Rita Santana Photography

Existem muitas maneiras de fazer com que a festa do casamento esteja em harmonia com o mundo em que vivemos. Por isso, é natural que possas optar por fazer convites de casamento que respeitem o ambiente, por exemplo. Uma outra opção consiste em escolher um vestido de noiva que seja realizado com tecidos que foram fabricados obedecendo a normas éticas, de segurança e ambientais. Por fim, uma forma bastante significativa de tornar o teu casamento especial para ainda mais pessoas, é através das lembrancinhas de casamento que ofereceres aos teus convidados. Estas podem ser muito diversificadas e, ao mesmo tempo, solidárias.

Rita Santana Photography

Se queres dar ao teu casamento um cunho especial e aproveitar a ocasião para fazer o bem a quem mais precisa, oferecer prendas de casamento originais e solidárias aos teus convidados é a alternativa ideal. Não precisa de ser nada muito elaborado, uma vez que o gesto já fala por si. Se esta é a tua ideia, não percas as sugestões que temos para dar-te:

Produtos de comércio justo

Se procuras ideias para lembrancinhas de casamento, podes começar por pesquisar empresas que se dediquem à venda de produtos de comércio justo. Isto significa que, na sua elaboração foram respeitadas quer as condições ecológicas dos locais onde foram efetuadas, quer as condições dos trabalhadores. Isto significa que não existe exploração maliciosa nem dos recursos naturais nem dos humanos. Podes encontrar uma grande variedade destes produtos, desde elementos têxteis aos comestíveis, passando por velas, essências e tantos outros produtos.

Somos+ - Cruz Vermelha Portuguesa
Somos+ - Cruz Vermelha Portuguesa

Doações a ONG’s

Uma forma muito direta de ajudar é oferecendo aos teus convidados um comprovativo de uma doação a uma Organização Não Governamental feita em seu nome. Há muitas instituições que emitem este tipo de vales. Se queres fazer algo mais personalizado, podes dar a escolher aos teus convidados, em convites de casamento personalizados, qual a ONG que mais gostariam de ajudar. Assim, podes dividir as lembranças por várias ou ter uma que se destaque na votação a quem caberá receber um donativo.

Produtos realizados por instituições

Há muitas instituições que elaboram diferentes produtos para se poderem financiar. Assim podes, ao mesmo tempo, conseguir lembrancinhas de casamento baratas e solidárias. Há ONG’s que fazem doces, bordados, bolachas, velas ou até produtos mais elaborados como pin’s ou outros que possam ser encomendados diretamente à instituição. É uma forma de contribuir para o seu financiamento e que, ao mesmo tempo, não impede que ofereças uma prenda de casamento palpável (e até útil ou saborosa) aos teus convidados).
 
Madeira Love Stories Photography

Ajudar a natureza

A solidariedade não se aplica só às pessoas. Ajudar a natureza com uma pequena árvore ou planta que os teus convidados possam cuidar e, quem sabe, replantar numa zona onde seja necessária, é uma nobre forma de solidariedade. Numa época em que a nossa floresta sofreu tantos ataques, oferecer a oportunidade de replantar uma árvore aos teus convidados é uma bela forma de festejar e recordar o teu casamento.

Ajudar os animais

Também os animais necessitam de solidariedade. Porque não ajudas uma instituição que se dedique ao cuidado dos animais? Algumas vendem certos produtos e, se não puderes fazer destes as tuas recordações, porque não colaboras para a divulgação das atividades de uma associação colocando, por exemplo, imagens do seu trabalho ou dos animais que tenham para adoção, por exemplo?

Favores em cadeia

Sabemos que as boas ações atraem boas ações. Por isso, porque não ofereces aos teus convidados cartões com “ordens” para realizarem boas ações? Assim que cumprirem a que lhes calhou terão de oferecer o cartão a outra pessoa que passe pelo mesmo. Além de divertido, pode gerar uma verdadeira onde de solidariedade se conseguires fazer com que os teus convidados se comprometam. Boa ideia, não

 
Tens mais algumas ideias para tornar o teu casamento solidário? Quais são? Além das recordações, existem muitas instituições que oferecem, por exemplo, serviços de tipografia onde poderias mandar fazer os teus convites de casamento. Ou, porque não, encomendar o teu bolo de casamento a uma organização que trabalhe com pessoas que precisam de ser incluídas? As opções são inúmeras!