Edgar Leal - NSC

Se pretendes que o teu casamento tenha um ambiente rústico, o primeiro passo será escolher um local que se adeque a essa intenção. Por outro lado, é provável que escolhas um vestido de noiva que combine com esse mesmo espaço. E talvez até tenhas falado com a tua cabeleireira sobre um penteado simples para o casamento, de modo que se mantenha um certo ar descontraído não só no espaço, como na tua própria figura. Lembra-te de avisar os teus convidados das tuas ideias, para que não se sintam deslocados. Talvez o melhor seja dares algumas indicações nos convites de casamento que, mesmo não sendo muito diretas, podem dar uns traços gerais sobre o estilo de festa a que vão assistir.

Mesas para momentos especiais

Decorar o espaço do copo-de-água envolve muito trabalho, imaginação e dedicação. À partida, o melhor material para as mesas será a madeira: por ser o mais natural, o mais tradicional e, provavelmente, um dos mais práticos e que permite maior número de combinações.

Além das mesas que vais ter para os teus comensais, podes ter uma apenas para o bolo de casamento original - como um tronco de árvore ou uma secção de madeira, em que sejam visíveis os veios. Só este pormenor já é imponente o suficiente para a solenidade do momento.

Edgar Leal - NSC

Estilo rústico na decoração

Usar mesas antigas é uma excelente opção, e nem sequer precisam de ser todas iguais. Vais conseguir um efeito simplesmente espetacular se combinares várias mesas com formas e até estilos um pouco distintos. Se quiseres manter uma certa uniformidade podes, por exemplo, usar sempre o mesmo estilo de cadeiras, o que não impede que umas sejam de madeira natural, outras pintadas de branco e outras com algum tratamento que lhes confira um aspeto envelhecido.

Edgar Leal - NSC

Sem esquecer as tendências

Grandes mesas retangulares são as que, neste momento, estão a marcar tendência e que têm igualmente este efeito rústico, especialmente se conseguires algumas mais pesadas. No caso do teu casamento não ter muitos convidados, podes usar apenas uma ou duas destas mesas, sendo que vão parecer uma verdadeira família!

Para um casamento assim dispensam-se vestidos de gala compridos ou fraques, sendo que se espera de todos um dress code mais relaxado e informal. Assim, não tens de te preocupar tanto com o espaço que há entre os convidados pois, provavelmente, os seus trajes não serão tão volumosos.

RicardoMarta photography

O contraste mais romântico

Vais levar um vestido de noiva com renda? Podes usar motivos rendados semelhantes para a decoração das mesas. O contraste entre o branco da renda e os tons castanhos ou bege das mesas é magnífico e condiz perfeitamente com o estilo shabby chic que pretendes para o vosso casamento. O uso de tecidos como a serapilheira para os corre mesas ou centros de mesa é igualmente acertado.

Soft Box

O potencial de cada elemento

Para teres uma certa continuidade nos vários elementos do teu casamento, podes usar estes mesmos materiais para envolver ou compor as prendas de casamento que fores oferecer aos teus convidados. Este estilo de mobiliário possibilita uma série de combinações diferentes, quer a nível dos centros de mesa e decoração das mesmas, como também em relação aos outros móveis que se utilizam.

Por exemplo, podes utilizar grandes pipas como mesas de apoio, estantes antigas como mesas de doces ou expositor de bebidas, cavaletes como placard de mesas… Toda uma série de composições que vão tornar o espaço do teu copo-de-água muito ameno e acolhedor... e este efeito pode ser ainda mais realçado com o uso de velas e luzes.

Edgar Leal - NSC

Qual vai ser o estilo de fundo na decoração do teu salão e o tema do teu casamento? Vais pedir às tuas convidadas que levem um certo estilo de vestidos de cerimónia ou preferes deixar a escolha ao critério de cada um? E já decidiste quais as lembrancinhas de casamento que lhes vais oferecer? Conta-nos quais são as tuas ideias!