My Frame

Os locais mais comuns para realizar casamentos são as igrejas ou as célebres quintas e hotéis, que se dedicam unicamente a este propósito. No entanto, neste campo existem muitas opções, e a o limite é a vossa própria imaginação no que toca a onde querem celebrar a boda. Primeiro que tudo, avaliem o vosso estilo e gostos pessoais. Não só vai ajudar-te a ter já uma ideia de modelo que queres para o teu vestido de noiva, como vai ajudar-vos a escolher o melhor sítio, aquele que espelha melhor a vossa personalidade. Depois disso, conseguirão certamente excluir alguns locais da vossa lista. Por exemplo, se levas um penteado de noiva mais arranjado e uns sapatos de salto alto, talvez a praia não seja o local ideal.

Mas se, por outro lado, querem um casamento de estilo boho, com muitos DIY e até estão a pensar fazer vocês próprios os convites de casamento, esqueçam um hotel ou um espaço no meio da cidade e escolham um bosque ou um espaço amplo na natureza. De seguida, pensem noutro ponto importante, que vai pesar bastante na decisão final: o orçamento. Hoje falamo-vos de 3 locais com ambientes muito distintos, para que possam escolher o que melhor se adequa ao vosso estilo e, a partir daí, limitar as possibilidades. E quer seja um casamento religioso ou uma cerimónia civil, tudo é possível. No primeiro caso, basta encontrar uma igreja perto e, no segundo, podem realizar a cerimónia nesse mesmo local!

Praia

Um casamento na praia faz parte do imaginário de quase todos nós e é o perfeito ambiente romântico dos finais felizes dos filmes. Se o vosso desejo é casar neste cenário, têm de ter em conta, primeiro que tudo, o clima. O final da primavera e o início do verão – quando já não se sente aquele calor abrasador mas ainda não há frio – é a altura ideal para celebrar a vossa cerimónia. Desta forma, não se tornará incómodo nem para as crianças nem para os convidados com mais idade, e as convidadas poderão levar os seus vestidos de cerimónia curtos sem receio de ter frio.

RicardoMarta photography

Quanto ao copo-de-água, podem decidir fazê-lo diretamente na praia, ou num restaurante. Caso decorra na praia, o ideal é que a refeição seja tipo buffet, pois não se pode fazer refeição sentados em mesas. Procurem ter assentos confortáveis, tipo puffs ou sofás e não se esqueçam de abusar das estruturas de sombra e zona chill out. A comida deve ser leve e fresca e devem ter muitas opções de bebidas geladas. Ao fazer o convite de casamento, não se esqueçam de mencionar o dress code, pois nem todas as roupas se adaptam ou são confortáveis para um ambiente de praia. O melhor para as convidadas é não usarem vestidos de gala compridos.

Ambiente rústico

Este acaba por ser o ambiente mais comum nos casamentos, pois a maioria das pessoas realiza o copo-de-água numa quinta. E enquanto umas quintas podem ter um estilo bastante normal, até urbano ou citadino, outras possuem um ambiente mais rural, onde a decoração pode ter vários estilos, desde totalmente em comunhão com a natureza, passando por vintage e chegando a um estilo shabby chic. Nestes ambientes, o ideal é que a refeição seja servida com os convidados sentados em mesas e, para combinar com o espaço e o ambiente, a noiva pode optar por um vestido de noiva com renda e um penteado boho.

Helena Tomás Photography

Cidade

Os casamentos nas cidades são normalmente celebrados em hotéis ou salões de festas - os locais ideais para os casais mais citadinos e urbanos. Neste caso, a decoração pode ser feita inteiramente ao vosso gosto e com as cores e materiais que desejarem. E embora o ambiente mais formal possa parecer restritivo, a verdade é que também tem as suas vantagens. Neste caso, não terão de se preocupar com imprevistos de clima e, no final da festa, os convidados podem mesmo ficar hospedados no hotel. No dia seguinte, que tal organizar um brunch entre todos?

Páteo Alfacinha

À parte destas sugestões, que talvez até sejam as mais normais e conhecidas, se vocês pretendem casar num local diferente, como um bar, numa casa, no topo de um edifício, num cinema ou outro qualquer local fora do comum, é tudo uma questão de contactarem com os proprietários e colocarem toda a informação no convite de casamento original. Sejam originais, mas, sobretudo, mantenham-se dentro do vosso estilo enquanto surpreendem todos os convidados! Para além das lembrancinhas de casamento, vão adorar as memórias que criaram nesse dia.