Miguel Cunha Fotografia

Com o anel de noivado no dedo e mil ideias a pairar na cabeça, eis que surge a primeira grande dúvida: onde é que devemos celebrar o nosso copo de água? É verdade, caros noivos... antes de tratar dos convites de casamento e de começar a sondar lojas de vestidos de noiva, é importantíssimo que definam este ponto. Para os casais portugueses, existem três sítios que nunca saem de moda: a praia, a cidade e as quintas no campo. Cada um destes locais pode ser personalizado ao vosso estilo, mas existem algumas características que devem ser consideradas antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo, se querem um casamento elegante, onde os sapatos altos e os trajes sejam um must, talvez a praia não seja o cenário indicado... Do mesmo modo, se adoram a tendência industrial chic, os ambientes campestres e rústicos das quintas não são os mais apropriados...

Tomem nota das principais vantagens e desvantagens de casa local e descubram aquele com que mais se identificam! 

My Fancy Wedding

1. À beira-mar

Um casamento na praia faz parte do imaginário de quase todos nós. Afinal, quem é que não gostava de cortar o seu bolo de casamento original com os pézinhos na areia, enquanto o sol se põe no oceano? Com mais de 900 km de costa, Portugal é o paraíso dos casais que querem celebrar o seu copo de água à beira-mar, numa atmosfera relaxada e colorida. 

  • Vantagens: céu azul, mar, areia fina e um pôr do sol extremamente romântico... casar à beira-mar é um verdadeiro privilégio! Mas não é apenas o entorno natural que merece ser destacado... Realizar um copo de água na praia é sinónimo de descontração, liberdade e roupas despojadas. Por isso, se querem dizer às vossas convidadas que deixem os vestidos de gama compridos e os saltos altos em casa, esta é a oportunidade perfeita! 
  • Desvantagens: a maior desvantagem de casar na praia prende-se com as condições meteorológicas. O vento pode destruir a decoração e desmanchar o penteado apanhado da noiva, o calor excessivo pode arruinar a maquilhagem e maioria dos canapés, e a chuva pode fazer uma aparição caótica a qualquer momento... 

Rita Santana Photography

2. Numa quinta romântica

Para a maioria dos noivos, celebrar o seu dia C numa quinta é um sonho! E, como o verão é a estação predileta dos casais portugueses, a oportunidade de fazer uma refeição ao ar livre, rodeados de árvores, flores e ar puro, é um verdadeiro objetivo a cumprir. Mas atenção: as quintas também são perfeitas para casamentos no inverno! Seja num tenda transparente, de onde podem apreciar a chuva e a neblina, ou num espaço interior acolhedor, as quintas podem oferecer-vos o estilo campestre indoors que ambicionam. 

  • Vantagens: luz natural, cenários românticos, decoração rústica... Quer optem por celebrar o copo de água ao ar livre ou num salão interior, não restam dúvidas de que conseguirão um ambiente maravilhoso! Para além disso, as quintas costumam ser bastante versáteis no que diz respeito à decoração dos espaços, podendo personalizar ao máximo os espaços. 
  • Desvantagens: muitos convidados podem ter problemas em aceder à quinta, dado que estas geralmente se encontram "perdidas" no meio do campo... Para além disso, tal como acontece nos hotéis, muitas quintas oferecem um pack de serviços fechados (catering, fotógrafo, etc), o que pode ser visto como uma limitação. 

Fotolider

3. Num hotel citadino

Os casamentos nas cidades são normalmente celebrados em hotéis ou salões de festas - os locais ideais para os casais mais citadinos e modernos. Dependendo do estilo do hotel, podem conseguir um ambiente mais requintado ou moderno, como nos sugere a tendência industrial chic. Para além disso, os hotéis já contam com alguma experiência na organização de eventos, o que pode facilitar - e muito! - o planeamento do vosso copo de água. 

  • Vantagens: mais prático é impossível! Se fizeram convites de casamento para amigos e parentes que vivem longe, realizar o copo de água num hotel vai fazer com que ninguém se tenha de preocupar com os deslocamentos ou a hospedagem. Deste modo, a festa pode ser prolongada pela noite dentro, com as luzinhas coloridas da cidade como background... 
  • Desvantagens: os hotéis costumam oferecer pacotes de serviços fechados, o que faz com que os noivos não possam personalizar todos os elementos. Do mesmo modo, a personalização da decoração é algo limitada, o que pode representar uma desvantagem para os casais que sonham com um dia C totalmente adaptado à sua personalidade. 

Hotel Mundial Lisboa

Já sabem que, à parte destas sugestões, existem muitos outros locais onde podem realizar o vosso grande dia: na vossa própria casa, num barco ou até num castelo... O importante é que vocês se sintam identificados com o local e que este possa responder a todas as vossas necessidades. O dia em que trocam as alianças de casamento tem de ser inesquecível, por isso não deixem de considerar todos os fatores antes de tomar qualquer decisão.