Maquilhagem e máscara são um duo imbatível… no pior sentido! Quem nunca aplicou maquilhagem de manhã para ser surpreendido ao final do dia com uma máscara completamente tingida? Seja maquilhagem em creme ou em pó, a pele acaba sempre por transpirar ao longo do dia e a maquilhagem por mover-se, o que resulta naquelas indesejáveis manchas, na base irregular e numa mistura pouco agradável para quem usa e para quem vê. Haverá alguma forma de prevenir um desastre na conjugação máscara vs maquilhagem? Sem dúvida! Mas preparemo-nos de antemão. Vamos por partes!

Primeiro passo: não passes o primer
Um bom primer disfarça imperfeições, sela a hidratação na pele, ajuda a base a aderir melhor, controla a oleosidade e melhora a textura geral das áreas onde aplicado. Aplica-o com a ajuda de uma esponja de maquilhagem na pele limpa e hidratada, concentrando-o nas áreas onde a maquilhagem mais tende a desaparecer – bochechas (alerta beijinhos!), queixo, em redor da boca e do nariz – espalhando o restante por todo o rosto. Dá uns minutos de pausa para absorção antes de passar ao próximo passo.

A base perfeita

Líquida e em pó, mas de longa duração. Escolhe uma base super mate e de grande durabilidade e aplica-a na zona inferior do rosto (afetada pela máscara). Uma base à prova de água, desenhada para durar horas, finalizada com uma base em pó ou um matificante de alta cobertura, vai impedir quaisquer fugas, mesmo sob luzes fortes, calor ou humidade. Embora o acabamento deva manter-se mate, escolhe uma base que se adapte ao teu tipo de pele. Hoje já podes encontrar imensa escolha no mercado, seja para peles secas ou envelhecidas, como mistas, sensíveis ou propensas a acne.

Spoon Eyes
Spoon Eyes

Batom mate

Mantem os teus lábios com produtos de textura mate, a menos que queiras mudar a máscara 15 vezes ao longo de uma tarde. Existem 0 probabilidades de o teu batom ou lápis de lábios transferir para debaixo do tecido caso uses produtos com este acabamento, que acabam por ser também os de maior duração.

It’s all about the eyes!

Capricha no olhar com a aplicação de pestanas individuais e sombras impactantes. Podes optar por um look minimalista ou escolher uma abordagem mais clássica, com recurso a eyeliner. Ah, e sem nunca esquecer as sobrancelhas, que devem estar arranjadas e esculpidas para equilibrar as feições do rosto. Afinal, são os pouquíssimos detalhes que não serão afetados pelo uso da máscara.

B_love
B_love

Bronzer, iluminador e blush

O trio perfeito e também aquele que mais pode sofrer com o uso prolongado de máscara. Ao assentar precisamente nas maçãs do rosto, próximo de onde todos estes produtos são aplicados, acaba por comprometer muito a sua durabilidade.

O segredo de um blush de longa duração é começar com um creme e passar depois a definir com uma textura em pó, pressionando a cor na pele com uma esponja húmida. Aplica o blush diretamente acima das maçãs do rosto, para um rubor natural, passando em direção à linha do cabelo. De seguida, sela com um blush em pó naquele pequeno ponto entre a maçã do rosto a cavidade da bochecha. Trata-se de um visual subtil que vai permitir que a cor apareça por baixo da máscara. Para um visual mais natural, escolhe um blush em tons taupe, que fique bem em todos os tons de pele.

Renato Ribeiro Photography
Renato Ribeiro Photography

Quanto ao iluminador, escolhe texturas em pó em vez de creme ou líquido. Não queres que seja a estrela do espetáculo ou que brilhe em demasia. Aplica-o em movimentos circulares na área mais “alta” da bochecha e no topo das têmporas, em direção à sobrancelha, para parecer que foste beijada pelo sol.

E não te esqueças, finaliza o look com um bom setting pray! Os produtos que usas para finalizar são decisivos na durabilidade da tua maquilhagem e ajudam a mantê-la intacta por muito mais tempo. Uma maquilhagem não é necessariamente 100% à prova de máscara, mas como podes ver, investir num bom passo a passo com produtos específicos e alterando um pouco a tua rotina fará com que a tua maquilhagem dure mais, sem esbater.