Vinhos extraordinários, planícies repletas de flores e sobreiros, cidades e vilas encantadores e um litoral recheado de praias singulares... assim é o nosso Alentejo! Para os casais que temem ter investido demasiado no catering e nos vestidos de cerimónia, uma lua de mel nesta região é uma ideia a contemplar. Mais que económico, este destino é também bastante prático, já que vos permite cortar o bolo de casamento e viajar para Évora, onde vos esperam magníficos hotéis, ou para uma casa rural, numa pradaria extremamente sossegada. Durante as férias, existem inúmeras rotas que podem tomar, seja para apreciar a gastronomia e produção vinícola local, para conhecer as tradições das aldeias mais remontas, ou simplesmente para relaxar na praia, com vistas para a Ilha do Pessegueiro... Interessados em saber mais? Então façam uma pausa na organização dos convites de casamento e deliciem-se com estas propostas: 

Restaurante Panorâmico Amieira Marina
Restaurante Panorâmico Amieira Marina

Cidades imperdíveis

Comecemos pelo óbvio: Évora, a capital do Alentejo! Quem conhece esta cidade sabe que os seus encantos são mais que muitos, tanto a nível arquitetônico como de restauração. Se decidirem começar a vossa viagem aqui, não se esqueçam de visitar a Praça do Giraldo e as típicas ruelas que a rodeiam, a Sé, o Templo de Diana e a curiosa Capela dos Ossos. Já no que diz respeito à gastronomia, são muitos os pratos que devem degustar, consoante a estação e as vossas preferências. Mas uma coisa é certa: jamais provarão uma açorda, um ensopado de borrego ou umas migas como aqui! Continuando a rota, deem um saltinho a Beja, a cidade por onde passaram imensos povos e culturas, dos visigodos aos árabes! O seu castelo medieval merece uma visita, assim como a Sé e o Museu Regional. Se querem continuar pelo interior, não deixem de visitar Portalegre, Elvas e Estremoz, que vos vão deixar rendidos às suas típicas ruelas pintadas de branco e monumentos históricos!  

Pequenas pérolas

Se o que realmente vos fascina são as vilas e aldeias, então o Alentejo vai deslumbrar-vos! Évoramonte, Marvão, Monsaraz, Mértola, Castelo de Vide e Arraiolos são algumas das localidades que merecem uma visita, já para não falar de pequenas pérolas como a Aldeia da Luz, ao lado da barragem de Alqueva, ou Brotas, que conta com pouco mais de 400 habitantes. Deliciem-se a passear pelas ruelas destas aldeias e não deixem de dedicar algum tempo à gastronomia e artesanato local. Do mel da Serra de Marvão aos tapetes bordados à mão de Arraiolos, são muitas as artes que podem apreciar nestas paragens! 

Alentejo litoral

Ah, o litoral alentejano! Se o que vocês querem é relaxar à beira-mar, vamos dar-vos algumas sugestões imperdíveis. Podem começar a rota em Porto Covo, a freguesia mais encantadora do concelho de Sines e de onde se pode apreciar a mítica Ilha do Pessegueiro. Logo, podem descer até Vila Nova de Milfontes, outra localidade cheia de encantos e de praias fabulosas, como a da Franquia ou das Furnas. Mais a sul, não deixem de passar pela famosa praia do Almograve, sobretudo se vão de caminho à Zambujeira do Mar. Aproveitem também para conhecer a praia do Carvalhal, a praia da Amália e da Azenha do Mar, cujos miradouros vos darão maravilhosas fotografias do Atlântico! Finalmente, como última paragem antes de penetrar o Reino dos Algarves, deliciem-se com Odeceixe e o seu maravilhoso areal. Os pratos que não podem perder nesta costa? A cataplana de tamboril, o arroz de lingueirão e a feijoada de búzios! 

Os melhores planos

Mas o Alentejo é muito mais que praias, açordas e igrejas centenárias. Se são grandes apreciadores de vinho, aproveitem esta viagem para fazer um tour por algumas das adegas mais emblemáticas da região. Existem mais de 22 mil hectares de vinhas à vossa espera! Se adoram estar rodeados de natureza, organizem passeios - a pé ou de 4x4 - pelas várias reservas naturais da região, como o Vale do Guadiana ou a Costa Vicentina. Se é o desporto o que mais vos atrai, podem também marcar aulas de surf, canoagem ou ski aquático. Finalmente, para um momento verdadeiramente romântico e inesquecível, façam um passeio em balão de ar quente e deixem-se fascinar pelos vastos campos desta região!

Já fizeram os convites de casamento e as lembrancinhas? O fato e o vestido de noiva estão mais que escolhidos? Então está na hora de começarem a pensar na lua de mel! O Alentejo é um destino fascinante para os casais que querem umas férias tão relaxantes quanto estimulantes, entre praias, museus, parques naturais e desportos de todos os estilos. Caso não conheçam a região, não percam esta oportunidade de explorá-la! Vão ficar rendidos às suas paisagens e gastronomia!