Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

Uma das maiores pressões que recai sobre a noiva é a escolha do vestido que vais usar no dia C. Se por um lado imaginaste um modelo durante toda a tua vida, por outro há as imensas novas tendências no mercado, e ainda as opiniões da tua mãe e das tuas amigas... A verdade é que escolher o vestido de noiva perfeito é uma tarefa bastante mais complicada do que fazer as lembrancinhas de casamento à mão ou definir os sabores do bolo de casamento. O facto de existirem tantas opções, tendências e opiniões, pode fazer com que, com o passar do tempo, comeces a olhar para o modelo escolhido com outros olhos, questionando se efetivamente acertaste na peça ideal. Second thoughts acerca do modelo escolhido acontecem, mas não precisam de ser uma tragédia! Mantém o espírito positivo e aproveita as dicas que te damos para evitares que o teu arrependimento te leve a tomar atitudes precipitadas ou irreversíveis.

Lisbon Wedding Photographers
Lisbon Wedding Photographers

 A importância dos adereços

O pior que podias pensar aconteceu. No embalo dos preparativos para a boda e no entusiasmo da escolha dos vestidos de cerimónia curtos das damas, compraste um vestido de noiva simples que agora não te agrada e não queres usá-lo. Nada está perdido! Provavelmente estás a precisar de lhe acrescentar aquele detalhe que marcará a diferença e fará com que te identifiques com a peça: um cinto, um flor ao peito ou à cintura, um véu fora do comum, um chapéu, uma capa ou até um casaco de ganga personalizado... Qualquer um destes detalhes pode fazer-te voltar a gostar do vestido e a estar ansiosa por subir ao altar até aos braços do teu amor.  

Pequenas grandes alterações

Voltares a apaixonar-te pelo teu vestido poderá ser uma questão simples de resolver. Veste-o, observa-te bem ao espelho, rodopia, roda; enfim, leva o teu tempo e tenta perceber exatamente o que não te agrada. Encontrado o problema, chega a hora de passares à solução. Esta pode estar numa pequena alteração ao modelo original - no decote ou no corte das mangas, por exemplo - ou na incorporação de outros elementos - como umas alças mais grossas ou um saiote. Em suma, o importante é que te sintas confortável e fiel ao teu estilo. Se conseguiste arranjar uns convites de casamento originais, também podes conseguir alterar o vestido à tua maneira!

Tropeço de Riso - Fotografia
Tropeço de Riso - Fotografia

Será que posso trocar o meu vestido?

Não é frequente acontecer, mas não é impossível. Afinal, quando compramos qualquer outra peça de roupa perguntamos sempre se a troca é possível, ora com o vestido de noiva esta também é uma questão a ter em linha de conta. Imagina que o modelo que escolheste afinal não se adequa ao penteado para cabelos compridos pelo qual optaste e que isso te leva a repensar toda a toilette para o dia C? Ou que, efetivamente, já não gostas assim tanto do modelo escolhido e gostavas de trocar por outro de uma coleção mais recente? Quando comprares o vestido, pergunta como funciona a política de trocas e, caso seja necessário, terás toda a situação assegurada e controlada. 

Vender e comprar outro

Se estás mesmo empenhada em comprar outro vestido, esta é uma opção a considerar. Isto porque, considerados os gastos dos casamentos, ter dois vestidos de noiva está fora de questão. Não desesperes, hoje em dia as vendas estão um pouco mais facilitadas devido à variedade de sites online e de lojas de artigos em segunda mão que permitem vender peças de roupa que já não se queiram. Podes colocar o teu vestido à venda enquanto começas a procurar outro que te encha as medidas e te faça sentir uma princesa de novo. É provável que não consigas vendê-lo pelo mesmo valor pelo qual o compraste, mas, neste caso, qualquer valor é lucro e podes sempre aplicar na compra do novo modelo que escolheste!

Casas Novas Countryside Hotel
Casas Novas Countryside Hotel

Escolher o vestido de cerimónia perfeito não é uma tarefa fácil e é natural que durante a preparação do enlace tenhas, por vezes, dúvidas quanto à tua escolha. Para, conversa com a tua mãe e as tuas amigas, pede opinião às funcionárias da loja e foca-te naquilo que realmente queres. Para grandes indecisões já te bastou quando foram escolher as alianças de casamento que marcarão a vossa união para sempre. Se realmente achares que deves trocar de vestido ou alterá-lo então envida todos os teus esforços para o fazer. O dia C deverá ser marcado pelo sorriso que colocarás quando te olhares ao espelho e te sentires a mulher mais bonita do mundo!