The Chronicles
The Chronicles

É um dia único e inesquecível, cheio de recordações que vão ficar para sempre na memória de todos. O momento em que vestes o teu vestido de noiva, o sim no altar e a troca das vossas alianças de casamento, o copo-de-água, o corte do vosso bolo de casamento e todo o carinho que irão receber dos convidados no vosso dia será inexplicável. Por tudo isto, merecem o melhor do mundo e que lhes proporcionem, também a eles, um dia cheio de emoções fortes e detalhes que façam toda a diferença. Um deles, sem dúvida, é optarem por ter uma mesa de café para que possam ir recuperando energias durante e depois do baile.

As mesas de café são também uma das novas tendências dos casamentos da atualidade, pelos mais variados motivos. Dão um charme extra a este momento do casamento, ao mesmo tempo que reconfortam qualquer um antes de abandonar a festa. Também aqui, podem apostar por uma decoração personalizada, e de acordo com o restante ambiente que escolheram ter no vosso dia. Temos algumas dicas, inspirem-se!

Apostem tudo na decoração

A mesa de café deve estar perto da zona da pista ou à saída da festa. Se decidiram ter umas prendas de casamento originais e deixá-las também à saída para os convidados levarem, estas podem estar junto à vossa mesa de café. Nesta linha, apostem numa decoração personalizada também para este recanto do vosso dia.

Dependendo do vosso orçamento, podem incluir ou não foodtrucks com comida e bebidas quentes, onde poderão entrar chocolates quentes, cafés, chás, licores para os mais fortes, mini hot dogs e hambúrgueres, crepes, bolinhos e até opções vegetarianas. Usem e abusem das luzinhas, que criam sempre um charme único, apostem em decoração dentro do mesmo estilo e cores de todo o casamento e deixem mensagens personalizadas para os convidados. Quanto mais personalizada e autêntica, melhor!

Curifoto
Curifoto

Criem um espaço acolhedor  

Seja ao ar livre ou não, o espaço onde decidam colocar a mesa de café deve ser acolhedor. Este deve ser um espaço com bancos, cadeiras, puffs ou sofás, para que os convidados – e sobretudo as convidadas com os vestidos de gala compridos mais justos e os saltos mais pontiagudos – possam relaxar antes de abandonarem a festa. A iluminação também é fundamental, e deve ser cálida e acolhedora. Luzinhas, velas, lanternas no chão ou suspensas podem dar um charme extra a este momento do vosso dia.

Um café delicioso...para o fim da festa  

Depois de pensarem numa decoração perfeita e no local ideal para colocarem a vossa mesa de café, não podem deixar de pensar em algo fundamental: o café que querem servir. Que tal apostarem em café gourmet – ou em vários tipos de café e descafeinado – para que os convidados escolham o que mais gostarem. Para acompanhar, podem colocar pequenas fatias do vosso bolo de casamento original, para os que não conseguiram provar no momento em que foi servido. Principalmente se o casamento durar até altas horas da madrugada, um café forte antes de irem descansar ajuda a curar a bebedeira e aligeirará a ressaca do dia seguinte.

Valery Zonov
Valery Zonov

Outras opções de bebidas quentes e frias  

A diversidade pode ser a chave do sucesso da vossa mesa de café. Além de apostarem no café como bebida principal, incluam outras opções para os vossos convidados. Chás quentes e frios, uma cascata de chocolate quente com morangos, água com gás, águas com sabores, sumos naturais e até licores, para os mais corajosos. O momento do baile é um dos mais divertidos do casamento e até as convidadas com os vestidos de cerimónia curtos irão desinibir-se neste momento que é só vosso. Por isso, de certeza que, no final, irão querer beber algo para recuperar forças. Que não lhes faltem opções!

Daniel Rebordão - Fotografia
Daniel Rebordão - Fotografia

Que não faltem os acompanhamentos

Tal como as bebidas, que não falte a variedade de comida no vosso dia. No fim de uma noite de copos, os gostos dividem-se. Alguns apostam nos doces, outros nos salgados, e há ainda quem prefira apenas água. Por isso, preparem mini salgados e alguns doces para acompanhar com o café. Será um momento excelente para recordarem alguns momentos do vosso dia, onde de certeza se incluirão o momento da troca dos vossos anéis de compromisso, a entrada no copo-de-água, a primeira dança, entre outros.

O momento certo para servir

Entre tanta comida e bebida, é importante que os convidados dêem o devido valor à mesa do café. Por isso, montem a mesa apenas a meio da festa, quando alguns começam a abandonar o local. A mesa de café terá mais destaque no final da festa, quando a música terminar, assim que orientem tudo para montar a mesa só neste momento. Isto também será bom para que todos possam respirar um pouco entre comidas.

Hugo Neves, Criando Imagens fotografia
Hugo Neves, Criando Imagens fotografia

Criando a harmonia perfeita, e escolhendo as bebidas e snacks certos, a mesa de café do vosso dia será um êxito garantido. Depois de escolherem os vossos convites de casamento e pensares em detalhes como o teu penteado de noiva ou acessórios, pensa também nestes pequenos detalhes que farão toda a diferença no vosso dia. Os vossos convidados irão adorar a ideia!