Miguel Cunha Fotografia
Miguel Cunha Fotografia

Mais uns centímetros de altura, umas pernas mais longas, melhor postura ou aparência do penteado de noiva… seja qual for a premissa, saltos altos são sempre a solução! Embora sejam cada vez mais as mulheres a escolher conjugar o vestido de noiva com umas práticas sapatilhas ou sandálias rasas, nada como usar um modelo elegante – e, se possível, confortável – no dia C! Seja para noivas ou convidadas, eles combinam com calças, calções e vestidos de cerimónia. Se não tens o hábito de usar sapatos de salto alto no dia a dia, descobre as melhores dicas para o fazer sem grande esforço.

1. Usa os sapatos em situações informais 

Laranja Metade
Laranja Metade

Nada como caminhar à vontade ao sair de casa para que te habitues facilmente a andar de saltos! Se não tens este hábito, começa com os mais pequenos, largos e confortáveis a ir para o trabalho, ao café com amigas ou às compras! O segredo é estares familiarizada com a altura e estabilidade que o sapato te oferece, para que o teu corpo não estranhe e se equilibre facilmente quando trocam alianças de casamento.

2. Uma boa postura

A postura é talvez o ponto mais delicado e essencial para andar de saltos altos de forma natural! É certo que os saltos são conhecidos por dar, no geral, uma boa postura a quem os usa, mas não há nada como manter os ombros para trás, o pescoço elevado e a coluna direita para conseguires um visual mais confiante e, claro, para evitar lesões! Evita cruzar os braços e deixar o pescoço e a coluna cair e tenta sempre manter o olhar para a frente – na dúvida, imagina que um cordel está constantemente a puxar-te pelo topo da cabeça, um truque infalível!

Proestudio
Proestudio

3. Cuidados na pré-época

Antes de calçar aquele sapatinho de cinderela, assegura-te de que os teus pés estão em excelentes condições para caminhar neles! Massagens, esfoliações e tratamentos para os calos, por exemplo, são um grande cuidado a ter, pois a sua existência pode dificultar muito o andar. Além disso, verifica se as solas e salto do sapato estão em perfeitas condições e se não precisam de um reforço ou almofada antes de os experimentares com aquele deslumbrante vestido de cerimónia curto!

4. Escolhe o modelo adequado

Para cada noiva um penteado apanhado e, para cada princesa, o seu sapato ideal! Não adianta apaixonares-te por aqueles arriscados saltos agulha se no dia a dia não usas um block heel com mais de 5 centímetros. Embora possas sempre jogar com o fator tempo e habituares-te a algo que está um pouco fora da tua zona de conforto, deves sempre reduzir a tua escolha aos modelos com que estás mais familiarizada, o que não só te vai proporcionar segurança, como bem estar para dançar e caminhar durante todo o dia!

Proestudio
Proestudio

5. Conforto, com elegância

Escolher o salto perfeito nem sempre é fácil quando esta não é a tua praia. E se achas à partida que só aquele par altíssimo te vai fazer sentir deslumbrante, talvez precises de reconsiderar. Escolher sapatos com uma ligeira plataforma, que deem apoio à parte frontal do teu pé, dar prioridade a saltos mais largos, em vez do tradicional agulha, ou escolher tiras finas, vão proporcionar-te toda a altura e elegância, sem comprometer necessariamente o conforto. Além disso, há pequenos truques com o vestido ou o penteado semi preso que podes sempre pôr em prática para te dar uns centímentros extra!

6. Prepara os teus pés!

Além de todos os cuidados que deves ter, reserva uns minutos da tua noite para um ritual de relaxamento dedicado aos pés! Colocá-los numa imersão de água quente com sal e óleos essenciais vai ajudar-te a relaxar ao final do dia. Massaja-os suavemente com hidratante antes de te deitares e, se por hábito passas grande parte do dia levantada, deita-te na cama com as pernas e pés levantados – esta dica é essencial para quem sofre com problemas de circulação.

Nelson Marques e Andreia Torres Photography
Nelson Marques e Andreia Torres Photography

Já escolheste o par perfeito para o teu dia C? O que achas das nossas dicas? Há muitas noivas que preferem a ideia de um calçado raso para dançar e cortar o bolo de casamento à vontade. Mas é precisamente por isso que sugerimos levar dois tipos de sapatos para a festa! Para além de os rasos poderem ser extremamente elegantes, há que desmistificar a ideia de que um salto alto deve ser enorme e finíssimo para completar o look até entregarem as lembrancinhas de casamento! Qual vai ser a tua escolha?