Reuniões com quintas, provas de vestidos de noiva e horas a estudar tutorials de lembrancinhas de casamento DIY... Sim, é perfeitamente normal que sintam esgotados e a precisar de férias! Se dispõem de alguns dias livres e querem fazer uma escapadinha, temos uma sugestão que pode agradar-vos: Luxemburgo! Sabemos que não é o primeiro destino em que os casais pensam quando decidem fazer um city-break, mas acreditem... vão ficar surpreendidos com o que vos vamos contar! Do centro histórico da Cidade de Luxemburgo à maravilhosa reserva natural de Haff Réimech, são muitas as atrações que este pequeno país esconde. Gostavam de saber mais? Então deixem os convites de casamento para depois e inspirem-se nas próximas linhas: 

Quando e como ir

Localizado entre a Bélgica, a França e a Alemanha, o Grão Ducado de Luxemburgo é um país com clima moderado, que pode ser visitado durante todo o ano. Não obstante, é recomendável ir entre maio e agosto, que são os meses mais agradáveis. Entre novembro e fevereiro, para além do frio, é possível que encontrem muitos locais de interesse fechados. Quando à viagem, tomem nota: o voo entre Lisboa/Porto e Luxemburgo, que é direto, demora pouco mais de duas horas e meia. O Luxemburgo-Findel Airport está localizado a aproximadamente 8 km do centro histórico da cidade, pelo que é bastante fácil alcançá-lo, seja em carro, táxi ou autocarro. 

O que ver em Luxemburgo

Comecem o passeio na Place Guillayme II, onde se encontra a famosa estátua do Rei e Grão-Duque Guilherme II de Nassau-Orange. Daqui podem chegar rapidamente à Place d'Armes - que está rodeada de agradáveis restaurantes e bares, como o Le Grande CaféLe Cristallerie - e ao famoso Palais Grand-Ducal cujas fachadas, elaboradas com o estilo do Renascimento Flamengo, não deixam ninguém indiferente. Outra paragem obrigatória na cidade é a Notre Dame, que, apesar de ser consideravelmente mais pequena que a de Paris, possuí uma arquitetura gótica surpreendente. Muito perto da catedral encontra-se também a Place de la Constituition, onde se pode apreciar o monumento Gëlle Fra. Ao chegar aqui, caminhem um pouco mais e deliciem-se com a Ponte Nova (Nei Bréck) e com as Casemates du Bock, que constituem a maior atração da cidade. Pra visitar esta rede de túneis, o ideal é que reservem uma visita guiada, que são oferecidas três vezes por dia, de abril a setembro. Finalmente, para os amantes da arte e da arquitetura, não há como recusar uma visita ao Musée National d'Histoire et d'Art e ao moderno bairro de Kirchberg

Fora da capital...

Apesar de ser um país pequeno, Luxemburgo tem muito para oferecer aos que se aventuram fora da capital. A rota dos castelos, por exemplo, é uma das mais famosas e surpreendentes do país. Se tiverem tempo, aproveitem para visitar algumas destas construções, das quais destacamos o Castelo Bourscheud, localizado na pitoresca aldeia de Bourscheid, o Castelo de Vianden, erguido no Montée du Chateau, em Vianden, o castelo da pequena aldeia de Ansembourg, o de Beaufort - que é reconhecido como um dos primeiros castelos medievais europeus - e o de Esch-sur-Sûre. Por outro lado, se querem conhecer os vinhedos do país - lembrem-se que Luxemburgo é famoso pelos seus vinhos espumantes e licores - não deixem de fazer um passeio entre as vilas de Remich e Nennig e de visitar algumas adegas, como a famosa Caves St. Martin. Vão ficar surpreendidos com a qualidade e diversidade das bebidas locais!

Belezas naturais

Se explorar a natureza é o que mais vos fascina, têm mais um motivo para visitar este pequeno paraíso: Luxemburgo alberga vários parques impressionantes, um pouco por todo o país, que vão deliciar-vos com os seus trilhos e paisagens. O Mëllerdall Nature Reserve, fundado em 2016, é um excelente exemplo, assim como Upper Sûre Nature Reserve. Quer queiram simplesmente caminhar ou praticar desportos ao ar livre - como canoagem ou hiking - não deixem de reservar alguns dias para explorar estes parques. Temos a certeza de que se vão sentir revitalizados e imensamente relaxados ao regressar de uma viagem assim!

Que mais podem fazer em Luxemburgo? Um tour pelas maravilhosas lojas e pastelarias gourmet da cidade - onde podem até encontrar inspiração para o bolo de casamento ou para os vestidos de cerimónia - visitas guiadas aos museus especializados do país, passeios pelos seus jardins mais soberanos, ou rotas de trekking pelos seus parques e trails mais emblemáticos... Já se sentem inspirados para fazer as malas? Então visitem o vosso agente de viagens quanto antes e comecem a definir a vossa escapadinha ao Grand-Duché de Luxembourg