Pertence ao território do Equador este conjunto de 13 ilhas principais e dezenas de outras ilhotas, que se estendem ao longo do Oceano Pacífico, a cerca de mil quilómetros da costa da América do Sul. O destino perfeito para abraçarem depois de cortar o bolo de casamento respira natureza, biodiversidade e paisagens de sonho. As ilhas Galápagos são um pequeno paraíso, que é capaz de conquistar os casais e fazer parte dos seus planos logo após terem o anel de noivado. As paisagens naturais têm tanto de belo como de misterioso e, se já enviaram os convites de casamento e gostavam de saber mais sobre estas ilhas de sonho, não percam o artigo!

Um encontro com o paraíso

Nas ilhas Galápagos, a vida selvagem e o relevo esculpido pela atividade vulcânica são as principais atrações. Se a isto juntarem praias paradisíacas e um ritmo leve e pouco agitado de vida, que vos permite experimentar atividades como mergulho, snorkeling ou um simples passeio com o teu vestido de cerimónia curto, facilmente têm o cocktail perfeito para desfrutar a dois! O arquipélago de origem vulcânica, é formado treze ilhas maiores, seis ilhas menores, e dezenas de ilhotas e rochedos, que totalizam uma área terrestre de 8 010 km² distribuídas por uma enorme área oceânica. Foi nestas ilhas que Charles Darwin encontrou a chave para sustentar a célebre teoria da evolução das espécies e hoje, seja pelas maravilhosas espécies marítimas ou pelo legado de Darwin, as ilhas são um dos locais mais visitados em todo o Equador e integram um ecossistema classificado como Património da Humanidade.

Celebrar a biodiversidade

As iguanas, as tartarugas-gigantes, os leões marinhos e os albatrozes são algumas das espécies protegidas contra a ação do homem. Na ilha encontrarão também grutas, vulcões e praias cujo acesso turístico é limitado, de modo a preservar ao máximo cada ecossistema. Uma das maiores atrações – e particularidades – das Ilhas Galápagos é a diversidade da sua fauna e flora. Graças à grande distância que as separam do continente, estas ilhas praticamente não sofreram impacto nem do ser humano, nem nem dos predadores terrestres, o que proporcionou que a sua flora e fauna evoluíssem de forma extraordinária. Aqui poderão ver espécies únicas de animais, num equilíbrio perfeito se adoram história e beleza natural.

Quando ir?

As Ilhas Galápagos são um destino que pode ser visitado durante todo o ano, dependendo apenas das condições climáticas e da paisagem que preferirem encontrar. A época alta – entre meados de junho e o início de setembro – costuma ser a favorita dos turistas para visitar, por isso reservem com imensa antecedência se decidirem pedir a lua de mel como prenda de casamento. De dezembro a maio decorre a temporada das chuvas, que devem privilegiar se adoram praticar atividades aquáticas, tendo em conta que a temperatura é, por norma, mais elevada neste período. Quando a chuva começa a diminuir – em março e abril – as Ilhas enchem-se de flores e cores vivas e a paisagem muda completamente! Mas se preferirem visitar este paraíso durante a temporada de seca (de junho a novembro), saibam que há várias correntes que trazem as águas frias do oceano à superfície e, com elas, uma enorme diversidade de peixes, plâncton e alimentos para as aves, sendo que é a melhor época para observar a vida marinha – mesmo que para isso tenham de enfrentar um mar gelado.

Como chegar?

Embora sejam frequentemente apelidadas de ilhas selvagens, nas Galápagos existem mais habitantes do que se seria de supor. Metade dos cerca de 30 mil residentes do arquipélago vivem na ilha de Santa Cruz – cuja principal cidade, Puerto Ayora, serve de ponto de partida para tudo. Embora a forma mais aconselhável de visitar estas Ilhas seja através de um cruzeiro de uma semana ou 15 dias, vocês podem partir, após trocarem alianças de casamento, e visitar apenas uma das ilhas – sendo que Santa Fé e Santa Cruz são as mais célebres. Para chegar, é necessário voar até Madrid e, de seguida, para Quito, no Equador, que fará a ligação para até às Ilhas.

A gastronomia

E porque nem só de passeios e paisagens surpreendentes se faz a vossa aventura, chega a hora de provar o que de melhor se produz nas Ilhas. A gastronomia nas Galápagos é fresca e abundante e o peixe e marisco fresco são especialidade obrigatória, com destaque para o ceviche, para o arroz de marisco e bacalhau, presenças obrigatórias no menu. Embora as sobremesas não surpreendam tanto como o vosso bolo de casamento original, os restaurantes típicos valem bem uma visita

Viajar até às Ilhas Galápagos é uma experiência inexplicável! Repleta de praias e paisagens paradisíacas, grutas, bosques e penhascos, é o destino perfeito se adoram a natureza e já escolheste o vestido de noiva certo para usar no exterior. O vosso grande dia vai ser planificado à medida e, para complementar tudo, nada como fazer esta viajem de sonho depois de entregar as lembrancinhas de casamento a todos os convidados!