Kappa Fotografia
Kappa Fotografia

Escolher o vestido de noiva pode acontecer por instinto, as joias as mais discretas e minimalistas que combinem com o teu estilo sofisticado, mas há um cuidado especial reservado aos sapatos que deves ter em atenção. Devem ser cómodos, deixar-te confiante, elevar o teu look, dos acessórios ao penteado de noiva, mas ainda assim ter um ar elegante, o que para muitas noivas significa uns bons centímetros de altura e, para outras, um design específico! Se não te queres cansar deles – nem vais escolher outro par para usar até cortar o bolo de casamento – atenta nestas dicas na hora da prova!

1. O estilo do evento

Formal e com um dress code bem expresso nos convites de casamento originais, ou perfeitamente descontraído? O estilo do vosso dia C determina, em primeiro lugar, o vosso look e nada como um sapato em concordância com os vestidos de gala compridos para resultar num quadro harmonioso. A formalidade do evento é o primeiro filtro que devem aplicar na pesquisa, que vai logo determinar a altura do salto, a espessura, se é um sapato aberto ou fechado, as cores, as tiras e decorações, etc.

Pedro Filipe Fotografia
Pedro Filipe Fotografia

2. Onde se celebra

Em relação direta com o primeiro ponto está o espaço em que celebram o vosso dia! Trocar no exterior pressupõe, à partida, um sapato aberto, um salto mais baixo – ou alto e com alguma grossura que proporcione estabilidade – enquanto um casamento mais sóbrio pede o clássico sapato de noiva de cerimónia, branco, simples e fechado.

3. O estado do tempo

As sandálias e até mesmo as sapatilhas têm ganho muitas adeptas no panorama nupcial e a verdade é que cada vez mais mulheres privilegiam o conforto e escolhem um calçado mais baixo e informal para combinar com o vestido. Além de averiguar se o vento, o frio ou o calor pedem sapatos abertos ou fechados, vale a pena ter atenção a alguns fatores.

José C. Dias
José C. Dias

Com tempo chuvoso deve evitar-se ao máximo calçado de pano, cetim ou camurça, pois pode facilmente manchar e estragar o tecido. Se estiver muito sol, opta por um material respirável ou um sapato aberto, já que a fricção do material com o teu pé pode causar incómodo. Além disso, não descures um pequeno kit de primeiros socorros com pensos rápidos para bolhas e gel para ajudar no caso de alguma emergência!

4. O solo

Terra batida, brita, calçada portuguesa, areia ou relva são apenas alguns dos exemplos dos tipos de solo que podem encontrar. Se é giríssimo casar na praia ou no campo e decorar o espaço seguindo essa linha mais orgânica, o mais importante é encontrar calçado que te proporcione estabilidade e que seja adequado a caminhar sem constrangimentos. Saltos mais grossos são preferíveis neste caso, a par de vestidos de noiva curtos com os quais não tenhas de te preocupar tanto. Se casam em meio urbano ou num clássico chão de azulejo ou madeira, a liberdade de escolha aumenta sendo que o salto agulha volta a ser uma opção viável.

Dar-a-Eva
Dar-a-Eva

5. A tua familiaridade com o calçado

Estás habituada a caminhar com saltos? Usas sandálias no dia a dia ou não largas por nada as sapatilhas de desporto? Embora pareça uma consideração secundária, ter atenção ao calçado que te é mais confortável é um dos primeiros fatores a ter em conta. Afinal, escolher uns stilettos clássicos se passas o dia inteiro de rasos é um dos maiores erros. Importante saber que há calçado para todos os estilos e que dificilmente terás de comprometer a elegância em função do conforto se é isso que prezas no teu visual.

6. Versatilidade

Gostavas de poder voltar a usá-los? Sabemos que o vestido é exclusivo deste dia, mas muitas noivas aproveitam os acessórios e o calçado para adequar ao dia a dia. Se procuras isso num par de sapatos, lembra-te de escolher um modelo mais moderno, com uma variante de cor nude, rosa ou champagne em vez do clássico branco e, claro, com o qual te sintas o mais confortável ao caminhar.

Marit de la Vera Photography
Marit de la Vera Photography

Escolher os detalhes do teu look nunca foi fácil, mas os sapatos estão diretamente ligados ao teu conforto e bem estar até entregar as lembrancinhas de casamento e não devem nunca ser escolhidos ao acaso. Experimenta-os em cada prova, caminha livremente e visualiza o grande dia na companhia dos teus melhores aliados. Se já enviaram os convites de casamento, qual foi o critério nesta escolha?