Quinta dos Machados

Quando se trata de planear o casamento, há coisas que valem mesmo a pena conhecer antes de tomar uma decisão, e uma delas é o catering. Cada vez mais os noivos optam por este serviço, que disponibiliza refeições aos convidados e o bolo de casamento para cortarem e celebrarem todos juntos. Mas, tens ideia de como decidir entre vários fornecedores? Ou como encontrar um serviço que vá ao encontro das vossas expectativas? Transformar a vossa visão em realidade pode ter resultado no penteado de noiva, mas todos os serviços têm as suas peculiaridades e, no que toca ao catering, convém que estejam seguros a cada passo que dão. Estima-se que este segmento é responsável por uma fatia de cerca de um terço até metade do orçamento para o casamento, por isso, é natural que os noivos tenham as suas exigências e que não seja um amor à primeira vista tal como aconteceu com o vestido de noiva. Prontos para conhecer as nossas dicas?

Quinta do Vieira

1. O que conseguem encaixar no orçamento?

Antes de decidir o tipo de serviço que querem contratar, é muito importante que definam quanto querem gastar. E isto serve para cada detalhe do vosso dia C, do vestido e penteado apanhado aos serviços que vão contratar. Este é o ponto de partida para fazerem uma pré seleção e filtrarem as empresas de catering que se encaixam no vosso orçamento.

2. Estabeleçam prioridades

Há noivos que preferem consistência enquanto outros preferem apostar na variedade. Três estilos de entradas e um corta sabores entre pratos de peixe e de carne? Sushi ou buffet? Decidam aquilo de que não querem mesmo prescindir… vai ser muito mais fácil fazer escolhas após colocarem cada item por ordem de prioridade.

3. Solicitem provas

Apaixonaram-se por aquele local perfeito para o vosso copo de água e avançaram de imediato para o catering mas, entretanto, já passaram mais de seis meses e estão prestes a trocar alianças de casamento? Muitas coisas mudam no decorrer do tempo, incluindo a vossa opinião. Por vezes, os ingredientes daquelas entradas com que ficaram fascinados na primeira prova podem já não ser os mesmos e, o que antes era delicioso agora já não parece assim tão surpreendente. Certifiquem-se que o vosso serviço de catering vos mantém ao corrente do menu e que são flexíveis ao ponto de permitir alterações, sobretudo se são noivos indecisos!

4. Bolo de noiva e bebidas

Prestem sempre atenção ao assunto bebidas e perguntem expressamente se elas estão incluídas no orçamento final. Normalmente, o serviço de catering inclui água e vinhos, sem limite de quantidade. À parte está o champanhe e os cocktails, dado que o seu preço varia também consoante a marca escolhida. Quanto ao clássico bolo de casamento simples, ele costuma estar também incluído no menú, mas esclareçam sempre estas questões logo no início porque, caso desejem um modelo mais contemporâneo ou diferente do tradicional, certamente terão de contratar esse serviço à parte.

Torre da Naia

5. Não tenham medo de fazer perguntas!

Onde é que a comida vai ser preparada? A decoração e os centros de mesa estão incluídos no serviço? Existe a possibilidade de todos os convidados repetirem o prato? Por mais absurdas que possam parecer, estas ou outras questões vão surgir no decorrer dos preparativos. Lembrem-se que, ao contratar o catering estão a adquirir um serviço, onde a vossa relação com os profissionais deve ser de total transparência. Na dúvida, não hesitem em comunicar.

6. Peçam referências

Hoje em dia é relativamente fácil aceder a feedback de antigos clientes de todos os serviços – do vestido à pastelaria onde encomendaram o bolo de casamento original – mas uma opinião pessoal é sempre bem vinda. Perguntem aos responsáveis se podem fornecer-vos o contacto de outros noivos (idealmente, um mínimo de dois casais), com quem possam conversar e debater algumas questões. Uma conversa menos formal com antigos clientes do serviço vai ajudar-vos a entender se se enquadram nos padrões e na visão que querem transmitir no vosso dia C.

Kup Eventos

Como se sentem a contratar um dos serviços mais importantes para tornar o vosso casamento realidade? Existem estilos e empresas de catering para todos os gostos, por isso resta saber adequar as vossas expectativas à oferta que têm em mãos. Se já enviaram os convites de casamento, está na hora de começar a fazer contactos e reunir com especialistas, sobretudo se as refeições são uma prioridade para vocês e querem deixar os convidados felizes e satisfeitos até receberem as lembrancinhas de casamento!