Alisa's Flowers

Depois do vestido de noiva, não cabem dúvidas de que o bouquet é o elemento mais importante do look da noiva. Este ramo, que surgiu na Grécia com a função de proteger as jovens do mau-olhado, tem vindo a evoluir e a adaptar-se à personalidade de cada noiva. Se antes as rosas eram quase obrigatórias em qualquer bouquet, hoje em dia podem ser substituídas por todo o tipo de flores, e até incorporar fruta, suculentas, plumas, joias e elementos comestíveis. Verdadeiras obras de arte, os ramos de noiva são cada vez mais originais e personalizados, tal como os convites de casamento ou os centros de mesa. Por isso, se optaste por um vestido de noiva simples e queres surpreender com o teu bouquet, inspira-te nestas 10 ideias: 

1. Composições criativas

Se os típicos bouquets de flores não te convencem, atreve-te a apostar numa composição criativa! Dá asas à imaginação: o teu bouquet pode ser um delicado ninho de rosas brancas (como o da imagem) ou uma cascata de flores de papel... Pondera adicionar elementos inesperados ao teu ramo: flores de cetim, borboletas de origami, laços de crochê ou até penas de pavão. O importante é que te sintas identificada com o teu ramo e que todos os elementos estejam em harmonia. 

Ideias Vintage Fotografia

2. Com um cheirinho a mar...

Se te vais casar na praia e até já tens um vestido de noiva de renda escolhido para a ocasião, porque não te inspiras no oceano para um bouquet único? Incorpora conchas, búzios, estrelas do mar e coral... E, caso querias também apostar nas cores do mar, opta por mix de flores azuis e brancas (hortênsias, por exemplo) e cineraria marítima. O resultado vai ser apaixonante! 

3. Bouquets comestíveis 

As noivas mais ousadas, que adoram os vestidos de noiva curtos e o estilo Pin Up, vão certamente gostar desta ideia. Em vez de flores, porque não crias um bouquet colorido e delicioso, feito à base de chupa chupas, gomas e marshmallows? Caso gostes da ideia mas não queiras prescindir da elegância das flores, aposta em flores de chocolate! Certifica-te apenas de que as condições meteorológicas estão do teu lado e que não acabarás com chocolate derretido nas mãos... 

Agência D!

4. Formatos únicos 

Esquece por completo os formatos tradicionais do bouquet de noiva e atreve-te a usar uma composição única, como a da imagem! Escolhe um objeto surpreendente com que te sintas identificada e dá asas à imaginação: que tal um leque de madeira com e flores a decorar? Uma lanterna antiga com hera pendurada? Uma flor XL feita de papel crepe? Moinhos de vento coloridos? Ninguém vai ficar indiferente! 

Florista Beautyflor

5. Com objetos 

Se estás de cansada de ver flores por todo o lado (nos convites de casamento personalizados, na decoração do bolo e até nos penteados), podes optar por prescindir deste elemento e criar um ramo flower-free. Que objetos podem substituir as flores e garantir, ainda assim, a elegância e a feminidade? Jóias, pérolas, borboletas, medalhas, botões, plumas, laços... Podes ainda conseguir um resultado muito especial se utilizares objetos pessoais e/ou familiares com que te identifiques (por exemplo, um broche e um relógio de bolso dos teus avós). 

Biju Bouquet

6. Frutas, bagas, especiarias...

Pouco a pouco, os bouquets de fruta estão a conquistar os corações das noivas modernas. Se te casas no outono, porque não adicionas algumas romãs ao teu bouquet para uma composição apaixonante, em tons granate? Para um casamento no Verão, podes apostar em limas e plantas aromáticas de modo a conseguir um ramo "fresco". Mais propostas? Morangos silvestres misturados com peônias brancas, limões com lavanda, ou simplesmente algumas bagas de groselha para dar um toque rústico a um ramo de flores silvestres... Finalmente, podes até atrever-te a incorporar uma flor alcachofra. O que achas destas ideias?

7. Efeito "pulseira"

Uma ideia prática e igualmente romântica consiste em escolher um ramo estilo "pulseira". Os "arm cuffs" são elegantes, femininos e, dependendo do design, podem chegar a ser muito originais. Podes optar por uma versão simples e prática, como a da imagem, ou por um ramo verdadeiramente extravagante, com flores em cascata (bridal bouquet cuffs). Este último modelo fica especialmente fantástico com orquídeas. 

Quinta do Sobreiro

8. Flores/folhas secas, cereais...

As noivas boêmias, que adoram penteados com tranças e coroas de flores, vão certamente gostar desta ideia! Sobretudo se se trata de um casamento no Outono, ao ar livre, as flores secas podem dar um toque rústico muito especial. As mais atrevidas, podem fazer um bouquet exclusivamente composto por flores secas e cereais (como o trigo, cevada ou aveia) e atá-lo com uma fita de ráfia. Perfeitos para combinar com vestidos fluídos, de espiração boho, estes ramos vão dar um toque de delicadeza muito especial ao visual da noiva. 

9. Inspiração natalícia

As noivas que se casam no Inverno, antes (ou durante) a época natalícia, podem apostar num bouquet que transmita a calorosidade e romanticismo do Natal. A paleta de cores é bastante óbvia: vermelho, castanho, dourado, branco, verde escuro... E os elementos obrigatórios? Pinhas, rosas vermelhas, ramos secos de pinheiro, bagas... E, para as noivas mais originais, algumas bolas brilhantes (as tipicas da árvore de natal!) e um a fita dourada comprida, para dar um toque extra de espírito natalício! 

Casamento de Fábio & Sara

10. Hoop Bouquet

Os bouquets podem ser verdadeiras obras de arte. Com o acompanhamento de uma profissional, atreve-te a desenhar um ramo absolutamente único que deixe todos de boca aberta! Jogando com arames, é possível fazer composições fantásticas, que trazem um toque moderno ao look de qualquer noiva. Podes optar por um Hoop Bouquet (como o da imagem), que destaca pela sua delicadeza e originalidade. Se a tua ideia é exibir uma composição mais vistosa, decora-o com folhas grandes, fitas, suculentas e até macramê. 

Se já enviaram os vossos convites de casamento, é hora de começar a planear os vossos looks nupciais...! Já sabes que tipo de bouquet queres levar? Será que algum destes modelos poderá ser "o tal"? Lembra-te que o dia em que trocarão as alianças de casamento se aproxima a passos largos... Reúne toda a inspiração necessária e, com a ajuda de um profissional, começa a definir como será o teu visual! Do penteado ao vestido e sapatos, há muito por decidir...