Passada toda a emoção da chegada da noiva, no seu lindíssimo vestido de noiva, ou da troca das alianças de casamento no altar, há algo pelo que todos os convidados esperam ansiosamente: a festa do copo de água! É aqui que todos poderão apreciar o vosso bolo de casamento e a beleza da decoração escolhida, que terá como máximo expoente as mesas. Neste campo, ainda que existam várias opções que são tendência do momento, as mesas redondas continuam a ser um clássico de charme e sofisticação que nunca falha. Para surpreender, acertar nos centros de mesa, nos talheres e na louça é essencial, pelo que vos queremos dar algumas ideias neste artigo! Inspirem-se! 

Estilo minimalista: um ambiente total white

As mesas redondas são ideais para 8 a 10 pessoas, sendo que uma das suas principais vantagens é favorecerem ao máximo a interação e a conversa entre os convidados que receberam os vossos convites de casamento personalizados. Mas há mais: para além de confortáveis, as mesas redondas também são ideias para os que querem apostar numa decoração mais tradicional ou requintada. nesta linha, o estilo total white, onde apenas pequenos apontamentos noutra cor ou verdura se destacam, é um dos favoritos do momento para os que querem conseguir elegância e sobriedade. Uma sugestão? Para criar um efeito requintado, nada como uns elegantes talheres dourados, centros de mesa metalizados ou pequenos arranjos florais, com flores predominantemente brancas!

Centros de mesa personalizados

Personalidade e irreverencia é tudo o que os casais de hoje pedem para o seu dia. São noivos millennials, que amam tanto um vestido de noiva simples, como uma decoração altamente personalizada, que defina o seu estilo próprio. Assim, o ideal para as mesas redondas é colocar um único centro de mesa – que pode ser baixo e personalizado a gosto, ou alto e suportado por algo que não corte nem o campo de visão nem as conversas. Podem optar por centros de mesa baixos, com flores ou formas geométricas, velas, as vossas iniciais ou fotografias, para um toque mais pessoal. Se pretendem ter um estilo mais vintage, escolham uma moldura antiga para o vosso numerador de mesa, por exemplo. Se o vosso casamento é temático, incluam no vosso centro elementos alusivos ao vosso tema, para que as mesas fiquem ainda mais originais.

Para não quebrar o contacto visual

Os centros de mesa baixos são a escolha mais acertada para não cortar o contacto visual entre os convidados. No entanto, se amam centros altos e elegantes, existem várias opções em que podem apostar, tais como as jarras transparentes, altas e finas, que posicionam as flores numa altura consideravelmente superior à dos olhos. Outra ideia em que podem apostar são as velas, que também não cortam o campo de visão dos convidados e ajudam a criar ambientes verdadeiramente requintados e elegantes. Se escolherem uns castiçais robustos, podem ainda entrelaçar-lhes alguma flores ou verduras, de modo a dar um toque de cor ou de nuances rústicas. 

A importância dos pequenos detalhes

Há detalhes que fazem toda a diferença! Para um ambiente mais hippie chic, podem optar por copos de vidro coloridos e pratos dourados. Para um ambiente mais vintage, os tons pastel e os centros de mesa com péonias e rosas são fantásticos. Igualmente, há outros detalhes que podem fazer toda a diferença: guardanapos envoltos em tiras de cetim, o nome de cada convidado no prato com um pequeno raminho de flores, ou até uma prenda de casamento singela, por exemplo. Sem dúvida, serão detalhes magníficos para um casamento de sonho, e que darão um toque autêntico e elegante às vossas mesas. Para a mesa do vosso bolo de casamento original, podem optar pelo mesmo estilo decorativo, de forma a criar harmonia entre todos os elementos. 

O banquete é uma parte muito importante do vosso enlace, já que os convidados passam muito tempo sentados à mesa, passada toda a emoção de mostrarem os seus vestidos de cerimónia. Assim, e antes do corte do bolo de casamento simples, que normalmente inicia a festa na pista, é fundamental que se sintam cómodos e felizes nas mesas do copo de água. Seja qual for o vosso estilo, de uma coisa não há dúvidas: será um dia inesquecível, marcado pelas vossas personalidades!