamento, não há nada de errado em escolherem uma tatuagem de última hora! Não se esqueçam de fazer imensa pesquisa e encontrar um estúdio e tatuador que consiga reproduzir exatamente a vossa visão. E se escolherem fazer uma tatuagem antes do vosso dia C, que tal colocar uma referência alusiva ao tema nas lembrancinhas de casamento?