Longe vão os tempos em que os convites de casamento eram totalmente impessoais e a decoração somente baseada no material disponibilizado pelo espaço contratado. Hoje em dia, as noivas apostam por penteados de noiva naturais e vestidos de noiva simples feitos à medida, enquanto os noivos procuram personalizar o seu look, seja com um laço colorido ou com um boutounnièr de flores. Para a decoração do casamento, são cada vez mais os casais que apostam em estilos alternativos e cheios de detalhes personalizados, razão pela qual o DIY foi ganhando força. A juntar a isso estão as ideias eco-friendly, onde os materiais reciclados ganham uma nova vida e dão origem a detalhes surpreendentes e e económicos. Se procuram algo deste estilo para a vossa decoração, que tal surpreenderem com uns porta-velas de fruta? Inspirem-se com este DIY que vos deixamos! 

Materiais necessários

  • Uma laranja
  • Um palito de espetadas ou um palito de manicura
  • Um x-acto tipo bisturi
  • Uma faca com ponta, pequena e sem serra
  • Uma colher de chá
  • Cravinho da índia
  • Vela pequena e redonda (de preferência cor-de-laranja)

Passo 1

Coloca uma vela em cima da laranja com uma mão, e com a outra marca uma circunferência com o x-acto, com um diâmetro no qual a vela possa encaixar bem. Também podes optar por desenhar o círculo com uma caneta e cortá-lo posteriormente. 

Passo 2

Corta com profundidade a circunferência onde se colocará a vela. Tem cuidado para não desfazer a peça de fruta, sobretudo se esta estiver algo madura!

Passo 3

Podes utilizar uma colher de sobremesa para auxiliar-te neste passo. 

Passo 4

Uma vez que tenhas o espaço para a vela, experimenta introduzi-la na circunferência. Se não entrar com facilidade, não forces: experimenta retirar um pouco mais de fruta com o auxílio da colher.  

Passo 5

Com o palito, faz pequenos orifícios em toda a laranja, deixando um espaço entre eles. Neste passo podes desenhar as figuras que quiseres no teu porta-velas: círculos, linhas verticais ou horizontais, corações, etc. 

Passo 6

Nos orifícios que fizeste, introduz os cravinhos da Índia um por um. Podes colocá-los alinhados ou distribuí-los como mais gostares. 

Resultado final

O resultado é um porta-velas feito por ti, ideal para decorar as mesas ou um cantinho especial do vosso dia. Quando o casamento terminar, podes dizer aos teus convidados para levarem os porta-velas para casa, como prenda de casamento original e extra! De certeza que vão adorar! 

O que acharam da ideia? Podem usá-lo exclusivamente como porta-velas ou como esferas decorativas, colocá-las em lindas bandejas de madeira ou metal na mesa onde estará o vosso bolo de casamento ou oferecê-los como lembrancinhas de casamento. Sem dúvida, este é um detalhe personalizado que dará um toque único ao vosso dia, e irá deixar todos os convidados rendidos. Decorem a fruta de maneiras diferentes para um toque diferente. De certeza que todos irão adorar!