Ir para o conteúdo principal
Casamentos

A simbologia das cores no teu casamento

As cores que escolherem para o vosso dia dizem mais sobre vocês do que parece à partida. Já sabem que tons terá a decoração do vosso dia? Superstições à parte, cada cor tem um significado. Descubram tudo!

Pedro Sampaio - Imagens com emoções

Parece simples, mas a verdade é que a escolha das cores do casamento pode revelar-se uma árdua tarefa no momento de definirem o estilo da decoração que querem ter no vosso dia. Esta é uma escolha que nem sempre se resume a uma questão de gostos ou puramente estética, uma vez que diz mais sobre a vossa personalidade e gosto pessoal do que podem imaginar. É certo que uma cor pode influenciar totalmente um ambiente decorativo, e também a forma como os convidados se sentem no mesmo. Indecisos em relação às cores? Supersticiosos ou não, há simbologias que podem fazer toda a diferença na vossa escolha, dependendo do que valorizam ou não. Conheçam o significado das cores mais escolhidas para decoração de casamentos nos últimos tempos.

1. Rose Quartz & Azul Serenity: combinação icónica
2. Greenary: ambientes naturais 
3. Ultravioleta: originalidade acima de tudo
4. Living Coral:  sonho de um casamento de verão
5. Classic Blue: serenidade e paz 
6. Ultimate Gray & Illuminating: a combinação Pantone de 2021
7. Branco: natural e simples
8. Vermelho: a cor do amor

Pedro Sampaio - Imagens com emoções

Rose Quartz & Azul Serenity: combinação icónica 

Também foi uma combinação icónica em 2016, que se mantém no topo das preferências até hoje. sendo a cor do respeito e da estabilidade, o azul transmite calma, tranquilidade e segurança, sendo ideal para casais com um relacionamento maduro, estável e cúmplice, eventualmente juntos há muitos anos. Já o rosa é uma cor que representa o mais puro estilo feminino, a delicadeza e a inocência, transmitindo sentimentos de leveza e de luminosidade, conforto e simplicidade. Símbolo do amor e da beleza, esta é uma junção perfeita para criar um ambiente nupcial romântico e intimista. 

Carlos & Taylor

Greenary: ambientes naturais 

Greenary é naturalidade, magia e eco-friendly. Ideal para quem ama a natureza e quer celebrar o seu casamento num ambiente natural e descontraído. Uma cor que transporta todos os nossos sentidos para a magia da primavera e corresponde ao desejo de regressar à natureza, incentivando os casamentos mais ecológicos, celebrados ao ar livre, e também os que adotam o romantismo da montanha ou de um bosque para viverem um dia de sonho.  A neutralidade da cor Greenery também a torna particularmente versátil, ideal para conjugar com qualquer outro tom, mantendo a originalidade do que transmite: ambientes naturais e simples. 

O Tripé

Ultravioleta: originalidade acima de tudo 

A cor de eleição das mais originais e até misteriosas. O ultravioleta, tal como definiu a Pantone é uma cor maravilhosa, cheia de originalidade, engenho e mentalidade visionária“, ampliando ainda mais o seu significado, afirmando que sugere “o mistério do cosmos e de tudo o que está mais além, o céu da noite, vasto e sem limites, sendo um símbolo inspirador de crescimento, de que tudo é possível, uma amostra do desejo conquistar um mundo além do nosso”.

Paulo Silva Fotografia e Vídeo

Living Coral: sonho de um casamento de verão 

Living Coral é uma cor que transmite sofisticação a qualquer casamento e que, segundo a Pantone, é uma cor romântica e vivaz, que transmite conforto e familiaridade, que nos faz sentir bem, e traz alegria e otimismo à decoração de qualquer tipo de casamento, seja qual for o estilo do mesmo. Foi a cor Pantone escolhida em 2019 mas ficou até aos dias de hoje. É ideal para casamentos de primavera e de verão, pela sua frescura e naturalidade. 

Marco & Rute

Classic Blue: serenidade e paz 

O Classic Blue foi  cor proposta pela Pantone em 2020, um ano que marcou para sempre a vida de todos. Curiosamente esta é uma cor que produz calma, confiança e conexão, que destaca o desejo de criar algo estável e que deve ser construído à medida que o tempo avança, tal como um casamento! Uma boa aposta para quem privilegia a estabilidade e a confiança numa relação.

Golden Hour Photography

Ultimate Gray & Illuminating: a combinação Pantone de 2021

O cinzento é uma cor que combina com quase tudo e com quase todas as cores. Por outro lado, o amarelo traz esse toque vibrante, a alegria e a simplicidade de tudo o que é natural. De destacar a intensidade do tom mostarda, que fica bem nas flores e funciona muito bem com toalhas de mesa claras e flores do campo no centro de mesa, por exemplo. 

Ludgi Fotógrafos

Branco: natural e simples 

Sendo uma das cores de eleição de sempre para a decoração do casamento, o branco serve muitas vezes como base para inúmeras combinações. Esta cor é a representação da pureza, inocência, bondade, integridade e sinceridade, afastando energias negativas e promovendo o equilíbrio interior. Se escolherem o branco como cor predominante, ao mais puro estilo total white, para além de estarem a optar por um clássico de elegância, também estarão a transmitir a todos os convidados, um sentimento de harmonia, paz e calma. Conjuguem esta cor com outros tons, dependendo do ambiente que querem recriar. 

INstudio Fotografia

Vermelho: a cor do amor 

O vermelho é a cor da paixão e do amor por excelência, e uma das cores escolhidas pelas mas românticas que ambicionam viver um verdadeiro conto de fadas. O vermelho representa força de vontade e liderança, transmitindo amor, desejo, estímulo e coragem. Embora também possa ser associada ao orgulho e poder, é uma cor relativamente comum nos casamentos mais elegantes e clássicos, provavelmente por estar associada à intensa paixão. 

Make Me Feel Weddings

Inspirados com o significado de cada cor? Combina com a vossa personalidade e com o que pretendem viver no vosso dia? Podem criar uma palete de tons mais vivos, mais neutros, mais pastel, sempre de acordo com a vossa personalidade e estilo próprio. Inspirem-se nas vossas cores preferidas ou sigam as tendências para proporcionarem o melhor ambiente a todos os convidados.