PorTi - Personalizados
PorTi - Personalizados

Já enviaram os convites de casamento? A decoração está mais que definida? E o vestido de noiva, comprado? Se responderam afirmativamente a todas estas questões, é seguro presumir que já têm os preparativos bastante avançados. Mas será que já definiram como serão as lembrancinhas de casamento que presentearão aos convidados no fim da festa? Caso ainda tenham esta tarefa pendente, não deixem de tirar ideias das nossas três listas!

Quanto custam as lembrancinhas de casamento?

Em Portugal, estima-se que os noivas gastam entre 200 e 500 euros em convites de casamento originais e lembrancinhas. Contudo, estes importes podem ser bastante distintos, conforme o tipo de lembrança e número de convidados. Regra geral, os valores começam em 1€ por unidade - no caso de tratar-se de uma prenda simples, feita de papel ou materiais reciclados, por exemplo - e podem expandir-se até importes mais elevados, como 5€ por unidade - no caso das mantas, necessaires, bebidas alcoólicas ou peças de artesanato. Inspirem-se na nossa guia e descubram as melhores lembranças de casamento para cada budget

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Orçamento limitado

Por muito que consigam controlar os gastos, não há como negá-lo: os casamentos são caros. No entanto, se foram capazes de encontrar um vestido de noivas barato e lindíssimo, também vão conseguir obter umas lembrancinhas divertidas e originais para os vossos convidados. Anotem as nossas melhores propostas: 

  • Lembrancinhas DIY: se têm talento para as manualidades, comecem hoje mesmo a guardar garrafas de vidro, fracos de iogurte, rolhas e afins! Existem centenas de tutorials que vos ajudarão a conseguir umas lembranças originais, divertidas e com muita personalidade.
  • Papel & feltro: porta-chaves, pins, figuras de origami... Estas lembranças costumam ser bastante económicas e amorosas.
  • Bolsinhas especiais: com gomas, pétalas aromatizadas, sementes... as bolsinhas podem ser feitas por vocês e preenchidas com o que quiserem!
  • Objetos decorativos: velinhas, pedras pintadas, ímanes para o frigorífico... as propostas mais tradicionais nunca falham e são, quase sempre, bastante low cost.

Fundação Infantil Ronald McDonald
Fundação Infantil Ronald McDonald

Índigo Paper Lab
Índigo Paper Lab

Orçamento médio

Sentem-se cómodos para investir um pouco mais nos pormenores do dia C? Então anotem estas ideias para umas lembrancinhas de casamento originais e inesquecíveis! 

  • Comida e bebida: pequenas garrafinhas de licor beirão ou vinho do porto, compotas, frasquinhos com chás ou temperos... Todas estas prendas são úteis e fascinantes!
  • Plantinhas: são o grande hit do momento, não é verdade? Suculentas, cactos, pimenteiras ou até bambu... Os vossos convidados vão adorar ter uma prenda que possa crescer ao ritmo do vosso amor!
  • Chinelos de praia e leques: se se casam no verão - e idealmente ao ar livre - estas prendinhas vão marcar imensos pontos! A melhor parte? Podem personalizar cada objecto com os vossos nomes e/ou a data do enlace.
  • Cremes, perfumes e ambientadores: outra prenda útil e maravilhosa que agradará a todos os presentes, sobretudo os mais vaidosos!

Paprika
Paprika

Muza Weddings Concept
Muza Weddings Concept

Orçamento generoso

Um vestido de noiva Rosa Clará, uma venue de sonho, peónias por todos os lados e shows de animação inesquecíveis... Se o vosso orçamento é bastante folgado, não cabem dúvidas de quem podem - e devem! - mimar os vossos amigos ao máximo. Anotem as nossas propostas preferidas:

  • Produtos gourmet: mel, compotas, chás, caixinhas de bombons, licores e afins. Qualquer presente que tenha a etiqueta gourmet vai deixar os vossos convidados deslumbrados!
  • Peças de artesanato: azulejos portugueses pintados à mão, flores de vidro, peças decorativas de cortiça... you name it! Uma peça especial, que represente o vosso país ou região, não tem como falhar.
  • Mantas ou toalhas de praia: uma para cada estação, claro está! Úteis, divertidas e totalmente personalizáveis, estas prendas podem ser usadas no preciso instante em que são entregues. 
  • Louça personalizada: canecas de cerâmica com as vossas iniciais, flutes de cristal ou chávenas de chá vintage, por exemplo. Uma vez mais, trata-se de uma prendinha útil e original, que fará com que o vosso dia C seja recordado com frequência. 

André Fernandes - Fotografia
André Fernandes - Fotografia

Luís & Marisa
Casamento de Luís & Marisa

Lembrancinhas de casamento baratas, gourmet, DIY... já sabem como serão as vossas? Considerem que, idealmente, as lembranças devem ir de acordo com o estilo do vosso dia C, de forma a que sejam ainda mais inesquecíveis. Um pequeno tip? Usem a mesma filosofia que aplicaram à escolha dos convites e da decoração do bolo de casamento - no que diz respeito ao estilo - e tentem dar prioridade às prendas úteis, eco-friendly e/ou solidárias.