Os convites de casamento foram enviados, o vestido de noiva está mais que escolhido e a encomenda das lembrancinhas de casamento prestes a chegar. Como os preparativos para o grande dia já estão em marcha, talvez esteja na altura de começarem a pensar na vossa viagem de lua de mel! Se o Egito é um dos destinos que mais vos atrai - sejamos sinceros: quem é que não gostava de visitar as suas impressionantes pirâmides e templos? - este artigo vai inspirar-vos a começar a pedir orçamentos para uma lua de mel de sonho! Da Grande Pirâmide de Quéops ao mercado de Khan el Khalili, são muitos os locais a visitar neste país. Prontos para fazer uma pequena viagem pelas maravilhas do nordeste africano?

Informação útil

Clima

O Egito localiza-se no nordeste do continente africano, numa região predominantemente desértica. Como tal, nos meses de verão - entre junho e agosto - as temperaturas podem atingir os 40ºC, pelo que não é recomendável marcar a lua de mel para estas datas. A melhor época para viajar ao Egito é de fevereiro a maio, já que as temperaturas são mais agradáveis e os níveis de humidade baixos.

Segurança

Para além do clima, outra questão que devem ter em conta ao organizar a lua de mel é a segurança. De forma a evitar potenciais perigos, o Ministério de Negócios Estrangeiros desaconselha quaisquer viagens às áreas fronteiriças com a Líbia e o Sudão, ao norte da Península do Sinai e aos locais onde geralmente se realizam manifestações. Do mesmo modo, também se desaconselham viagens em carros privados. Sempre que possível, as deslocações devem ser realizadas em grupos organizados, pelo que recomendamos que contratem os tours com a vossa agencia de viagens antes de fazerem as malas.

Saúde

Para viajar ao Egito, recomenda-se um seguro de viagem que cubra despesas médicas e de repatriação. A vacina contra a difteria/polio/tétano também é altamente recomendável. Finalmente, também aconselhamos que evitem os alimentos crus ou pouco cozidos, assim como a água das torneiras. 

1. Cairo

Com mais de 9 milhões de habitantes, o Cairo é uma das maiores metrópoles do mundo. Como certamente vão iniciar a vossa viagem na capital, aproveitem para visitar algumas das suas melhores atrações! As nossas preferidas? A Mesquita de Ibn Tulum e a de Alabastro, o mercado de Khan el Khalili, considerado como o bazaar mais antigo do mundo, o Museu do Cairo, que alberga uma impressionante coleção de artefatos egípcios, e ainda o Cairo Copta, uma zona da cidade antiga que engloba a Fortaleza de Babilónia, o Museu Copta e a Igreja Suspensa. Finalmente, se querem experimentar a gastronomia nacional num ambiente romântico e elegante, não deixem de marcar um jantar no Zitouni ou no sofisticado Bab El Nil

2. Abou Simbel

Abu Simbel, localizado no sul do Egito, é um complexo arqueológico constituído por dois grandes templos construídos por ordem do faraó Ramessés II em homenagem a si próprio e à sua esposa Nefertari. Para os arqueólogos, o tempo de Ramessés é um dos mais belos do mundo, enquanto que o se Nefertari, mais simples e com dimensões inferiores, impressiona graças às suas enormes estátuas. Quando à logística, eis o que precisam de saber: normalmente, a visita à Abu Simbel é feita com um 1 day trip que parte de Aswan - onde se pode chegar de comboio ou autocarro. O trajeto de ida e volta ao local pode ser adquirido nos hotéis da cidade e custa aproximadamente 10€ por pessoa. Depois terão de adquirir os bilhetes para visitar o Abu Simbel, que também custam aproximadamente 10€ por pessoa. 

3. Passeio pelo rio Nilo

Para quem quer explorar o Egito, um cruzeiro pelo Rio Nilo é um dos passeios mais interessantes. Tradicionalmente, há dois dias para iniciar o cruzeiro: segunda-feira e sexta-feira. O cruzeiro que começa na segunda-feira parte de Luxor e chega a Aswan na sexta-feira. Por sua vez, o cruzeiro que começa na sexta-feira parte de Aswan e chega a Luxor na segunda. Neste passeio terão a oportunidade de conhecer vários pontos impressionantes do país, como o Templo de Edfu, o Colossos de Mêmnon e até o enigmático Vale dos Reis. Para além disso, o quotidiano no navio também está recheado de surpresas e atividades - shows de música e danças típicas, jogos, etc - que vos ajudarão a relaxar. Um experiência imperdível! 

4. Vale dos Reis

O Vale dos Reis é um dos tesouros mais preciosos do Egito. Nele esconde-se um conjunto de 63 tumbas onde descansam os mais poderosos imperadores egípcios, dos quais se destaca o de Tutancâmon. Para visitar este parque, recomendamos que contratem um tour que inclua transporte, guia, e os bilhetes para aceder ao local - já que é a forma mais prática e segura. A visita ao Vale dos Reis pode ser feita todos os dias do ano, das 6:00h às 17:00h, mas é sempre recomendável que estejam atentos a possíveis alterações nos horários durante o inverno. Se quiserem aproveitar para passar uma noite romântica em Luxor, o Hilton Luxor Resort & Spa é uma excelente opção, assim como o Mercure Luxor Karnak e o Sofitel Winter Palace. 

5. Piramides de Gizé e a Grande Esfinge

No planalto de Gizé, na margem oeste do rio Nilo, escondem-se duas das atrações mais famosas do Egito: as piramides de Gizé a a grande Esfinge - que é a maior estátua de monólito do mundo! Localizado a 17 km da capital, este parque é uma paragem absolutamente imperdível para os casais que querem contemplar uma das 7 maravilhas do mundo. Como chegar? Fácil! Podem ir em metro - é verdade: as piramides de Giza estão literalmente num dos limites da cidade do Cairo - de taxi ou num tour organizado com um guia - que é sinceramente a melhor opção para evitar enganos. 

Como podem imaginar, há muito mais para ver - e fazer! - neste misterioso país: podem marcar um voo de balão pelo Vale dos Reis, visitar o Templo de Karnak em Luxor, aventurar-se pelo White Desert num tour de 4x4 ou até fazer um roteiro pelos mais belos oásis. Então, já estão convencidos com este destino? Se ainda não, façam uma pausa na procura de vestidos de cerimónia e bolos de casamento e deixem-se maravilhar pela cultura e história deste país!