Um dos momentos mais sonhados e esperados pela maioria das mulheres é o do pedido de casamento. Depois desse momento de sonho vem a tradição mais esperada: receber o anel de noivado. Mas, e se as coisas não acontecem exatamente assim? Muitas vezes os casais, depois de já estarem há algum tempo juntos e quando querem avançar para o seguinte passo, decidem casar espontaneamente. E esta decisão tanto pode surgir numa conversa normal, como qualquer outra decisão sobre a vida. Nesse caso, os noivos começam a enviar os convites de casamento de imediato e escolher os restantes detalhes e preparativos da boda, como a decoração e a escolha do seu bolo de casamento.

Anel de noivado

Quando o casal decide dar o nó sem que tenha sido feito o pedido oficial, não significa que este pedido não possa ser feito mais tarde, com direito a anel de compromisso e tudo. Nesta versão, a noiva pode até ajudar a escolher o design do seu próprio anel, saber onde foi comprado e qual o preço do anel de noivado.
Para este casal, o pedido – ou seja, o momento que torna oficial a decisão de se casarem - representa apenas uma formalidade, pensada de forma mais rápida e prática do que caso estivessem a falar sobre isso durante meses ou até anos.

Datas especiais

Quando o casal pretende casar num dia especial, como o aniversário de um dos dois ou o aniversário de namoro, existe uma boa razão para começarem a adiantar os preparativos antes que seja feito o pedido.

O “teu” vestido

Durante anos andaste a sonhar com o vestido de noiva e, de repente, encontra-lo! Sabem aquelas vezes em que nós vemos uma peça de roupa, uns sapatos ou até outro qualquer produto e decidimos que o queremos e que tem de ser nosso? Pois isso também pode acontecer com o teu vestido de noiva. Aliás, se acontecer, devemos dizer-te que tens muita sorte pois, para muitas mulheres, é muito difícil encontrar “o” vestido. Caso encontres o teu, deves aproveitar para comprá-lo, mesmo que o pedido de casamento ainda não tenha sido feito.

Uma boa ideia

Começar a preparar o casamento antes de ter o anel de noivado na mão pode até ser uma boa ideia, pois organizar um casamento pode ser uma verdadeira prova ao vosso amor. Haverá muito stress, muitos contactos a fazer, negociações, cedências... por isso, é possível que vocês discordem em algumas coisas e que possam até discutir.

Deste modo, podem também avaliar se preferem ter um noivado curto ou mais longo. Há casais que são noivos durante anos e que demoram imenso tempo a preparar a boda. Por outro lado, há outros que, assim que decidem casar, o fazem em apenas alguns meses. Por isso saibam que não há uma forma certa e uma errada de fazer as coisas, e isso também se aplica ao casamento!

Uma das vantagens é a gestão de tempo, ou seja, quanto mais rápido começarem a preparar as lembrancinhas de casamento, menos stress vão ter na época perto do grande dia. Se por exemplo, decidiram ser vocês a fazer os convites de casamento podem começar a tratar disso com tempo.
Seja o que for que escolherem - fazer o pedido com o respetivo anel ou começar a preparar o casamento sem o pedido oficial – o essencial é que tudo faça sentido para ti e para o teu noivo.