Jonathan Lima Foto e Filme

A mesa dos doces, sempre apetitosa, pode ser preparada pelo local onde irão realizar o copo de água. No entanto, se preferem montar vocês a mesa de doces para o casamento, ou querem ter um papel mais ativo junto de quem a vai elaborar, aqui ficam alguns conselhos úteis.

Que tipo de doces colocar na mesa?

TheStoryTeller

Pensem nos vossos doces preferidos e não deixem de os incluir, afinal é o vosso dia. Ter uma variedade que inclua sobremesas de colher ou que se possam comer à fatia, com cores e sabores contrastantes é o melhor tanto para agradar ao maior número de pessoas, como para obter um efeito visual apelativo. Colocar doces grandes e individuais torna a mesa igualmente variada. A fruta pode ser aqui incluída e confere toques de cor que não se conseguem de outra forma.

O bolo de noiva coloca-se na mesa de doces?

Jonathan Lima Foto e Filme

Podem optar por colocar ou não o bolo de noiva na mesa de doces. Se o puserem, certifiquem-se que tem uma posição de destaque, pois é o doce mais importante de todos. Além disso, pensem se o querem cortar na mesa ou levá-lo, na altura do corte do bolo, para um local especial. A segunda alternativa é possivelmente mais cómoda.

E os doces regionais?

TheStoryTeller

Portugal é, por tradição, muito rico em doçaria e existem muitas iguarias que podem ser incluídas na vossa mesa. Se o local que escolheram para o vosso casamento está inserido numa zona especialmente conhecida pela sua doçaria, porque não aproveitar a oportunidade para presentear os vossos convidados com as especialidades locais?

Os noivos são de terras diferentes…

Jonathan Lima Foto e Filme

Mais um motivo para incluir os doces tradicionais de cada zona. Se forem de diferentes países mais variada será a escolha e a surpresa dos convidados!

Onde colocar os doces?

Jonathan Lima Foto e Filme

Para conseguir um aspeto dinâmico, o ideal será escolher recipientes que combinem mas sejam relativamente diferentes uns dos outros. Bandejas, pratos, taças, potes de vidro para doces individuais (que não se peguem uns aos outros ou estejam envoltos em papel colorido, por exemplo). Apostar em diferentes alturas também ajuda a destacar os diferentes pratos. Hoje vemos muitas taças e bandejas com pé, ou os famosos suportes dos cupcakes tão em voga, que conferem à mesa um ar moderno e simpático.

O casamento é temático?

TheStoryTeller

Nesta caso aproveitem o tema para decorar não só a mesa como os próprios doces. Podem dar-lhes formas que combinem com o tema, ter etiquetas a condizer com os nomes.

E como decorar esta mesa?

HSDigitalfoto

De acordo com a decoração do local onde estão a realizar o copo de água. Podem colocar arranjos de flores, velas, peças decorativas, grinaldas com bandeirolas, pompons de papel… Os próprios doces já são por si só bastante decorativos, por isso o ideal é colocar algo que anime o espaço mas não lhes tire protagonismo!

Os doces têm obrigatoriamente de ser colocados numa mesa?

TheStoryTeller

Cada vez mais vemos o leque de alternativas a alargar-se. Claro que podem optar pela tradicional mesa, mas porque não inovar? Usar várias mesas mais pequenas e com diferentes formas ou diferentes móveis (por exemplo uma secretária em que se usem as gavetas para colocar doces mais pequenos, uma estante em que cada prateleira seja dedicada a uma sobremesa…), carrinhos de doces que podem ter diferentes tamanhos… Existe muito espaço para a criatividade, há que dar asas à imaginação!