Ritmos & Reflexos
Ritmos & Reflexos

Depois de toda a azáfama da organização do casamento, do próprio dia e da lua-de-mel, algumas mulheres sofrem uma tristeza, que não está reconhecida e à que se chama de depressão pós-casamento.

Muitas noivas passam um ano ou mais a preparar todos os pormenores que têm a ver com o seu casamento. Durante esse tempo, muitas vezes é a única coisa em que pensam em todos os momentos do dia e quando tudo isto se acaba, sentem um grande vazio, que têm demasiado tempo livre e que não sabem o que fazer com ele. Para saberes se és vítima deste tipo de pressão, lê os seguintes sinais:

  • Sentes uma apatia generalizada, pela tua vida quotidiana, o teu trabalho e mesmo pelas coisas que antes te davam prazer fazer no teu tempo livre. 
  • Dás-te conta que já não és o centro das atenções nas reuniões familiares ou entre amigas e isso deixa-te triste ou mesmo chateada. Depois de ter passado o teu casamento e a tua lua-de-mel, as pessoas voltam a falar de outras coisas e o foco de atenção dirige-se a outras pessoas. 
  • Se não vivias com o teu noivo antes do casamento, este pode ser o momento em que começas a ver alguns problemas na convivência. Se já vivias com ele, pode ser uma fase em que sintas pouca paciência para algumas coisas que ele faça e não te agrade. 

Sentes-te identificada com alguns ou todos os pontos? Tem calma, também podemos dar alguns conselhos para solucionar o problema.

O fundamental é ir sempre falando com o teu companheiro, sobre tudo o que estás a sentir. Ele pode ajudar-te, aconselhar-te, falar contigo, fazerem planos para fazerem coisas que te possam motivar. E não há nada mais reconfortante que sermos entendidos e escutados por quem amamos. Isto também se aplica às amigas e à família.

Valoriza de novo o teu tempo e reaprende a usá-lo. Passaste tanto tempo a peparar o teu casamento, mas também a preparar-te e a tratar bem de ti, pois não deixes de o fazer, mas agora fá-lo por ti.

Se nenhum destes conselhos te fizer melhorar, nesse caso, aconselhamos-te a que consultes um profissional.