Fazer os convites de casamento, organizar o seating plan, provar vários bolos de casamento e ainda escolher o vestido de noiva... São tantas as tarefas que têm entre mãos que mal podem esperar pela lua de mel! Para desconectar, maioria dos casais opta por um país tropical, onde existam praias paradisíacas, uma gastronomia deliciosa e hotéis luxuosos para relaxar... no entanto, são cada vez mais os recém-casados que optam por destinos off the beaten track, tais como a Turquia! Das mesquitas e bazares de Istambul à beleza incomparável da Capadócia, este contrastante país tem muito para oferecer. Se estão a ponderar passar a vossa lua de mel a explorar a Península da Anatólia, não percam as nossas sugestões: 

Istambul: uma cidade repleta de contrastes 

Agora que já enviaram os vossos convites de casamento personalizados, façam uma pequena pausa e deixem-se seduzir pelas maravilhas de Istambul... Esta cidade, que une de forma única a Europa e a Ásia, é um must para os casais aventureiros! Aqui, tradição e modernidade andam de mãos dadas, edificando paisagens cheias de personalidade e beleza inesperada. Se querem conhecer o lado mais histórico e apaixonante da cidade, dirijam-se a Sultanahmet. Aqui, não deixem de visitar a maravilhosa Mesquita Azul (cujo estilo otomano clássico não deixa ninguém indiferente), a Hagia Sophia (que já pertenceu a várias religiões) e a Basílica de Cisterna, construída na época bizantina. O Grand Bazar é outra das atrações imperdíveis, assim como o Bazar Egípcio, dedicado às especiarias. Finalmente, não deixem de dedicar um dia ao Palácio de Topkapi e o Palácio de Dolmabahçe, onde os salões luxuosos e os jardins vão deixar-vos boquiabertos.

Na zona mais moderna da cidade ("lado europeu"), encontrarão imensas lojas e restaurantes, sobretudo nas ruas que circulam a Torre de Gálata (outro dos grandes símbolos de Istambul). Não deixem também de visitar a famosíssima rua Istikla, onde encontrarão o típico elétrico vermelho e muitas lojas modernas. Aqui, também destacamos o bar 360º Istambul, de onde poderão desfrutar das melhores vistas da cidade e beber um delicioso cocktail. Existe melhor prenda de casamento

Repartir

Pamukkale: piscinas de água termal 

Na costa oeste da Turquia encontrarão uma das atrações mais maravilhosas do país: as piscinas de Pamukkale! Este local - que significa, literalmente, "castelo de algodão" - foi declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988 tornando-se, desde então, num dos destinos mais populares e surpreendentes da Turquia. A pouco mais de 600 km de Istambul, Pamukkale possui cerca de 2700 metros de comprimento e 160 de altura, com bacias de água cuja temperatura média ronda os 35ºC. No entanto, o acesso a estas piscinas termais de origem calcária é restrito, sendo apenas permitido colocar os pés dentro de água (os banhos estão proibidos, de forma a conservar o patrimônio natural). 

Bodrum: um paraíso no litoral

Bodrum, localizada no sudoeste da Turquia, é conhecida pelas suas casinhas brancas e animada vida noturna. Para além disso, a cidade também alberga o famosíssimo Mausoléu de Halicarnasso, construído entre 353 3 350 a.C por arquitetos gregos, e o Castelo de São Pedro de Halicarnasso, edificado em 1420. Para os que querem relaxar e desfrutar da animada noite turca (e voltar a usar um vestido de cerimónia curto), Bodrum é um verdadeiro paraíso! Com lojinhas, restaurantes e bares a perder de vista (sobretudo na avenida Cumhuriyet Caddesi), esta cidade é uma paragem obrigatória para os que querem desfrutar da estação quente nas orlas do mar Egeu. 

Capadócia: palavras para quê? 

Para os casais que querem celebrar as alianças de casamento em grande estilo, a Capadócia é o destino ideal! Localizada na Anatólia Central (a 700 km de Istambul), esta região de origem vulcânica é uma das maiores atrações da Turquia. Vales repletos de cor e formações rochosas, cidades subterrâneas, castelos, cavernas, e pinturas seculares... as atrações são tantas - e tão formidáveis! - que é impossível resistir à ideia de passar pelo menos três dias nesta região... e claro, fazer um passeio de balão de ar quente! Para além de Göreme, Kayamakli e Derinkuyu, não deixem de visitar o Vale do Amor, o Vale dos Pássaros e a misteriosa Catedral Selime, que vos vai fazer sentir como uma formiga! 

clickviaja, Feira

Agora que estão prestes a trocar o anel de noivado pelas alianças, não deixem de incluir a Turquia na vossa lista de destinos para a lua de mel! Afinal, existe melhor presente de casamento que uma viagem repleta de aventura, beleza natural, história e cultura?