Queridos noivos: há inúmeras formas de se destacarem no dia C, mesmo que não usem um vestido de noiva. Um boutonnière diferente, um blazer decorado a preceito, aqueles botões de punho especiais e, sem dúvida, as meias! Sim, hoje deixamos os penteados de noiva de lado para falar de um elemento que deixa muitos noivos com vontade de arriscar. Escolher meias coloridas, estampadas ou com alguma mensagem personalizada é uma tendência que não se cinge a eventos deste género, mas que melhor ocasião para marcar pela diferença do que o dia em que trocam o anel de noivado pelas alianças? Aqui deixamos algumas dicas para surpreender! 

Ana Teresa Miranda Fotografia
Ana Teresa Miranda Fotografia

1. Os primeiros passos

Novatos na onda das meias coloridas… a palavra de ordem é calma! Assim como as alianças de ouro branco não parecem as mais apropriadas para vocês se estão habituados a o dourado, também a tendência das meias coloridas pode ser um longo caminho a desbravar. Comecem pelo básico: cores sólidas, ainda que vibrantes, poucos ou nenhuns padrões e designs mais discretos. Com o tempo vais ver como te sentes muito mais à vontade a aventurar-te em motivos como riscas, bolinhas e padrão tartan! 

2. Sê criativo com as cores

Usar meias do tom das calças – mesmo que contenham algum tipo de estampado – alonga a silhueta e dá a ilusão de umas pernas mais longas. Porém, fazer o típico matchy-matchy deixou de ser um requerimento para passar a ser facultativo. O segredo é ser criativo com cores, padrões e texturas e, se não queres chegar ao extremo de combinar este acessório com as flores do bouquet ou do penteado apanhado da noiva, tenta ao máximo que haja um elo de ligação entre os vários elementos.

3. Dá um toque diferenciador

Se a ideia for calçar meias cheias de estampados ou cores fortes, o melhor é optar por um visual sóbrio. Seja qual for o estilo que procures alcançar – de uma só cor, vibrante ou clássico, com um toque de cor – combina as peças de forma a que apenas uma sobressaia no teu visual. Afinal, não vais querer ser um autêntico arco íris humano. Assim, outfits mais sóbrios pedem meias de cores vibrantes e, caso usem algumas cores claras, camisas estampadas ou tenham já apostado em acessórios, o melhor é escolher meias de uma cor sólida.

4. Um detalhe pessoal

Por muito criativo que seja esse acessório, ele é dispensável se não acrescentar nada à personalidade e estilo do noivo. Procura estampados com os quais te identifiques e usa este acessório a teu favor! Seja uma banda desenhada, alguma expressão que te caracterize, ou ilustrações que sejam a tua cara, lembra-te que as meias assumem também uma função de posicionamento.

5. Procura alternativas

Queres um elemento diferenciador no dia C, mas não queres quebrar o protocolo e usar um acessório colorido na cerimónia? Se te sentes abandonado nesta luta, o que podes fazer é comprar meias iguais para todos os padrinhos – independentemente da cor ou estilo do seu fato – para que joguem como uma equipa! Se, por outro lado, o casamento é verdadeiramente clássico, usa meias tradicionais durante a cerimónia e, no copo de água ou na altura de cortar o bolo de casamento original troca para umas mais divertidas!

6. Keep it classy

Na dúvida, nunca fujas a um estilo clássico! Seja um enlace boho, romântico ou vintage, todas as roupas e acessórios terão de ser adaptados e as meias não são exceção - independentemente de que se vejam muito ou não. Cores sóbrias como o azul, o verde ou o cinzento ficam sempre bem para combinar com o vestido de noiva simples e acessórios e, os padrões mais clássicos serão sempre uma escolha segura se não tiveres certezas acerca do que usar.

Cheio de vontade de inovar, mas ainda sem as ferramentas certas para o fazer? As meias são um toque discreto, mas impactante no look nupcial e, usar um modelo arrojado vai ditar um tom muito informal e divertido! Se estão na fase dos preparativos e de escolher o sabor do bolo de casamento, lembrem-se de eleger as melhores cores e padrões para este acessório! No final, uma boa ideia é oferecer pares de meias coloridas e com motivos divertidos como lembrancinhas de casamento às vossas damas de honor e padrinhos!