AWStudio - Fotografia Profissional
AWStudio - Fotografia Profissional

5, 4, 3, 2, 1.... Feliz ano novo!! É verdade, estamos a pouquíssimas horas de entrar em 2020! Para trás fica um ano de muitas surpresas - como a do anel de noivado -, alegrias, aprendizagens e mudanças. Agora, e para garantir que os próximos 12 meses sejam de paz de amor, a tradição manda recorrer aos típicos "rituais" de ano novo. Sim, já sabem ao que nos referimos: à roupa interior azul, às 12 passas e afins...! Quer estejam prestes a enviar os convites de casamento ou já com as alianças de casamento nas mãos, uma coisa é certa: sempre podem pedir um plus de felicidade e afeto! Preparados para anotar os rituais mais populares?

White Valley Film
White Valley Film

1. Um outfit novo

Esqueçam os fatos e os vestidos de noiva rendados por um momento e enfoquem-se nesta tarefa: conseguir uma peça nova para estrear esta noite! Reza a tradição que, para evitar os desalentos, nesta noite não se devem usar roupas velhas, rotas, descosidas ou sem botões

2. Roupa interior azul

Esta é, muito provavelmente, a tradição de ano novo mais popular de todas. Para que 2020 esteja recheado de boas energias, usar roupa interior azul durante as doze badaladas é mais que obrigatório. No entanto, também existem outras versões desta tradição: para atrair o amor, a roupa interior deve ser vermelha; para atrair o bem-estar e o dinheiro, em tons esverdeados.  

3. Lençóis novos

Embora não se trate de uma tradição muito popular, existem muitos portugueses que colocam lençóis novos nas suas camas para atrair o amor e a paixão no novo ano. Quanto à cor não há consenso, mas podemos seguir uma lógica semelhante à da roupa interior: azul para a boa sorte, vermelha para atrair o amor e branca para um ano de paz e harmonia. 

Feel Creations - Photo & Film
Feel Creations - Photo & Film

4. A casinha toda limpa

Para atrair a sorte e começar o ano com o pé direito, a tradição manda dar uma limpeza exaustiva à casa - começando, idealmente, pela cave ou sótão. Terminada a limpeza, não deve haver nenhum vestígio de lixo na casa. 

5. Dinheiro à mão

Para os que querem ter um ano sem preocupações económicas - e talvez assim apostar num bolo de casamento original ou num vestido de noiva Rosa Clará - este ritual é imperdível. É muito simples: perto da meia-noite, só há que colocar uma nota/moeda no sapato, no bolso ou na mão. 

6. Fazer barulho com as panelas

A tradição dita que, ao toque das doze badaladas, se utilizem todas as panelas e louças da casa para fazer o máximo de barulho possível. Sabem porquê? De acordo com a tradição pagã - que é, atualmente, mais forte no sul do país - esta é a forma mais eficaz de afugentar as más energias do ano anterior! 

Ricardo Catarro Photography
Ricardo Catarro Photography

7. Saltar com o pé direito

De um escadote, banco, cadeira... é indiferente! A ideia aqui é muito simples: entrar no novo ano com o pé direito e assim atrair a melhor das sortes! Como alternativa, também se pode pular três vezes com o pé direito à meia-noite - idealmente com um copo de champanhe bem cheio!

8. Comer as 12 passas

Esta tradição, que teve em origem em Madrid no século XIX, é a mais celebrada no nosso país. Já sabem como funciona, não é? À meia-noite, a tradição manda comer 12 passas durante as 12 badaladas, acompanhando-as com desejos para o ano vindouro. Um anel de compromisso, uma lua de mel de sonho, saúde, dinheiro, trabalho... todos os pedidos são válidos neste momento mágico! 

9. Um beijo apaixonado!

Isso mesmo! Embora ninguém saiba ao certo de onde surgiu esta tradição, a verdade é que, para atrair a sorte e o amor, nada como dar um beijo apaixonado à pessoa que se ama! Muito mais fácil - e apetecível! - que limpar a casa ou comer doze passas, não é?

NJmattos
NJmattos

10. Tomar o primeiro banho no mar

Já em 2020 - ou seja, no dia 1 de janeiro - são muitos os portugueses que se lançam sem medo ao oceano para o primeiro banho do ano. Segundo reza a tradição, este ritual serve para purificar o espírito e garantir uma saúde de ferro durante os próximos 365 dias. Quem se atreve...? 

Ricardo Catarro Photography
Ricardo Catarro Photography

O bolo de casamento, a animação, os pormenores da decoração e os vestidos de cerimónia... sim, vão ter imenso trabalho nos próximos meses! Como tal, é sempre boa ideia pedir uma dose extra de saúde, sorte e amor! Costumam aderir a esta tipo de rituais? Quais são os que vão realizar para este ano novo?