Nelson Soares Fotografia

Agora que já tens o anel de noivado na mão, está na hora de começar a pensar em todos os preparativos da festa. Normalmente, os locais onde se realizam os casamentos sabem calcular a bebida que vai ser necessária para uma festa deste calibre. No entanto, caso não seja o local a organizar a festa e vocês apenas alugam o espaço (ficando encarregues de tudo o resto), vão precisar de saber como fazê-lo.

A vantagem que têm em relação aos outros eventos é que, neste caso, recebendo as confirmações através do convite de casamento, a lista de convidados costuma estar fechada com a antecedência necessária para se poder fazer esses cálculos. Outra vantagem é que não se trata de um evento público, ou seja, à partida vocês conhecem os convidados e os seus hábitos, pelos menos a maioria. Tudo isto ajuda a que o cálculo da quantidade de bebida e também a escolha das próprias bebidas seja mais fácil. Não se esqueçam de contar com o champanhe servido no momento do corte do bolo de casamento.

Quantos convidados?

Este é o ponto de partida: saber quantas pessoas vão assistir ao vosso casamento, isto é: contabilizar os adultos, as crianças, os convidados mais velhos e os adolescentes. Pode parecer-vos desnecessário contabilizar toda a gente na lista, mas, assim como há jovens que preferem um copo de vinho a acompanhar a refeição, podem convidar adultos que não são apreciadores de álcool ou que tragam crianças pequenas e não possam cometer excessos nessa noite.

Façam a vossa contagem e não se esqueçam que a melhor maneira de terem a lista exata de convidados é através das confirmações que podem pedir ao fazer os convites de casamento. Tentem também encontrar um fornecedor que aceite a devolução das bebidas caso estas não sejam consumidas. Existem muitos fornecedores que oferecem esta opção.

Charme

Os hábitos dos vossos convidados

Imaginamos que os noivos conhecem os hábitos de bebida da maioria dos vossos convidados, pelo menos dos familiares e amigos mais chegados. Que bebidas preferem à refeição, vinho ou cerveja? E como aperitivo, gin tonic ou outro cocktail? Não têm necessariamente de perguntar a cada convidado o que quer beber ao fazer convites de casamento personalizados, já que são informações que facilmente podem obter ao falar com outros amigos.

Horário e estação do ano

Tal como se escolhe o vestuário de acordo com o clima e o horário, por exemplo num casamento de dia escolhe-se um vestido de cerimónia curto e, num de noite, um vestido de gala comprido, também o tipo de bebida se deixa influenciar por esses fatores. De dia, a tendência é beber bebidas mais suaves e frescas, por exemplo refrescos e cocktails e, à noite, bebidas mais fortes, como licores. O calor e o frio também influenciarão a escolha dos convidados: no calor o óbvio são as bebidas mais frescas, que se possam servir frias ou com gelo e, em tempo frio, bebidas quentes ou à temperatura ambiente.

Páteo Velho Catering

Combinação com a comida

Pensem na vossa ementa e se aquele vinho verde liga mesmo bem com o vosso prato de carne, ou é preferível um tinto. Lembrem-se que a carne, o peixe e o marisco pedem bebidas muito diferentes, por isso, se não se sentirem à vontade para fazer vocês mesmos essa escolha, falem com algum amigo que seja melhor entendedor.

Champanhe ou espumante

Esta é uma das bebidas que não pode faltar num casamento, sobretudo para o momento do brinde. Neste caso, o calculo é mais fácil: à partida, todos os adultos vão beber um copo de champanhe para brindarem com os noivos. À parte desse copo, calculem um pouco mais, caso alguém queira repetir.

LogikEvidence

Estas são algumas das coisas que vos podem ajudar a calcular a quantidade de bebida ideal para o vosso grande dia. Caso o vosso fornecedor não aceite as bebidas que sobrem de volta, pensem no lado positivo, já que gastaram dinheiro nelas, guardem-nas e vão gastando-as em almoços, jantares ou festas que organizem, considerem-nas como um auto presente de casamento. Também para quando visitam algum familiar ou amigo, ou como prendas de aniversário, de Natal ou mesmo como lembrancinhas de casamento para os convidados. Há sempre uma boa solução para tudo!