Crachá - Wedding Agency

Da mesma forma que os convites de casamento são a carta de boas-vindas do estilo que terá o vosso casamento, as mesas do banquete determinarão todo o ambiente do vosso dia. Desde o momento em que entram pela primeira vez no recinto, os convidados devem sentir-se confortáveis no ambiente que vocês idealizaram, pelo que uma escolha acertada de cada elemento é fundamental. Para não falhar, devem começar pelo básico: saber exatamente que elementos são imprescindíveis para as vossas mesas. Depois de decidires qual será o teu vestido de noiva e penteado de noiva, há que pensar em toda a decoração, começando, desde logo, pelas mesas. Deixamos-te sete elementos que não podem faltar, toma nota!

Crachá - Wedding Agency

1. As tolhas 

Caso decidas ter toalhas, lembra-te: esta será a base sobre a qual se construirá o resto da decoração, por isso escolham com cuidado este elemento.  A clássica toalha branca é todo um clássico que nunca falha, já que a base neutra permite que possam jogar com outros tons, formas e elementos mais alternativos. No entanto, a tendência pede toalhas de cor assim, sobretudo em tons nude, pedra, azul dusk ou o verde menta, que passaram a ser as cores preferidas de mesas nupciais dos casamentos shabby chic e vintage. Outra tendência muito em voga são as toalhas com estampados florais em fundos brancos, perfeitas para os casais românticos que não dispensam um toque clássico e elegante no seu dia. Para os casamentos mais rurais, os individuais em tons terra são a grande aposta.

Ludgi Fotógrafos

2. Os pratos

Os pratos são igualmente fundamentais na decoração de uma mesa (sobretudo se não existem toalhas). Tal como um penteado apanhado está pensado para noivas mais românticas e os de cabelo solto para as mais descontraídas, também os pratos fazem toda a diferença num ambiente de casamento. Dependendo do estilo e gosto pessoal de cada um, e ainda que a clássica porcelana branca nunca passa de moda, na atualidade, um jogo delicado de cores e estampados lidera as tendências em decoração nupcial. Outra opção moderna consiste em contrastar tons metálicos com tons neutros (por exemplo, bronze com verde oliva e branco). 

3. Os copos 

Os copos são outro básico indispensável em qualquer mesa. Normalmente, apenas se incluem os copos de água e vinho tinto ou branco, deixando os de champanhe para o momento em que os noivos cortem o seu bolo de casamento original e feito sua à medida. Ainda que os clássicos copos de cristal sejam um sinónimo de elegância e bom gosto, também aqui, a tendência rege-se por copos coloridos e de relevo. O lilás, o verde, o azul, o rosa ou inclusive o amarelo são as cores do momento, estando no topo das escolhas dos noivos modernos. Ideais para casamentos descontraídos, em estilo shabby chic ou campestre.

Guida Design de Eventos

4. Os marcadores de mesa

Os marcadores de mesa são muito úteis na hora de indicar os convidados em que mesa se devem sentar. Os números continuam a estar na moda, ainda que assumam hoje novos formatos de apresentação. Para um casamento estilo industrial as aposta recai assim sobre os suporte geométricos pensados que seguram o número ou o nome, normalmente em tons dourados ou prateados – que também se aplica à base de um bolo de casamento simples tão característico deste estilo, já que o destaca consideravelmente. Já nos casamentos mais campestres, podem ser desenhados em placas de madeira, por exemplo. Por outro lado, em casamentos temáticos, a imaginação não tem limites. Nomes de mesas de acordo com o tema, frases que vos definam, músicas preferidas, entre outros. No fundo, o mais importante é que os convidados identifiquem facilmente a sua mesa e que esta tenha o toque de personalidade que vocês desejam.

5. Os centros de mesa

Os centros de mesa não podem faltar, tal como as alianças de casamento nunca poderiam faltar no momento do sim. Trata-se de um elemento essencial, que preenche a mesa e lhe dá uma personalidade única. Por isso, não te deixes ficar pelas flores! Na atualidade existem objetos de todo o tipo que podem formar uns centros absolutamente únicos, tais como as garrafas de vidro, jarros, livros, objetos geométricos, etc. Se sonham com um casamento absolutamente romântico, apostem por velas ou por objetos envelhecidos. E para quem escolheu ter mesas corridas, nada como um corredor de verdura ou de suculentas, para dar um toque original e campestre. 

Casamento de Pedro & Mónica

6. Os guardanapos

Os guardanapos, ainda que possam passar despercebidos, dão o toque final de elegância a qualquer mesa nupcial. Em linho, de tons nude ou brancos são sem dúvida uma aposta certa e que encaixa bem em qualquer estilo de mesa. Combinam com pratos ou toalhas estampadas, e com todo o tipo de cores. Por outro lado, também podes apostar pelo sentido inverso: tons neutros e lisos para os pratos, copos e tolha e um estampado para os guardanapos. Será tudo o que um convidado mais alternativo irá adorar ver numa mesa.

7. As ementas 

Por último, mas não menos importante, está a ementa do casamento. Tal como as prendas de casamento originais, também aqui podem fazer as vossas próprias ementas em casa. A escolha do seu estilo é livre, ainda que convém obedecer ao estilo gráfico e decorativo que escolherem para o vosso dia. Tendo em conta estes fatores, o resultado só pode ser um: umas ementas impecáveis e cheias de personalidade.

Rita Santana Photography

Mais ideias para a mesa dos convidados? Depois do essencial, tudo o que decidirem colocar apenas irá acrescentar esse toque personalizado que muitos casais procuram ter no seu dia. E este não se aplica apenas à decoração. O bolo de casamento ou as lembrancinhas de casamento também deve ter esse vossos toque pessoal para que tudo encaixe no vosso estilo. Tudo junto irá originar esse ambiente único que querem viver no vosso dia. Irão triunfar, de certeza!