Casamentos

As melhores dicas para conseguires uma maquilhagem natural feita em casa

Optar por fazer a maquilhagem em casa no dia do casamento é mais fácil do que parece. Se tens o hábito de te maquilhar regularmente e queres fazê-lo no teu dia, temos a solução para ti. Segue estas dicas e arrasa no grande dia!

Cada noiva é única e escolhe viver momentos únicos no dia do seu casamento. Existem as que escolhem comprar o seu vestido de noiva, outras que procuram um atelier de costura e até as que decidem fazer o seu próprio vestido em casa. O mesmo se aplica ao penteado de noiva, ou mesmo ao estilo da decoração, já que há quem decida ter tudo feito e quem opte por fazer tudo até ao último detalhe. Isto porque, no dia em que os noivos trocam as suas alianças de casamento no altar, nada pode falhar e tudo deve ser pensado de acordo com a sua personalidade.

Se queres ter um dia personalizado até nos mais pequenos pormenores, e costumas maquilhar-te, que tal fazeres a tua própria maquilhagem de noiva em casa? Além de representar um momento muito especial – que pode ser vivido com as tuas damas de honor e, certamente, dará origem a umas fotos de casamento incríveis – é também um gasto extra que poupas. Se estás a pensar fazer tu mesma a tua make up de noiva, temos algumas dicas para ti, inspira-te e treina muito para que, no grande dia, nada possa correr mal!

Prepara bem a tua pele

A preparação da pele deve ser feita não só no dia do casamento, mas sim diariamente. É importante manteres hábitos de rotina diários, para que a tua pele se mantenha saudável, limpa e hidratada. Se queres fazer alguma limpeza de pele profunda antes do grande dia, fá-lo com algum tempo de antecedência – de dois a um mês de antecedência – para evitar qualquer contratempo no dia do casamento. Além disso, usa diariamente um tónico purificante, água micelar no caso se te maquilhares com frequência, e creme de dia e de noite. No próprio dia, limpa e hidrata muito bem a tua pele do rosto antes de qualquer coisa. Esta será a base que protegerá o teu rosto e o preparará para receber a maquilhagem. Muito importante, começa a maquilhagem sempre depois do penteado, quer optes por um penteado apanhado ou pelo cabelo solto.

Primeiro os olhos, depois a base

Uma vez que a pele esteja uniformizada, é momento de pegar nos pincéis, sombras, eyeliner e lápis e começar a definir e a maquilhar os olhos. É importante que comeces por aqui – ainda antes de colocares a base – porque haverá sempre pó ou resíduos de sombra que irão cair no rosto, que devem ser removidos antes de aplicares a base. Depois disso, opta sempre por uma base igual ou semelhante ao teu tom de pele, para que o aspeto seja o mais natural possível.  Por outro lado, deves maquilhar-te sempre antes de vestires o vestido – mesmo que seja um vestido de noiva com renda mais complicado de vestires sozinha – para evitar que este se suje durante o processo. Pede ajuda às tuas amigas ou à tua mãe para que te ajudem a vestir o vestido depois de estares devidamente maquilhada.

Como eliminar o brilho da pele

Existem algumas bases que deixam a pele brilhante e com um efeito pouco natural. A solução passa por utilizares um pó compacto, imprescindível para finalizar a aplicação da base no rosto. No entanto, e visto que a zona T é suscetível a ficar mais oleosa ao longo do dia – sobretudo se tens este tipo de pele – nada como usares um pó translucido, sem cor e que pode ser aplicado em qualquer tom de pele. Assim, manterás sempre o teu rosto perfeito e natural, principalmente se optares por um penteado de noiva de rabo de cavalo ou por um apanhado, onde o rosto estará ainda mais em evidencia.

Usa batom de longa duração

Independentemente do batom que escolheres, opta por um que seja de longa duração e que resista a tudo. Os batons com efeito mate são a tendência do momento, uniformizando os lábios na perfeição. Além disso, uns lábios em vermelho mate podem dar ainda mais destaque a um vestido de noiva simples, ou a um outfit de noiva natural. No entanto, e principalmente se adoras o estilo princesa, podes optar por usar um gloss brilhante. Seja qual for a tua escolha, certifica-se apenas da sua duração, para que não tenhas de o retocar com tanta frequência.

Escolhe (sempre) produtos à prova de água

Isto é o mais importante de tudo para o sucesso da tua make up caseira. Não adianta fazeres uma maquilhagem perfeita com os produtos errados. Por isso mesmo, e porque este é um dia carregado de emoções fortes, opta por produtos à prova de água. A maquilhagem da noiva deve ser sempre à prova de choro, principalmente a base, o eyeliner e o lápis que uses nos olhos. Não deixes este pequeno pormenor – mas que faz toda a diferença – ao acaso, para não esborratares o rosto no grande dia. Entre o momento do corte do bolo de casamento original ao baile, não faltará emoção e alguma ou outra lágrima.

Preparada para fazeres a tua maquilhagem em casa? Podes ver máscaras caseiras para hidratares bem o rosto nas semanas prévias ao casamento e treinar vários estilos de maquilhagem em casa nestes meses. Depois de teres pequenos detalhes como os convites de casamento ou o bolo de casamento escolhidos, dedica-te a ti e vai treinando a tua make up de noiva. Vais arrasar no grande dia! 

Outros artigos que lhe podem interessar