Laranja Metade
Laranja Metade

A cor é uma ferramenta poderosíssima, que não só dita o mood para o grande dia, como influencia todos os outros aspetos! O vestido de noiva é branco, os acessórios são brilhantes ou em tons específicos que contrastem com o look, os sapatos são rosa, nude ou beije e até mesmo as cores do bolo de casamento são pensadas ao pormenor. Porque será? É inegável que a cor passa uma mensagem para todos – há mesmo noivos que escolhem um dress code com cores específicas para que os convidados se orientem a escolher vestidos de cerimónia. Assim, não é algo arbitrário nem tão pouco uma decisão a ser tomada de ânimo leve. Descubram como encontrar as cores perfeitas para o vosso dia C!

De acordo com a tua personalidade

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Todos temos cores favoritas. A subtileza do branco, a intensidade do azul, o romantismo do vermelho ou a doçura do amarelo… o primeiro passo nesta escolha é definir o espetro de cores que mais gostam e eliminarem todos os restantes. Se forem pessoas mais visuais, podem reunir algumas amostras de cores para fazer os convites de casamento e, assim, eliminar de imediato aquelas com que não se identificam mesmo. Confiem na intuição!

O local onde vão dar o nó

O sítio que escolheram para trocar alianças de casamento ou celebrar o copo de água tem muito peso na escolha das cores para o grande dia. Observem o espaço como um todo, a atmosfera envolvente, os materiais dos edifícios, a natureza e até a forma como o sol se põe na paisagem. Querem, acima de tudo, um clima de envolvência, que consiga comunicar interior e exterior da forma mais subtil.

De acordo com a estação do ano

Miguel Cunha Fotografia
Miguel Cunha Fotografia
+

A estação do ano dita o vosso humor, o vestido de noiva com renda ou simples que vais usar e, sem dúvida, o menu para o vosso dia C! Fará algum sentido que não seja este também o ponto de partida para as cores que vão escolher? O verão e a primavera pedem tons leves e quentes, propostas com um ar mais natural e fresco. Por outro lado, o inverno refugia-se nas cores mais aconchegantes e que nos remetem para uma atmosfera quente e de conforto. 

E com a formalidade do dia…

Rita Santana Photography
Rita Santana Photography

Talvez um dos pontos que mais influencia a vossa escolha. Vão ter um mini wedding, um casamento de dia, uma festa de cocktail ou um autêntico evento de gala? Cada casamento é único e, não adiante babar para cima daquelas fotos que viram nas redes sociais, simplesmente porque as pessoas são diferentes e o vosso dia terá a sua própria essência. Nesta ordem, casamentos mais formais pedem um dress code específico e cores que combinem na perfeição umas com as outras – podem mesmo destacar algumas sugestões para o guarda roupa dos convidados nos convites de casamento originais. Por outro lado, casamentos mais relaxados vão ter uma paleta de cores mais abrangente – o que não significa que sejam mais coloridos.

Atenção ao detalhe

Porque não são só os convites, as flores do bouquet e a receção que importa… tenham em atenção as mais pequenas coisas para que o quadro pintado no vosso dia C seja coeso e esteja em perfeita harmonia! Combinem diferentes tons e texturas – como o dourado metálico dos talheres com um serviço de louça em tons burgundy – não tenham medo das combinações mas improváveis – como rosa e vermelho, azul e mostarda ou diferentes tons de verde num enlace na floresta! – e sejam criativos na hora de escolher!

Helena Tomás Photography
Helena Tomás Photography

A melhor dica de todas? Não olhem a tendências quando se trata de um gosto tão pessoal! A paleta de cores do teu dia C não influencia apenas a maquilhagem. Na verdade, começa logo com a escolha dos convites de casamento e vai estar no topo da tua cabeça nas decisões mais simples! Se já tens o anel de noivado, conta-nos quais as tuas escolhas preferidas!