Depois da escolha minuciosa do tecido natural do vestido de noiva, de papel reciclado para os convites de casamento ou das lembrancinhas de casamento caseiras e DIY, eis que chega o momento de escolher um destino para a lua de mel que vá de encontro à ideologia do casal. Se vocês amam a natureza e se consideram fiéis à filosofia eco-friendly, a Costa Rica é o vosso destino, já que oferece 58 micro climas diferentes, 2.000 espécies de árvores, selvas tropicais, praias paradisíacas - das Caraíbas e do Pacífico -, e infinitas espécies de orquídeas e borboletas! A pensar nos mais aventureiros, selecionamos 8 roteiros imperdíveis. Inspirem-se: 

1.  Selva: uma aventura imperdível

Esta é uma proposta para superar limites e para vos levar ao extremo da adrenalina, algo muito parecido ao que viveram exatamente no momento em que trocaram as vossas alianças de casamento. Afinal, a curiosidade pelo desconhecido - com a confiança de que tudo irá correr bem - está presente tanto no inicio da vida de casados como numa incursão à selva. Portanto, se querem explorar a natureza no seu estado mais puro, a Costa Rica vai dar-vos essa oportunidade! Em Pecuare – um local rodeado por uma exuberante selva tropical – encontrarão um dos ecolodges mais incríveis do planeta, onde poderão desfrutar de um entorno natural único, rico em biodiversidade e 100% ecológico. Esqueçam os fatos e os vestidos de cerimónia curtos; aqui só vão precisar de roupa confortável e prática, sobretudo se querem experimentar algumas das atividades radicais de Pecuare. 

2.  Canopy no Bosque Nuboso de Monteverde

O canopy é uma das práticas mais conhecidas na Costa Rica. Por isso, se querem atravessar paisagens de cortar a respiração e apreciar os bosques mais bonitos do nosso planeta, não deixem de marcar alguma canopy tour durante a vossa estadia! Na reserva biológica do Bosque Nuboso de Monteverde podem contemplar uma natureza virgem sobre estas espetaculares pontes suspensas e apreciar como as nuvens baixas naturalmente atravessam o topo das árvores. Outro roteiro de canopy que podem fazer é a visita ao Vulcão Arenal, que tem uma extensão de 3 quilómetros numa paisagem imperdível. Vai ser um momento de pura introspecção, perfeito para recordar a felicidade do vosso dia e os momentos mais emblemáticos, como a cerimónia ou o corte do bolo de casamento original

3.  Um mergulho na cascata La Fortuna

Depois de uma visita ao Parque Nacional Vulcão Arenal, que tal uma atividade com ainda com mais adrenalina? Os amantes de desportos de água irão amar fazer uma visita à cascata La Fortuna, que conta com mais de 70 metro de altura. Depois de descer 500 degraus, encontrarão uma verdadeira obra da natureza, protegida por um bosque denso e praticamente virgem. Aproveitem para dar vários mergulhos e sentir o poder da cascata, que vos recordará uma vez mais que a natureza vence a pegada humana neste local. Além disso, a sua localização permite-vos conhecer o Parque Natural La Paz, onde poderão apreciar o Vulcão Poás e outras cascatas naturais. Não cabem dúvidas de que as fotografias que tirarão neste lugar mágico serão únicas e ideais para juntarem ao vosso álbum!

ByTravel Setúbal

4.  Descobrir as ilhas mais remotas

A mais importante de todas as ilhas da Costa Rica é a Ilha do Coco, considerada Património da Humanidade. De facto, esta ilha representa um verdadeiro oásis para as espécies marinhas e deve constar como visita obrigatória no vosso roteiro de viagem. Perder-se por esta ilha é mais uma oportunidade para desfrutarem de imensas paisagens vulcânicas que se encontram tanto à superfície como submersas. Para passear pela ilha, recomendamos que façam trekking ou montanhismo, já que vos permitirá apreciar com tranquilidade a flora e fauna do local. 

5.  Praias a perder de vista

Preparem-se para verem de perto aquelas paisagens paradisíacas de areia fina branca e mar azul turquesa que parecem apenas existir na televisão...! Como país situado no mar das Caraíbas, tem, obviamente, praias maravilhosas e praticamente virgens, perfeitas para dias de desconexão e romance. São cerca de 300 entre elas, sendo as mais conhecidas a Praia de Santa Teresa e Praia do parque Nacional Manuel, em Puntarenas, a Praia Naranjo e Praia Avellana, em Guanacaste e Puerto Viejo, em Limón e perto do Parque Cahuita e da reserva indígena Talamanca.

Intemporal Odisseia

6.  Desfrutar da flora e fauna local

Há dois planos mágicos que podem fazer na Costa Rica. Aluguem uma lancha em algum ponto da costa de Guanacaste, em plena praia de Santa Teresa, por exemplo e partam até alto mar onde, com sorte, poderão ver golfinhos e tartarugas. Se são adeptos de snorkel, o espetáculo é maravilhosos e poderão apreciar as mais variadas espécies de peixes e corais. No final, contemplem juntos um fantástico por do sol, que vos irá fazer lembrar de momentos únicos que viveram ao longo dos últimos meses, desde a felicidade de receber os vossos convites de casamento personalizados à emoção de terem vivido um dia único na companhia das pessoas mais especiais para vocês.

Outro plano inesquecível? Juntamente com o Quertzal, o tucano é uma das aves típicas da Costa Rica e poderão ter contacto com esta espécie nos Jardines de La Paz, onde existe um centro de resgate e proteção de tucanos. Podem ver e inclusive tocar nas aves, alimentá-las e passar um momento único neste ambiente. Quase amestrados, não se assustem se, ao entrarem na reserva, um tucano voe e pouse no vosso ombro assim que entrarem. Sem dúvida, uma experiência que vale muito a pena!

Transalpino Viagens e Turismo

7.  Visitar uma tribo indígena

Na Costa Rica também podem contactar com culturas remotas e sem dúvida de que ter a oportunidade de visitar uma tribo indígena é uma experiência verdadeiramente gratificante. Podem saber mais sobre os seus projetos de reflorestação, caminhar pelos seus jardins botânicos cheios de plantas e ervas medicinais ou desfrutar de uma tradicional almoço e cerimónia Maleku. Passeiem ainda pelo local e apreciem a beleza das rãs de olhos vermelhos que estão nas imediações da povoação tribal. É importante levar calçado cómodo, assim como os acessórios indispensáveis para um penteado apanhado, fresco e prático.

8.  À descoberta de Tortuguero 

É um dos lugares mais remotos de Costa Rica, e o seu acesso faz-se navegando por lagos, canais e rios. Se são uns exploradores natos, também podem entrar em Tortuguero por algum caminho sinalizado. Uma vez ali, irão descobrir canais espetaculares como o Caño Palma, de águas escuras, Caño Harold ou o Caño Chiquero. Além disso, a travessia pelos canais de Tortuguero irá brindar-vos com o contacto com a biodiversidade do bosque tropical no seu estado mais húmido, com inúmeros pântanos e com mais de 400 espécies de árvores (que podem chegar até aos 50 metros de altura!)

Inspirados com este verdadeiro paraíso natural? A Costa Rica é, sem dúvida, um destino imperdível rico em paisagens, cultura e biodiversidade. Se já escolheram o fato do noivo, o penteado da noiva e outros pormenores como o bolo de casamento, chegou o momento de começar a planear a tão desejada lua de mel. Será uma viagem inesquecível!